Docente da EACH publica livro sobre Caio Graco Prado da Editora Brasiliense

Postado em 24 de julho de 2020

Acaba de ser lançado pelas Publicações BBM (Biblioteca Brasiliana Mindlin), da Universidade de São Paulo, o livro Caio Graco e a Editora Brasiliense, organizado pela professora Sandra Reimão, da EACH e Gisela Creni, produtora editorial. O livro inclui textos de Flamarion Maués, João Elias Nery, ambos pós-doutorados pela EACH.

A Editora Brasiliense, no início da década de 1980, sob o comando de Caio Graco Prado, promoveu uma revolução no mercado de livros no Brasil lançando coleções de livros pequenos voltados para público universitário em crescente expansão naquele momento. Grandes sucessos, os volumes das coleções Primeiros Passos, Tudo é História, Cantadas Literárias, Encanto Radical e outras passaram a fazer parte das estantes dos jovens universitários. Os jovens brasileiros, vivendo em um país em processo de redemocratização, buscavam o conhecimento como uma forma de poder participar do novo país em construção.

Os números são expressivos: só da coleção Primeiros Passos foram comercializados, entre 1980 e 1989, cinco milhões de exemplares.

O livro retrata a trajetória do editor Caio Graco Prado à frente da Brasiliense e localiza esta atividade naquele momento histórico.

Título: Caio Graco Prado e a Editora Brasiliense

Organizadoras: Sandra Reimão e Gisela Creni

Número de Páginas: 120

Editora : Publicações BBM

 

*Com informações da professora Sandra Reimão