Projetos

Valéria Barbosa de Magalhães

 

2018 – atual: NORDESTINOS EM SÃO PAULO E HISTÓRIA ORAL: ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA.
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar a utilização da história oral e de suas técnicas nos diferentes estudos sobre nordestinos em São Paulo. Dentro da filiação ao campo de estudos da história intelectual, será executado um levantamento da produção bibliográfica brasileira neste escopo, iniciada em dois outros projetos conduzidos nos GEPHOM/USP , um sobre as memórias de nordestinos residentes na Zona Leste da cidade de São Paulo e outro que realizou um levantamento da produção brasileira de história oral sobre o tema da imigração, ambos coordenados por Valéria B. Magalhães. Nesta etapa, propõe-se especificamente levantar e analisar a produção brasileira sobre as migrações de nordestinos para o Sudeste que tenham se valido das técnicas de entrevistas de história oral..
Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

2013 – 2016: O Brasil no Sul da Flórida: diversidade e memória – Coordenação: Valéria Barbosa de Magalhães.
Descrição: O projeto teve por objetivo registrar memórias e histórias de brasileiros que vivem no Sul da Flórida, considerando-se sua diversidade interna. Busca-se identificar e descrever, entre outras coisas, os processos de construção identitária dos LGBTS brasileiros no Sul da Flórida. Para isto, será utilizado o método da história oral, combinado com a pesquisa documental e a observação participante. O trabalho é uma colaboração entre os pesquisadores Valéria B. Magalhães (Coordenadora – USP), Steven Butterman (colaboador – University of Miami) e Rosana Resende (colaboradora – University of Florida) que resultou de pesquisas anteriores de Valéria Magalhães. As conclusões e hipóteses levantadas no projeto levam em conta os trabalhos anteriores dos pesquisadores e sua experiência com o tema, além da carência de estudos sobre os brasileiros na Flórida e sobre orientação sexual na imigração.
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

2010 – 2012: Lembranças de antigos moradores da Zona Leste de São Paulo: migrantes nordestinos e história de bairros. Coordenação: Valéria Barbosa de Magalhães.
Descrição: O projeto de pesquisa buscou desvendar, por meio de suas narrativas de vida, a teia de relações que envolve a convivência entre moradores de origem nordestina e moradores de origem não nordestina na Zona Leste da cidade de São Paulo. O objetivo secundário do projeto é registrar a história da Zona Leste pela ótica subjetiva nas narrativas de moradores. O método escolhido para esse projeto foi a história oral de vida com orientação temática. Integrantes: Valeria Barbosa de Magalhaes – Coordenador. Bolsistas de iniciação:
Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

2010 – 2012: História oral e imigração: abordagem histórico-crítica da produção brasileira. Coordenação: Valéria Barbosa de Magalhães.
Descrição: Este projeto buscou investigar a utilização da história oral e de suas técnicas nos diferentes estudos em imigração realizados no Brasil. Dentro da filiação ao campo de estudos da história intelectual, foi executado um levantamento da produção bibliográfica brasileira neste escopo, distinguindo-se dois períodos: os estudos das imigrações anteriores à década de 1980, em que prevalecia a entrada de imigrantes no Brasil; e os estudos de movimentos migratórios posteriores, recentes, que abrangem a saída de brasileiros deste país e a entrada de novas colônias no nosso território. .
Integrantes: Valeria Barbosa de Magalhaes e Ricardo Santhiago.
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

2010 – 2012: Subprojeto: A Música Italiana na Memória Coletiva da Imigração Paulistana – Projeto: Una musica dolce suonava… Pesquisadora: Valéria B. Magalhães. Coordenação: Heloísa Valente.
Descrição: O objetivo do subprojeto é entender, por meio de narrativas de histórias de vida, o papel da música para a memória coletiva da imigração italiana. Parte-se da hipótese de que o imigrante traga a musicalidade em seu arcabouço de lembranças como forma de reforço de sua identidade e recurso de afirmação subjetiva frente às adversidades de seu projeto migratório. Pretende-se verificar possíveis variações na memória musical do imigrante conforme sua origem regional e o período de chegada ao Brasil, partindo-se da hipótese de que existam diferenças de estilo musical e que a manutenção desses estilos alhures implica em marcação identitária interna ao grupo migrante Nos objetivos secundários do projeto, pretende-se verificar se houve uma standardização ou padronização da música italiana entre os imigrantes italianos em São Paulo, a despeito das diferenças regionais e da fase migratória. O método utilizado é a história oral, com técnica da entrevista temática.
Integrantes: Heloísa Valente, Valeria Barbosa de Magalhaes, Ricardo Santhiago.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).