Sensor desenvolvido por cientistas utiliza molécula do ferrão de abelha na detecção de agentes bactericidas em bebidas e alimentos

A detecção de bactérias em alimentos e bebidas é fundamental para a manutenção da saúde humana em restaurantes e instituições púbicas que oferecem refeições, tais como escolas, creches, universidades, hospitais públicos, etc. Os perigos da infecção alimentar estão presentes em uma sociedade que se alimenta cada vez mais em ambientes fora de casa e consome produtos de origem industrial e a Nanotecnologia é uma grande aliada na prevenção deste mal, uma vez que busca a maior sofisticação na utilização de técnicas que aprimoram a segurança alimentar.

O mais recente estudo de pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), em parceria com a Embrapa e a Universidade Federal de São Carlos –UFSCar, utiliza uma molécula presente no ferrão da abelha como agente originário de um biossensor capaz de detectar bactérias em pequenas porções de alimentos e bebidas com custos menores do que as técnicas utilizadas atualmente, uma vez que estas necessitam de grandes volumes de amostras de alimentos para captar a presença de uma colônia de bactérias.

No que diz respeito ao funcionamento do biossensor, este é constituído por um filme com eletrodos de prata e nanopartículas magnéticas revestidas por melitina, a molécula presente no ferrão da abelha eque possui a propriedade de interagir com bactérias. Ao entrar em contato com água presente nos alimentos, o biossensor identifica e captura bactérias por conta das nanopartículas magnéticas, armazenando-as no eletrodo de prata para análise futura. As bactérias utilizadas pelos pesquisadores e identificadas pelo dispositivo foram: Escherichia coliStaphylococcus aureusSalmonellatyphimurium. O trabalho é pioneiro e assegura um rigoroso teste de verificação de alimentos a serem consumidos, principalmente pelo baixo custo.

Para mais informações acesse: http://agencia.fapesp.br/sensor-usa-molecula-do-ferrao-de-abelha-para-detectar-bacterias-em-alimentos-e-bebidas/30841/