Mesas Temáticas

ESTUDOS CULTURAIS NA USP:
Repensando teorias, agendas e projetos políticos

Local: Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Auditórios Vermelho e Verde
Data: 23 a 25 de março de 2015
Mesa 1: Meio, Imagem, Corpo

Data: 23 de março
Horário: 10h30 – 11h30

Grafias discursivas do contemporâneo e suas corporeidades
Profª Dra. Valéria Cazetta (Coordenadora da mesa)

O uso de smartphones em práticas educativas: possibilidades de criação de novos sentidos sobre o espaço urbano
Alexandre G. Nunes

Educação ambiental e ecoturismo: uma análise foucaultiana de discursos midiáticos
Débora Antunes

Câmeras imaginárias: Para além do sensível
Hildebrando Monteiro

A Visualidade da Dança na Contemporaneidade (ou A Cultura Popular Emergente)
Peticia Carvalho


Mesa 2: Diálogos entre tempo social e tempo biológico

Data: 23 de março
Horário: 11h30 – 12:30

Contradições temporais e saúde
Profº Dr. Mario Pedrazzoli (Coordenador da mesa)

Literatura recente sobre a sociedade 24/7 – resenha
Profº Dr. Luiz Silveira Menna Barreto

Deus ajuda quem cedo madruga? Adaptação temporal do indivíduo trabalhador relacionada aos estímulos sociais e conflitos com a ritmicidade biológica.
Carlos de Cicco Ferreira

Tempos Sociais: a influência da imposição de horários sobre o ritmo circadiano de indivíduos idosos institucionalizados
Evany Bettine de Almeida

Tempos sociais e biológicos no romance Helena, de Machado de Assis
Muara Kizzy de Figueiredo


Mesa 3: Estudos Culturais e História: tensões, debates e desafios

Data: 24 de março
Horário: 9h00 – 11h00

Uma história da matemática e da física nas novas Universidades dos anos 30. Qual representação queremos?
Profº Dr. Rogério Monteiro de Siqueira (Coordenador da mesa)

A Invenção da Ciência
Profº Dr. Carlos Gonçalves

História da ciência e pós-colonialismo: uma nota crítica e um estudo de caso
Profº Dr. Thomás A. S. Haddad

Sujeito científico em Francis Bacon na obra The Advancement of Learning
Cristiane de Melo Shirayama

Ideologia e discurso cientificista na construção da realidade da imprensa de fins do século XIX
Ester Sanches Ribeiro

O imaginário da imprensa e do paulistano sobre o fascismo e sobre a Missão Italiana da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP: alguns encontros interculturais
Luciana Vieira Souza da Silva

Fomento ao teatro – a busca por uma identidade cultural
Luiz Carlos de Melo

Zonas de contato: o caso da viagem de Cristoforo Borri à Cochinchina (Vietnã) no século XVII
Giovana Massaretto

O grotesco e o monstruoso entre culturas: do discurso científico aos folhetos de cordel brasileiros
Vanessa Simon

Narrativa e memória: apontamentos para análise de Antonio, de Beatriz Bracher
Norival Leme Júnior


 Mesa 4: Relações de Gênero nas Mídias Infanto-juvenis

Data: 25 de março
Horário: 11h30 – 12h30

 Educação, Mídia e Relações de Gênero: o grupo de intervenção e pesquisa E.M.M.A.
Profº Dr. Luís Paulo de Carvalho Piassi (Coordenador da mesa)

Performances de gênero desviantes nas animações Disney
Caynnã de Camargo Santos

Galinha e Joaninha: representação da identidade feminina nos livros infantis
Paula Teixeira Araújo

A representação da mulher nas mídias infanto-juvenis: as princesas Disney nas séries televisivas
Tuany Oliveira

The love school: gênero, religião e discurso
Maria Carolina de Andrade José


Mesa 5: Identidades docentes e culturas profissionais

Data: 24 de março
Horário: 11h00-12h10

Identidades docentes e culturas profissionais: algumas pesquisas desenvolvidas no curso de LCN da EACH-USP
Profª Dra. Verônica Marcela Guridi (Coordenadora da mesa)
Profª Dra. Celi Rodrigues Chaves Dominguez
Profª Dra. Luciana Maria Viviani
Profª Dra. Valéria Casetta

A influência do processo de socialização na formação identitária profissional dos professores de ciências da natureza
Amanda Hora

Educando por meio das linguagens museais: uma reflexão sobre o curso “Ações Multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural” na Pinacoteca do Estado de São Paulo
Flávia dos Santos Oliveira Gama


Mesa 6: Estudos Culturais, América Latina e outras subalternidades

Data: 25 de março
Horário: 9h00 – 10h20

Da questão nacional à questão plurinacional: Pensamento crítico e os Estudos Culturais na América Latina
Profª Dra. Vivian Urquidi (Coordenadora da mesa)

Do horizonte prático à prática teórica: Os Estudos Culturais e o pensamento de Tício Escobar, as práxis do Museu do Barro e o Seminário Espaço/Crítica
Damián Cabrera

Teatro em Comunidade, Teatro de Resistência
Eduardo Salles Ulian

A questão indígena na Comissão da Verdade e Reconciliação do Peru
Flávia Fávari

Contribuições do Pensamento Descolonial para os Estudos Culturais e a questão identitária na América Latina
Valéria Graziano

Los estudios culturales un nuevo paradigma para el estudio de la migraciones actuales
Eduardo Schwartzberg Arteaga

Mulheres bolivianas em São Paulo: Saúde pública na Zona Leste, trajetórias e especificidades
Tatiana Solimeo


Mesa 7: Lazer e Cultura

Data: 25 de março
Horário: 10h20 – 11h30

Lazer e Cultura: sobre a identidade
Profª Dra. Madalena Pedroso (Coordenadora da mesa)

Brincadeiras infantis entre o passado e o presente: um estudo em dois bairros paulistanos Penha e Cangaíba
Daniela Signorini Marcilio

Movimento Negro e Consciência de Classes
Lourival Aguiar

Inimigos fiéis: Guerra Santa no Sertão – Uma análise da Cavalhada do Médio São Francisco-BA
Lucélia Borges Pardim

Turismo, memória e identidade: O legado da Força Expedicionária Brasileira
Mariana Moreira de Amorim

As seleções de futebol multiculturais na União Europeia (1990-2014)
Guilherme Freitas


Mesa 8: Sociologia e Estudos Culturais

Data: 25 de março
Horário: 13h30-15h20

Profª Dra. Graziela Perosa (Coordenadora da mesa)

Crises comparadas
Profº Dr. Jefferson Agostini Mello

 A conquista de uma vaga na ETEC: estudantes e professores engajados na periferia da Grande São Paulo
Eliton Rocha

O corpo cênico da bailarina clássica
Kátia dos Anjos

A constituição de poetas e escritores nos saraus das periferias de São Paulo
Lívia Lima da Silva

Ensino Superior: acesso e democratização
Taline de Lima e Costa

A sociedade em rede e os Estudos Culturais: por uma metodologia interdisciplinar de observação e análise
Alexandre Ramos dos Santos

Perspectivas históricas e sócio-culturais sobre a infância e a cultura escolar letrada
Andressa Caroline Francisco Leme

Arte e mercado no Brasil em contexto mundializado
Naira Assis

A memória dos moradores do Conjunto habitacional da Vila Padre Manoel da Nóbrega sobre as manifestações culturais no bairro de 1978 a 2000
Marcela Bonetti