Encontro do estudo ISA-ATIVIDADE FÍSICA E AMBIENTE.

Pesquisa ISA: Atividade Física e Ambiente

Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

FAPESP – Processo no 2017/17049-3

Convite:

encontro do estudo ISA-Atividade Física e Ambiente: “Promoção da atividade física: sinergia entre ciência, mobilização social e instituições públicas e privadas”

No dia 10/12/2021 os pesquisadores Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Universidade de São Paulo (GEPAF-USP) organizarão um evento para a apresentação de resultados parciais e de planos futuros relacionados à pesquisa ISA-Atividade Física e Ambiente. O objetivo principal desta pesquisa é estudar as mudanças ambientais ocorridas no município de São Paulo a partir de 2015 e suas relações com variáveis de saúde, como as práticas de caminhada como deslocamento e como lazer, o uso de bicicleta, as práticas de esportes e exercícios físicos, a influência na prevenção da obesidade, de doenças mentais e de doenças cardiovasculares e metabólicas, no sono e na qualidade de vida das pessoas residentes na cidade. Vamos avaliar também a influência da mobilidade urbana nestas variáveis. Temos uma amostra de 4 mil pessoas que foram avaliadas pela primeira vez entre os anos de 2014/2015 e 35% das mesmas pessoas (1400 adultos) foram reavaliadas por meio de entrevistas telefônicas entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021. Os endereços residenciais estão espalhados por todas as regiões da cidade. Temos também uma avaliação de itens de ambiente construído de toda a cidade dos últimos cinco anos, principalmente tendo como base a biblioteca GEOSAMPA. Além disso, temos avaliações por imagens do Google Earth do entorno das residências das pessoas avaliadas. Nós ouvimos vários líderes relacionados ao tema da pesquisa, no início do projeto e agora chegou o momento de seguirmos interagindo com mais pessoas e instituições. Este encontro tem como objetivo compartilhar o processo e os resultados parciais e descobrir juntos como pesquisadores, lideranças de ONGs com e sem fins lucrativos, coletivos, gestores públicos podem desenvolver ações estratégicas para impactar as políticas públicas para a promoção de ambientes saudáveis para a prática de atividade física, mobilidade ativa, promoção da saúde e prevenção da obesidade e de doenças na cidade de São Paulo. O evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e será realizado totalmente online no dia 10/12/2021, das 9:00 às 12:00 e o link da plataforma para ter acesso é: https://bit.ly/canal-sbafs.