ISA – Atividade Física e Ambiente

 

 

 

 

 

O Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA) é uma pesquisa de saúde realizada no município de São Paulo desde 2003 por professores da USP com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Em 2020, foi iniciada uma nova etapa do ISA, nomeada “ISA-Atividade Física e Ambiente”, que tem como objetivo reavaliar as práticas de atividades físicas e o peso corporal da população que foi entrevistada em 2014/2015. Serão entrevistadas novamente pessoas maiores de 18 anos que ainda morem no município de São Paulo.

Entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021, as entrevistas foram conduzidas por telefone devido à pandemia de COVID-19. Nesse período, algumas entrevistadoras visitaram alguns domicílios somente para atualizar os contatos telefônicos (clique aqui para ver as credenciais).

O objetivo principal será verificar se houve mudanças nas práticas de esportes, exercícios físicos, uso de bicicleta, práticas de caminhada, no peso corporal, na saúde mental e nos níveis socioeconômicos. Será investigado também se os locais onde as pessoas vivem e trabalham podem favorecer as práticas de atividades físicas, como por exemplo, disponibilidade de praças, parques, ciclovias, estações de metrô e trem, comércios e serviços nas proximidades. Por fim, será investigado o impacto do distanciamento social/quarentena devido à pandemia de COVID-19 nas práticas de atividades físicas.

O ISA-Atividade Física e Ambiente será uma fonte importante de conhecimento com real potencial para dar suporte para ações, programas de promoção da atividade física e prevenção da obesidade. As informações coletadas dos voluntários mostrarão como e o quanto os comportamentos de saúde mudaram nos últimos anos e o quanto estas mudanças estão relacionadas com os locais onde as pessoas vivem e trabalham.

Essa pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e todas informações coletadas serão utilizadas exclusivamente para fins de pesquisa.

Estamos à disposição para tirar qualquer tipo de dúvida sobre a pesquisa.

 

Dr. Alex Antonio Florindo

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da USP.

www.each.usp.br/gepaf

Telefones: (11) 98558-8617 ou (11) 3091-8157

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *