2019: Ano Internacional da TABELA PERIÓDICA

Logo
https://iypt2019.org/

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2019 como o ano internacional da Tabela Periódica e a iniciativa teve como concepção a divulgação da consciência global sobre a importância da educação em ciências básicas. A tabela periódica é, sem dúvida, um dos elementos mais representativos do Universo da Química e está presente em livros e todos os laboratórios desta área da Ciência. 

Vários estudiosos propuseram e contribuíram para o estabelecimento da tabela periódica. O químico inglês John Dalton (1766-1844), na tentativa de desenvolver uma organização para os elementos químicos, chegou a criar símbolos para cada elemento. O químico britânico John Newlands (1837-1898) também tentou apresentar uma organização para os elementos químicos considerando suas especificidades. No entanto, o nome associado como um dos principais idealizadores da tabela periódica é o químico russo Dmitri Mendeleev. Em 1869, Mendeleev organizou os 63 elementos químicos até então conhecidos de acordo com o aumento crescente de massa atômica. Essa organização foi estabelecida em colunas e linhas de acordo com suas propriedades, deixando lacunas que deveriam ser preenchidas com novos elementos químicos a serem descobertos.

Após a concepção da organização proposta por Mendeleev, inúmeros outros formatos foram cogitados. Contudo, em 1905 Heinrich Werner organizou a tabela em um modelo familiar como a estabelecida atualmente, além de preencher as diversas lacunas faltantes. Já o físico Charles Janet utilizou uma teoria quântica recém descoberta para estabelecer um novo formato da tabela com base na configuração eletrônica dos elementos. O único problema deste formato se deu ao fato que nem todos os elementos se encaixavam em uma “tabela” única, por exemplo. Então, foram criados os elementos do bloco f, que são encaixados em um espaço “fora” da tabela principal.

Ao longo de anos, diversos formatos foram propostos para a sistematização da distribuição de elementos químicos em um modelo de fácil consulta. Porém, o pioneiro nesta empreitada foi Mendeleev e podemos destacar também sua genialidade ao prever a descoberta de novos elementos, preparando a tabela para recebê-los. Por isto, o ano de 2019 foi escolhido para celebrar os 150 anos desta incalculável contribuição da Ciência para a sociedade. Desta forma, a partir da consulta aos dados da Tabela Periódica é possível visualizar os blocos essenciais (elementos químicos) que constituem tudo a nossa volta.

Viva a Tabela Periódica!!!!

Grupo NanoEACH

Para mais informações:

https://iypt2019.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *