Disciplina: ACH2107 - Desafios de Programação I
1º Semestre de 2019

Atividade Especial: Mini-Maratonas

Horário e Local: todos os grupos deverão estar no laboratório 5 de sistemas de informação no horário do início da aula, quando serão passadas algumas informações e os computadores poderão ser testados. Após 15 minutos será iniciada a atividade, que terá 195 minutos de duração. Cada grupo poderá utilizar apenas um computador. A cada problema resolvido e aceito no site o grupo deverá informar o professor.

Atrasos: alunos que chegarem depois de 30 minutos do início da aula terão que formar novos grupos. Após uma hora de aula nenhum novo grupo será formado (nenhum aluno poderá entrar na aula após este horário).

Além de submeter a solução no sistema indicado pelo professor, cada grupo deverá enviar um e-mail ao docente (digiampietri@usp.br) ao final da atividade, contendo:

  • Assunto: ACH2107 - Atividade Especial y - turma w (onde y é o número da atividade especial: 1, 2 ou 3 e w o número da turma)
  • Corpo do e-mail:: Número do grupo (atribuído no início da atividade); número USP e nome de todos os integrantes do grupo.
  • Anexos: os códigos fontes de todas as soluções que foram aprovadas no sistema.

Problemas

Um conjunto de problemas foi preparado para cada mini-maratona. A pontuação de cada grupo (valendo de zero a dez) será calculada de maneira relativa, sendo que o grupo melhor sucedido terá média 10 e notas menores que três serão dadas apenas aos grupos que não resolverem nenhum problema. Para avaliar a classificação do grupo haverá um critério principal e um critério de desempate. Critério principal: número de problemas corretamente desenvolvidos; critério de desempate: penalidade para cada submissão incorreta de problemas que eventualmente foram aceitos (dependendo do sistema que for utilizado) mais penalidade de pontos proporcional ao horário que os problemas foram aceitos.

Para os problemas das mini-maratonas não serão fornecidos arquivos fontes para a leitura da entrada. Porém, os alunos poderão utilizar (ou se basear) nos arquivos usados nas aulas anteriores disponíveis no site de problemas turma 04.

Linguagens de programação aceitas na disciplina: as mesmas dos sistemas de submissão

No caso do sistema UVa:
  • ANSI C 5.3.0 - GNU C Compiler with options: -lm -lcrypt -O2 -pipe -ansi -DONLINE_JUDGE
  • JAVA 1.8.0 - OpenJDK Java
  • C++ 5.3.0 - GNU C++ Compiler with options: -lm -lcrypt -O2 -pipe -DONLINE_JUDGE
  • PASCAL 3.0.0 - Free Pascal Compiler
  • C++11 5.3.0 - GNU C++ Compiler with options: -lm -lcrypt -O2 -std=c++11 -pipe -DONLINE_JUDGE
  • PYTH3 3.5.1 - Python 3

    Links Interessantes / Referências

  • Sistema URI: URI Online Judge
  • Sistema UVa: UVa Online Judge (Universidade de Valladolid)
  • Banco de Problemas UVa: ACM UVa Problem Set (Universidade de Valladolid)
  • Submissão de Problemas UVa [você precisa estar autenticado no sistema] ACM Online Judge
  • Maratona de Programação - saiba como se inscrever e conheça o material de apoio
  • SPOJ - Sphere Online Judge
  • SPOJ Brasil
  • Google Code Jam
  • Top Coder
  • Microsoft Imagine Cup