Máscara de Nanofibras Reutilizáveis Para Proteção do COVID-19

Na corrida contra o novo coronavírus, diversas indústrias estão contribuindo desde a produção de álcool em gel até a produção de ventiladores para hospitais. Dentre estas ações inclui-se a produção de máscaras faciais, já que o vírus se aloja principalmente nos pulmões e pode ser transmitido pelo ar.

A maioria das máscaras que são utilizadas no dia a dia dos hospitais não protege do vírus; as máscaras precisam ser do tipo N95 ou N99, nomenclatura que diz respeito à porcentagem de proteção de 95% e 99%. Observando essa necessidade que pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia (KAIST) estão desenvolvendo máscaras faciais feitas com nanofiltros, as quais possuem nanofibras de aproximadamente 100~500 nm de diâmetro que, além de apresentar uma grande eficiência na proteção, podem ser lavadas até vinte vezes em álcool (etanol). Isto é uma ótima característica já que as tradicionais são descartáveis, visto que depois de ter contato com a água elas perdem sua função. O pesquisador responsável espera que a máscara possa ser usada por um mês se lavada com etanol, já que se mostrou resistente mesmo após ser flexionada quatro mil vezes e passar mais de três hora imersa em álcool. A máscara facial ainda espera aprovação pelo ministério de segurança de alimentos e medicamentos da Coréia para começar a ser comercializada.

Para saber mais,  acesse:  https://statnano.com/news/67527/Nanofiber-based-Face-Mask-Preserves-Its-Filtering-Function-and-Sturdiness-After-20-Washes?fbclid=IwAR3vZ2b6Ce3Ce_5eDFnPk5PBlip6xzCE51qYf9zYkb3f-IvhjZBVcYbheNs


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *