Série de Artigos Científicos da Revista LANCET: Desenho Urbano, Transporte e Saúde

As forças mais fortes que afetam o processo saúde-doença estão fora do controle direto da saúde pública tradicional e dos setores médicos. Os determinantes sociais de nível socioeconômico, educação, violência e moradia tem fortes influências sobre a saúde e são muito discutidos. Até recentemente, havia muito menos atenção sobre os efeitos do desenho, urbano e do transporte sobre a saúde. A primeira Série Lancet sobre Desenho Urbano, Transporte e Saúde resumiu as volumosas evidências relacionadas a múltiplos resultados em saúde. O planejamento urbano e o transporte são impulsionados principalmente por políticas públicas. Assim, são também determinantes sociais da saúde e constituem um meio de intervenção. As mesmas estratégias políticas que irão melhorar a saúde são diretamente relevantes para reduzir as desigualdades na saúde e aumentar a sustentabilidade ambiental.

Na primeira série, argumentamos que melhorar o planejamento urbano – ou seja, uso do solo, transporte, infraestrutura social e planejamento econômico – deveria ser uma prioridade maior para a saúde pública em todos os países. Identificamos oito intervenções integradas de planejamento regional e política de desenho urbano local que, quando combinadas, incentivam o uso a pé, de bicicleta e de transporte público, ao mesmo tempo em que reduzem o uso de veículos motorizados particulares. Argumentamos que, juntas, essas intervenções podem criar cidades compactas mais saudáveis ​​e sustentáveis ​​que reduziriam os fatores de risco ambientais, sociais e comportamentais que afetam as escolhas de estilo de vida, níveis de tráfego, poluição ambiental, ruído e crime. Argumentamos que o setor da saúde, incluindo a saúde pública e os Ministérios da Saúde, devem liderar a defesa de um planejamento multissetorial integrado de cidades e transportes que priorize resultados de saúde, sustentabilidade e habitabilidade. Além disso, recomendamos o estabelecimento de um conjunto de indicadores para referenciar e monitorar o progresso em direção à conquista de cidades mais compactas que promovam a saúde e reduzam as iniquidades em saúde.

A segunda Série Desenho Urbano, Transporte e Saúde baseia-se na primeira. No entanto, vai além de descrever por que devemos fazer a transição rápida para cidades saudáveis ​​e sustentáveis ​​globalmente – para focar em como e o que deve mudar para alcançar essa transição. A Série 2 explora o estado da arte das políticas de planejamento urbano examinando 25 cidades diversas como estudos de caso. Ele explora a viabilidade de avaliar o projeto urbano regional e local e a política de planejamento de transporte e medir os recursos de projeto urbano e de transporte recomendados na Série 1, para desenvolver um sistema global de indicadores que podem ser usados ​​para avaliar e monitorar o progresso no sentido de se tornarem cidades saudáveis ​​e sustentáveis . Na segunda série, procuramos responder a várias questões-chave:

Artigo Científico 1: Traz os indicadores elaborados na Série 1 para a criação de cidades saudáveis e sustentáveis e como eles foram aprimorados para serem utilizados na Série 2.

Artigo Científico 2: É viável medir as políticas nas cidades em todo o mundo, e as cidades têm as estruturas regionais e locais de desenho urbano e planejamento de transporte para serem cidades saudáveis ​​e sustentáveis? Se não, quais ações são necessárias?

Artigo Científico 3: Quais são os limites para o desenho urbano e recursos de transporte necessários para alcançar estilos de vida ativos e sustentáveis? Que ações são necessárias para incorporar limites informados por evidências nas políticas de planejamento?

Artigo Científico 4: É viável medir consistentemente o desenho urbano e os recursos de transporte que promovam estilos de vida ativos e sustentáveis ​​nas cidades do mundo todo? E existem desigualdades no acesso a ambientes de apoio dentro e entre as cidades? Que ações são necessárias para melhorar sua medição e aplicação no planejamento urbano?

Artigo 5: Com base nas conclusões de todos os artigos da Série, quais são as ações combinadas necessárias para passar das evidências e a aplicação desses indicadores como ferramentas para criar cidades saudáveis ​​e sustentáveis? E para onde a seguir?

Os pesquisadores representantes do Brasil que são co-autores da Série 2 foram os professores Alex Antonio Florindo, que é epidemiologista, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Universidade de São Paulo e orientador do Programa de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; e a professora Ligia Vizeu Barrozo, que é geógrafa e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e líder do Grupo Espaço Urbano e Saúde do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.