Mapeamento de BLA para SLA usando Heurísticas

A Gestão de Processos de Negócio (BPM), junto com a Arquitetura Orientada a Serviços, pode apoiar organizações na obtenção de alinhamento estratégico entre negócio e TI. Porém, as abordagens de BPM deveriam tratar não apenas propriedades funcionais, mas também propriedades não funcionais. Considerando essa necessidade, a abordagem StrAli-BPM (Strategic Alignment with BPM) foi proposta visando preencher uma lacuna ainda existente nas abordagens de BPM em termos de propriedades não funcionais entre a modelagem de processos de negócio e sua posterior implementação e realização.

StrAli-BPM usa o conceito de Acordo em Nível de Negócio (BLA), inspirado no conceito de Acordo em Nível de Serviço (SLA). Dentro do contexto da abordagem StrAli-BPM, este projeto de IC busca sistematizar a definição de SLAs, a ser realizada pela equipe de TI, com base em BLAs, os quais foram inicialmente criados pelos analistas de negócio. Por se tratar de um mapeamento com características subjetivas, essa sistematização será baseada em um conjunto de heurísticas a serem executadas semi-automaticamente para apoiar o trabalho dos especialistas envolvidos.