Avaliação do Elevado Presidente João Goulart como área para a prática de atividade física no tempo de lazer.

Este projeto, teve como objetivo avaliar o elevado presidente João Goulart, popularmente chamado de “Minhocão”, como área de prática de atividade física no tempo livre de lazer, no centro de São Paulo. É desenvolvido pelo doutorando da FSP-USP, Eduardo Quieroti Rodrigues, com a orientação do Prof. Dr. Alex Antonio Florindo, da EACH-USP.

Abaixo, estão descritas algumas etapas referentes a esse projeto:

A primeira, ocorrida de julho a dezembro de 2017, foi investigado, por sistema adaptado de observação direta para a prática de atividade física, o tipo de atividade física, faixa etária e sexo dos usuários que realizavam atividade física no tempo livre de lazer no “Minhocão”, nos dias de semana a noite, e nos finais de semana, durante o dia e noite.

Neste momento, está ocorrendo a segunda fase do projeto, que tem como objetivo verificar o nível de atividade física no tempo livre de lazer dos residentes próximos ao “Minhocão”, além das barreiras pessoais e ambientais, desses, para a prática de atividade física no tempo livre de lazer.

Para esta etapa, inicialmente, são sorteados endereços dos residentes que moram até 1500 metros do “Minhocão”, esses são contatados por telefone, informados sobre a pesquisa e convidados à participar. A partir disso, é solicitado o e-mail com intenção de participar, sendo enviado um formulário online que contém o termo de consentimento livre e esclarecido, e as perguntas propostas. Quando não se consegue o contato telefônico, é enviada ou entregue uma carta convite para participação. Nessa, além da explicação e convite à participação, está descrito o link do formulário para que através desse seja respondido pelo residente.