WOSES 2009


V Workshop "Um Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software"

Ampliando Fronteiras para Efetivar Qualidade


  02 de junho de 2009 - terça-feira

Ouro Preto - Minas Gerais

Evento Paralelo ao VIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software




Dando continuidade a suas quatro primeiras edições, o WOSES se propõe como um espaço pioneiro no Brasil dedicado a investigar as possibilidades e potencialidades de um olhar sociotécnico especificamente lançado sobre as práticas de desenvolvimento e uso de software, em sua busca de projetar e desenvolver software de alta qualidade. Um olhar que busca apreender o desenvolvimento de software sem fragmentá-lo em "fatores ou aspectos técnicos" de um lado, e "fatores ou aspectos não-técnicos" de outro, sem fatorá-lo em quaisquer outras dualidades ("fatores técnicos" versus "fatores humanos, organizacionais, éticos, políticos, sociais, etc.") que terminem por desfigurar o "pano sem costura" que imbrica no desenvolvimento e uso de software o técnico e o social em um mesmo e indivisível tecido.

Veja todo o material referente às quatro edições anteriores, em http://www.cos.ufrj.br/woses e consulte a edição Vol. 18 no. 1 da revista Scientia com artigos selecionados das edições 2006 a 2007 em http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/scientia/) e o vol. 14 da Revista de Informática Teórica e Aplicada (RITA), que traz dois artigos relacionados ao WOSES. Os melhores artigos do WOSES 2008 sairão em breve em uma edição especial da revista Scientia.

Sensível às recomendações recorrentes na literatura em geral, e nos modelos de qualidade de software, em particular, sobre a importância das questões sociais, políticas, organizacionais, culturais para o sucesso dos projetos, o workshop buscará, através da exposição de trabalhos e dos debates entre os participantes e expositores: