INQUÉRITO DE SAÚDE DE SÃO PAULO, ATIVIDADE FÍSICA E AMBIENTE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO /2020-2021

O Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA) é uma pesquisa de saúde que é realizada no município de São Paulo desde 2003 por professores da USP com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Em 2020, o ISA terá uma pesquisa específica sobre atividade física e sobre peso corporal saudável e tentará entrevistar novamente todas as pessoas que foram entrevistadas nos anos de 2014 e 2015.

Este estudo é conhecido como longitudinal, isto é, os participantes são acompanhados por um período de tempo, e são estudadas possíveis mudanças em hábitos de saúde como práticas de esportes, exercícios físicos, uso de bicicleta, caminhada, consumo de alimentos, peso corporal, outros hábitos de saúde e nível socioeconômico.  O objetivo será verificar se o local onde as pessoas vivem e trabalham está relacionado com estes comportamentos (por exemplo, se pessoas que têm praças, parques, ciclovias, estações de metrô, comércios etc. nas proximidades das suas casas praticam mais atividade física em comparação com as que não têm). Serão entrevistados adultos (18 anos ou mais na data da entrevista) que ainda moram em São Paulo.

Assim como em 2014 e 2015, na etapa deste ano, os voluntários receberão a visita domiciliar dos entrevistadores treinados pelos pesquisadores da USP após o contato anterior por telefone para o agendamento da entrevista. Os entrevistadores obrigatoriamente estarão identificados com o crachá da pesquisa (Veja abaixo nosso quadro de entrevistadores cadastrados).

Esta pesquisa traz uma novidade neste ano: os voluntários terão a oportunidade de usar um aparelho no punho que mede atividades físicas, comportamento sedentário e o sono através da análise da aceleração dos movimentos do corpo.

Os voluntários participantes também receberão um relatório com informações sobre seus níveis de atividade física, seu peso corporal, sua alimentação e seu sono.

O ISA-Atividade Física e Ambiente será uma fonte importante de conhecimento e terá o potencial de dar suporte para ações, programas e políticas públicas de ambientes para a promoção da atividade física e prevenção da obesidade e de outras doenças crônicas. As informações coletadas dos voluntários mostrarão como e o quanto os comportamentos de saúde mudaram nos últimos anos e o quanto que estas mudanças estão relacionadas com os locais onde as pessoas vivem e trabalham. Assim, espera-se que os resultados possam apoiar os gestores públicos da Prefeitura do Município de São Paulo para a promoção da saúde da população.

O Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da USP (GEPAF/USP) conta com o apoio da população para receber os entrevistadores e responder ao questionário e usar o aparelho de medida da atividade física durante uma semana.

Estamos a disposição para tirar quaisquer tipo de dúvida sobre a pesquisa e você pode entrar em contato via email: gepaf.usp@gmail.com ou pelo telefone 11-30918157.

 

Agradecemos a sua atenção e contamos com a sua colaboração,

Equipe de pesquisadores do  Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da USP.

ENTREVISTADORES OFICIAIS DA PESQUISA:

Elisabete Pereira Magalhaes (ID 01)
Elisabete Pereira Magalhaes (ID 01)
Neusa Pereira Magalhaes (ID 02)
Neusa Pereira Magalhaes (ID 02)
Mara da Silva Martins (ID 03)
Mara da Silva Martins (ID 03)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *