Avaliação de intervenções para a promoção da atividade física no Sistema Único de Saúde pela Estratégia de Saúde da Família

2010 – 2013

O GEPAF finalizou em 2012 um estudo de avaliação de intervenções para a promoção da atividade física em adultos atendidos pela Estratégia Saúde da Família no distrito de Ermelino Matarazzo. A pesquisa foi realizada em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde e as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família de Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa. O grupo contou com a participação de docentes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades e da Faculdade de Saúde Pública da USP, assim como estudantes de graduação e de pós-graduação e teve muito embasamento no estudo epidemiológico realizado em 2007 (mais informações descritas em projeto anterior). As intervenções iniciaram em 2011 e duraram um ano. Informações detalhadas podem ser obtidas no site específico da pesquisa: www.each.usp.br/ambienteativo. Este estudo serviu também como campo de estágio para estudantes do antigo curso de Bacharelado em Ciências da Atividade Física da USP (atual Bacharelado em Educação Física e Saúde), agrupou estudantes de estágio de pré-iniciação científica de escolas públicas estaduais de São Paulo e serviu de base para dissertações de mestrado e teses de doutorado. Esta pesquisa contou com o auxílio à pesquisa da FAPESP (processo 09/14119-4).