Facebook Twitter RSS

Cursos gratuitos online da FGV

Published by Bruno Martinelli on março 20th, 2012 - in Notícias

Fruto de parcerias e iniciativa própria, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), oferece mais de 30 cursos online em diferentes áreas (Finanças Pessoais, Sustentabilidade, Metodologia, Direito, Inovação e Empreendedorismo, entre outras).
Para se cadastrar só é necessário o preenchimento de uma ficha simples com dados pessoais, número de RG, CPF e concordar com os Termos de Uso do Portal.
A carga horária dos cursos varia de 5 à 40 horas, sendo os de menor duração mais comuns. As aulas são disponibilizadas no meio virtual, em aulas dinâmicas, com eventuais avaliações ao término de cada módulo. Caso seu desempenho seja considerado satisfatório nestas avaliações é liberada a emissão de uma Declaração de Participação no curso.
Clique aqui e conheça a lista completa de cursos!

Inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos Senai

Published by Bruno Martinelli on março 9th, 2012 - in Notícias

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai) abriu no último dia 01 as inscrições em seu processo seletivo para cursos técnicos gratuitos com início no próximo semestre.

No estado existem 90 unidades e é possível consultar os cursos e as escolas em “Busca por Região” no próprio portal da instituição.
A inscrição deve ser feita pelo site oficial até o dia 21 (quarta-feira) deste mês.

Nos cursos que ocorrem no período vespertino e matutino podem se candidatar estudantes que vão concluir o primeiro ano do ensino médio até o início das aulas, já nos cursos noturnos é exigido a conclusão do ensino médio.

Entre os cursos oferecidos, existem os de mecânica, edificações, eletrônica, telecomunicações e vestuário (com duração média de dois anos).

O Programa Bolsa Universidade disponibiliza 8.093 vagas no estado de São Paulo

Published by Bruno Martinelli on março 9th, 2012 - in Notícias

A Secretaria de Estado da Educação abriu ontem as inscrições para o Programa Bolsa Universidade. São 8.093 vagas em todo o Estado, sendo 1.130 na capital.
O programa dá bolsas de estudo a universitários de instituições particulares que, em troca, passam a trabalhar no Escola da Família durante os fins de semana.

O cadastro deve ser feito pela internet até o dia 13 (terça-feira) deste mês e para saber se sua instituição é participante, consulte através do site Escola da Família.

Funcionamento
A secretaria é responsável por metade do valor da mensalidade do aluno e  a outra metade é paga pela faculdade. Os critérios de classificação são a renda do candidato e da sua família, as despesas fixas da casa, o número de pessoas que moram com ele, o número de pessoas que trabalham na casa e o tipo de moradia.

Fonte: AgoraUOL.

Secretaria da Educação oferece 25 mil vagas para curso de inglês virtual

Published by Bruno Martinelli on fevereiro 6th, 2012 - in Destaques, Notícias

A Secretaria da Educação por meio da EVESP (Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo) e da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) oferece mais uma maneira de estudantes da rede estadual (médio, regular e EJA) aprender inglês: pela internet!

As pré-inscrições estão abertas e já se encerrarão no próximo dia 10 (sexta-feira).

Também na página da EVESP, no dia 14, será publicada a relação dos candidatos selecionados para ocupar as 25 mil vagas oferecidas, em todo o estado. A seleção será feita com base em critérios como boletim de avaliação, frequência e vagas por região. O próximo passo para os estudantes aprovados será efetuar a matrícula, nos dias 15 e 16, na escola na qual estudam. Haverá segunda chamada, caso restem vagas, no dia 17, para matrícula nos dias 23 e 24.

Ao se matricular, os alunos receberão fones de ouvido que deverão ser usados para assistir às aulas em computadores das escolas ou em casa. As aulas do curso começam em 5 de março e vão até 27 de junho.

Saiba mais na página da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP), órgão que realizará o curso.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Inscrições abertas para curso gratuito de artes

Published by Bruno Martinelli on fevereiro 6th, 2012 - in Notícias

Estão abertas até dia 02 de março (sexta-feira) as inscrições para o curso Vivências com a arte para jovens e adolescentes, para jovens e adolescentes entre 13 e 18 anos.
Oferecido pelo Departamento de Artes Plásticas, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o curso promete proporcionar experiências individuais e coletivas voltadas para a produção artística, com atividades como desenho, pintura, escultura, fotografia e vídeo, além de propostas de caráter interdisciplinar envolvendo: artes plásticas, música, teatro, conto e linguagem corporal.

O curso ocorrerá sempre às sextas-feiras, no período de 13 de abril a 06 de julho, das 14h30 às 16h30.

Importante: As inscrições e as aulas são gratuitas e os alunos deverão trazer material a ser utilizado em sala de aula. Faça já sua inscrição!

Cursinho da FEA está com inscrições abertas

Published by Leonardo Spicacci on janeiro 24th, 2012 - in Destaques, Notícias

Estão abertas até o dia 7 de março as inscrições para o tradicional Cursinho FEA-USP, projeto organizado pelos alunos da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo desde 2000 e que vem aumentando o número de alunos aprovados nas melhores universidades a cada ano. Sendo um projeto sem fins lucrativos, o cursinho cobra valores bem abaixo da média dos cursinhos particulares, tendo como público-alvo estudantes que não poderiam arcar com as despesas desse tipo de curso.

Há duas possibilidades de turmas: 1. de segunda a sexta das 13h às 18h e aos sábados, das 7h30 às 13h ou 2. somente aos sábados, das 7h30 às 18h. As aulas do cursinho ocorrem na própria FEA, localizada na Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária. As aulas terão início no fim de março e vão até dezembro de 2012.

O primeiro passo para ser um aluno do Cursinho FEA-USP é fazer sua inscrição pelo site (http://www.cursinhofeausp.com.br). Em seguida, o interessado deve comparecer no local e dia marcados para sua entrevista, ocasião na qual deverá levar todos os documentos necessários para a comprovação de sua condição socioeconômica – o principal critério de seleção. No dia 10 de março (sábado), será aplicada uma prova composta por questões de múltipla escolha e uma redação, que é obrigatória a todos os candidatos e servirá como critério de desempate.

Informações mais detalhadas sobre o cursinho (processo de seleção, valores, estrutura…) podem ser conseguidas pelo site http://www.cursinhofeausp.com.br.

Inscrições para o Prouni começam no dia 14/01

Published by Leonardo Spicacci on janeiro 11th, 2012 - in Notícias

Entre os dias 14 e 19 de janeiro, estudantes de todo o país poderão se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) e pleitear uma das 195 mil bolsas em universidades privadas oferecidas pelo programa nesse ano, das quais 98 mil integrais e 96 mil parciais (de 50%).  O número é bastante superior em relação ao de 2011, quando foram oferecidas 123 mil bolsas.

Para participar, é necessário ter obtido pelo menos 400 pontos na média das notas das cinco áreas do Enem 2011 (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Redação) e não ter zerado a redação. Além disso, o candidato deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral no ensino privado. O programa também é aberto para portadores de deficiência e professores do ensino público (nesse último caso, exclusivamente para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia). É vedada a participação de pessoas que já possuam diploma de ensino superior.

Com relação à renda, as condições são as seguintes:

Para bolsas integrais (100%), renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa (atualmente, 933 reais  por membro da família);

Para bolsas parciais (50%), renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa (atualmente, 1.866 reais por membro da família);

O processo seletivo do Prouni para o 1º semestre de 2012 terá uma única etapa de inscrição, que será realizada pelo site do Programa (http://siteprouni.mec.gov.br). Para acessar o sistema, os interessados deverão preencher seu CPF, nome de usuário e senha do Enem (aqueles que esqueceram esses dados podem recuperá-los pelo site http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem). É possível escolher até duas opções de curso, o que deve ser feito na ordem de preferência do candidato.

A seleção dos candidatos ocorrerá de acordo com a nota do Enem. Ao longo da semana de inscrição, o sistema divulgará as notas de corte de cada curso, ou seja, a nota mínima para conseguir a bolsa em questão. Com base nelas, o candidato pode mudar sua opção de curso quantas vezes quiser até o fim das inscrições. Importante destacar que essa nota pode variar bastante de um dia para o outro, de acordo com o número de inscritos. Por isso, é sempre bom ficar de olho. A primeira relação com os estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 22 de janeiro. Esses estudantes deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 23 de janeiro e 1º de fevereiro com os documentos comprobatórios das informações prestadas, a ficha de inscrição e outros possíveis documentos solicitados pela própria instituição. No dia 7 de fevereiro será divulgada a segunda chamada. Esses candidatos deverão comparecer às instituições entre os dias 7 e 15 de fevereiro. É importante destacar que algumas instituições podem realizar processos seletivos adicionais. Nesses casos, o candidato será informado no momento de sua inscrição no Prouni sobre os critérios que serão utilizados.

Os candidatos que não forem convocados em nenhuma das duas chamadas poderão se inscrever na lista de espera entre os dias 22 e 24 de fevereiro, cujas convocações ocorrerão nos dias 27 de fevereiro e 9 de março.

Para mais informações, acesse o site do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br/index.html), onde também pode ser consultada a lista de cursos e instituições participantes. Em caso de dúvidas, também é possível ligar gratuitamente para 0800-616161.

Inscrições para o Sisu vão até a quinta-feira (12)

Published by Leonardo Spicacci on janeiro 10th, 2012 - in Notícias

Os estudantes interessados em ingressar no ensino superior através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do Ministério da Educação têm até a próxima quinta-feira (12 de janeiro) para se inscrever e concorrer a uma vaga em uma das 95 instituições públicas participantes do sistema. No total, estão sendo ofertadas 108.552 vagas, sendo 9.064 no estado de São Paulo, nas seguintes instituições: Universidade Federal do ABC (UFABC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Para se inscrever no Sisu, é necessário ter feito o Enem 2011 e não ter zerado a redação. Em alguns cursos, também pode ser exigida uma nota mínima no Exame para pleitear uma vaga. A inscrição deve ser feita no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br), com o número de inscrição e a senha do Enem 2011. Aqueles que esqueceram esses dados podem recuperá-los no site do ENEM: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem. Um candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, podendo alterá-las quantas vezes quiser até o fim das inscrições. Importante: as opções devem ser feitas em ordem de preferência, já que um candidato convocado para sua primeira opção não poderá pleitear uma vaga em sua segunda alternativa.

Diariamente, é divulgada a nota de corte de cada curso (ou seja, a menor nota para conseguir a vaga), com o objetivo de dar uma referência da concorrência aos candidatos. Obviamente, essa nota pode variar bastante para mais ou para menos, de acordo com o número de candidatos inscritos. Algumas instituições possuem programas de ação afirmativa, oferecendo vagas reservadas a candidatos afro-descendentes ou indígenas. Nesses casos, o candidato que se encaixar nesse perfil pode optar por não participar da chamada “ampla concorrência” e concorrer apenas a essas vagas. Algumas universidades adotam a concessão de bônus, ao invés da reserva de vagas, como ação afirmativa. Em qualquer um dos casos, é importante ressaltar que é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende aos requisitos exigidos pelas instituições.

Também é importante destacar que o peso da pontuação de cada uma das áreas do Enem pode variar de um curso para outro (é provável que a área de Linguagens e Códigos tenha um peso maior para um curso da área de comunicação, por exemplo). O candidato deve estar atento a isso no momento de sua inscrição.

A primeira chamada do Sisu ocorrerá no próximo domingo (dia 15). Haverá ainda uma segunda chamada no dia 26/01. A partir dessa data, será possível se inscrever para a lista de espera até o dia 1º de fevereiro.

Dúvidas podem ser tiradas através do site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas) ou gratuitamente pelo telefone 0800-616161.

Aulas do Pró-Universidade recomeçam hoje: veja a nova grade horária

Published by Leonardo Spicacci on novembro 8th, 2011 - in Notícias

Após uma interrupção de uma semana, nessa terça-feira (08), as quatro escolas participantes do Pró-Universidade voltarão a abrigar o cursinho pré-vestibular. Devido à redução de alunos efetivamente frequentando as aulas, todas elas passarão a funcionar com apenas quatro salas. Além disso, com o objetivo de permitir que cada aluno direcione seus estudos para suas áreas prioritárias, serão realizados simultaneamente plantões de dúvidas, disponíveis para aqueles que desejarem.

A nova grade horária das escolas, com o horário dos plantões de dúvidas, pode ser consultada aqui.

Reitoria da USP dará recursos para conclusão do Pró-Universidade em 2011

Published by Leonardo Spicacci on novembro 1st, 2011 - in Notícias

Em nota divulgada na tarde dessa quinta-feira, a Reitoria da Universidade de São Paulo firmou o compromisso de arcar com os custos para que o cronograma do cursinho Pró-Universidade seja cumprido até o fim de novembro, como previsto originalmente. Na semana passada, as aulas do cursinho haviam sido interrompidas devido a um atraso para conclusão de um convênio que seria responsável pela complementação dos recursos da Fundação Tide Setubal, financiadora do Programa desde seu início, em 2010.

A nota também afirma que estão em curso as negociações com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e a Fundação Tide Setubal para ampliação do Programa no próximo ano, prevendo seu início ainda no primeiro semestre.

Na próxima quinta-feira, a coordenação organizará, junto com toda a equipe do projeto, a retomada das atividades, prevista para a próxima semana. Mais informações serão divulgadas no site do Pró-Universidade ainda essa semana.

Os professores Patrícia Junqueira e Ulisses Araújo, coordenadores do projeto, também divulgaram um comunicado a alunos e professores da EACH/USP, que pode ser visto aqui.

Para ler a nota da Reitoria na íntegra, clique aqui.

© Pró-Universidade