Evento “A SAÚDE DAS CIDADES: Intervenções e Uso de Evidências de Estudos Epidemiológicos e Experimentos Naturais”

LOCAL DO EVENTO
Anfiteatro do HU-USP -Hospital Universitário
Av. Lineu Prestes 2565, 2o andar

data: 31/10/2017
horário: das 8:00 às 18:00 hs

Instituições envolvidas
GEPAF (EACH USP) Grupos de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde
CPCE – (HU USP) Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica, ELSA-Brasil

Contexto
O desenho urbano e as formas de transporte nas grandes cidades tem forte relação com desfechos populacionais em saúde. Bairros com boa estrutura e diversidade de locais para as pessoas caminharem, com ciclovias e acesso adequado a transportes públicos e coletivos como metrô, trem e ônibus e com distribuição equânime de espaços abertos como praças e parques podem contribuir para diminuir grandes problemas de saúde pública como doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, traumas causados por acidentes, poluição do ar e obesidade.
Objetivo
Realizar debate sobre a utilização de estudos epidemiológicos e de experimentos naturais para a verificação da influência do ambiente construído em desfechos populacionais de saúde e discutir intervenções que já vem sendo conduzidas no Brasil.
Público Alvo
Pesquisadores, gestores e promotores de saúde com interesse nas relações do ambiente construído em desfechos populacionais de saúde e em intervenções para melhorar o ambiente construído nas cidades.
Convidado Internacional
Gavin Turrell – Australian Catholic University in Melbourne. Líder do estudo HABITAT – coorte iniciada em 2007, na Austrália, com quatro ondas de avaliação (2007, 2009, 2011, 2013).