Atividade física e sua relação com variáveis ambientais na população adulta e idosa residente em Ermelino Matarazzo, São Paulo, SP

2007 – 2013

Esta pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento da prevalência da prática de atividade física no tempo de lazer e como forma de deslocamento e estudar a sua relação com variáveis ambientais em adultos e idosos que viviam em Ermelino Matarazzo no ano de 2007. No início daquele ano foi montada uma equipe de trabalho com docentes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, além de estudantes de iniciação científica e de mestrado. Foi realizado um inquérito de base domiciliar e realizadas 890 entrevistas, sendo 385 idosos e 505 adultos. Além da prevalência de atividade física e das condições ambientais percebidas para a prática, foi realizada uma avaliação objetiva do ambiente construído, como as condições das ruas, calçadas, praças, clubes e parques. Também foram avaliados outros indicadores de saúde, como estado nutricional, hábitos alimentares, fluência verbal, qualidade do sono e saúde bucal, entre outros. Esta pesquisa resultou em duas dissertações de mestrado, uma tese de livre-docência e diversos artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. O mais importante é que todo este conhecimento serviu de base para a proposta de avaliação de intervenções para a promoção da atividade física em Ermelino Matarazzo. A pesquisa teve financiamento do CNPq (processo 402042/2005-0) e da FAPESP (processo 06/57810-0).