Facebook Twitter RSS

FIES: conheça essa forma de financiar sua faculdade

Published by Leonardo Spicacci on dezembro 22nd, 2010 - in Destaques, Dicas

Pagar uma faculdade não é fácil para ninguém, ainda mais para quem é jovem ou precisa trabalhar para se manter. Por isso, o Governo Federal criou o Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

O Programa, que desde 1999 já beneficiou mais de 560 mil pessoas, financia a mensalidade de estudantes em universidades particulares cadastradas e bem avaliadas pelo MEC (o que significa conceito maior ou igual a 3 no ENADE). O financiamento, que funciona como uma espécie de empréstimo, é válido para todo o período de estudo na faculdade. Após o término do curso, é dado um período de carência de até 18 meses para que o estudante, já empregado, se estabilize financeiramente. Findo esse período, o beneficiário terá até três vezes o tempo de duração do curso mais 12 meses para quitar sua dívida. Isso significa, no caso de quem fez um curso de 4 anos de duração, até 13 anos para pagar as despesas da faculdade (começando a pagar um ano e meio depois de terminar seu curso). Os juros, que já estavam bem abaixo do mercado, foram recentemente baixados para 3,4% ao ano.

A inscrição para os interessados em obter o benefício pode ser realizada em qualquer época do ano, através do site oficial do Programa. Nele, também é possível saber mais sobre as diversas modalidades de financiamento, consultar a relação das instituições participantes e até simular o financiamento. Para acessá-lo, clique aqui.

E atenção: a partir de 2011, é obrigatório fazer o ENEM para poder solicitar o FIES.


546 Responses

  1. giliard disse:

    como assim ? tem q fazer enem pra conseguir o fies? e tem q fazer o q no enem? eu ja fiz provas mas nunca estudei la , preciso estudar no enem ?

    • Beatriz Faia disse:

      Giliard,

      O FIES é um programa criado pelo Governo Federal afim de ajudar estudantes universitários (do ensino superior) a pagar a mensalidade de seu curso. É uma espécie de empréstimo, com juros baixos e com um período longo para pagar o que foi emprestado, o que dá mais tempo para conseguir o grana após a pessoa estar formada.
      Já o ENEM é uma forma de entrar no ensino superior, tanto no público (sem precisar pagar mensalidade), quanto no privado (precisando pagar mensalidade). O ENEM é uma prova, que exige os conhecimentos do ensino médio e substitui alguns vestibulares e é obrigatório em outros processos de seleção.
      Uma dica legal, se você está no 3º ano do ensino médio em escola pública ou já terminou (cursando em escola pública), é estudar bastante pro ENEM, que ocorrerá no final desse ano e se inscrever no ProUni, que distribui vagas em faculdades particulares, com bolsas integrais (sem precisar pagar nada) ou ainda pagando a metade do preço da mensalidade!
      São muitas informações, mas se você quiser saber mais, é só perguntar!
      Bons estudos!

      • lara disse:

        oi eu gostaria d saber mais sobre o enem eu ja terminei meus estudos ens medio! e gostaria muito d fazer faculdade mais eu preciso do enem. entao depois da inscricao eu recebo algum tipo de material o que estudar para me preparar para a prova? e se qualquer idade pode fazer a prova? se puder responder ficarei grata. bj

        • Bruno Martinelli disse:

          Olá Lara,
          O ENEM é uma boa alternativa, mas não a única, para ingressar no ensino superior! Com o ENEM você pode participar do Prouni, Sisu e substituir parcialmente ou totalmente o vestibular tradicional. Além disso, você também pode prestar uma prova para entrar em outras faculdades, como na Universidade de São Paulo, por exemplo, realizando a Fuvest (vestibular específico para a USP) – pedindo também isenção da taxa de inscrição!
          Quando você se inscreve no ENEM você não recebe nenhum material de apoio ou roteiro de estudo, mas em bancas, revistarias e livrarias, você encontra materiais específicos, com dicas para o ENEM.
          Para participar do Prouni é necessário que você realize o ENEM, pois é com essa nota que você participa do Processo de Seleção para as vagas do Programa Universidade para Todos (Prouni).
          Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, envie-nos mais perguntas!

      • josé siran gomes farias disse:

        eu queria saber si depois que eu fazer o Enem e si por acaso tirar um nota baixa eu posso fazer o fies mesmo assim, sera que esta nota do enem não vai fazer que o fies não mim aceite

        • Leonardo Spicacci disse:

          Olá, José!
          Pelo que consta no site do FIES, só é necessário que você tenha realizado o Enem. Não é dito nada sobre o seu desempenho. Por isso, imagino que um desempenho ruim no Enem não diminua suas chances de conseguir o financiamento.
          De qualquer forma, recomendo que você confirme essa informação com o próprio MEC ligando gratuitamente para 0800-616161.
          Boa sorte!

        • Carlos aguiar andrade disse:

          Com esse português, pode ter certeza que sua nota vai ser bem baixa no ENEM.

          Reza muito pra nota baixa não excluir a oferta do FIESS

      • Giliard fernandes Castro disse:

        Boa noite.
        Gostaria de saber se ganha meia bolsa do prouni se da para financiar a outra matade da faculdade

    • Elineia disse:

      Eu ja 50 por cento do educamaisbraril, por financia o resto pelo fies?

      • Bruno Martinelli disse:

        Olá, Elineia,
        Infelizmente nos regulamentos do Educa Mais Brasil há um claro impedimento em não haver acumulação de benefícios quando contratada esta modalidade de financiamento.
        Cordialmente,

        • glorinha maria de oliveira correa disse:

          Eu quero fazer faculdade , mais meu salario e só 750RS,pagando a medade ,daria pra mim ,no caso aqui em Guarapari es ,fica em 200RS OQUE EU POSSO FAZER?

    • greici disse:

      você precisa fazer o Enem e passar nele,ai você consegui o financiamento do fies.

    • sulamy S, Hansch disse:

      Quero fazer faculdade e estudei em escolas publicas e particular, posso me candidatar ao
      FIES ?

  2. Aninha disse:

    Eu quero fazer medicina, mas gostaria de saber se terei que passar primeiro pra medicina atraves do enem e depois tentar a bolsa? Obrigada

    • Pró-Universidade disse:

      Olá Aninha,
      Você tem alguns caminhos para ingressar no ensino superior:
      1) Prestar o vestibular tradicional ou prestar o ENEM e alcançar a nota esperada e, após passar, solicitar o Financiamento.
      2) Fazer o ENEM e se inscrever no ProUni, que oferece bolsas integrais (100% de desconto) e parciais (50% de desconto).
      - O FIES também pode ser utilizado, caso você consiga passar pelo ProUni, em bolsas parciais.
      3)Fazer o ENEM e se inscrever no SiSU, que oferece vagas em universidades públicas (inclusive para medicina), e concorrer com a nota obtida no ENEM.
      A concorrência para o seu curso é grande, então vale a pena um esforço extra, ok?

      Vale lembrar que não são todas as faculdades e cursos que podem usar o FIES! Você precisa consultar nesse site:
      http://www3.caixa.gov.br/fies/FIES_InstEnsino.asp

      Se quiser saber mais, é só perguntar!

      Beatriz Faia

  3. Washington Soares Borges disse:

    Meu nome é Washington. Tenho 25 anos e estou no Ensino Médio. Quero saber; após terminar o Ensino Médio quais devem ser meus passos a seguir após fazer o ENEM?
    O que vem primeiro? a FACULDADE ou UNIDADE? E quais são os meios acessiveis para mim, como outros que como eu, não tem condições de pagar?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá Washington,
      A primeira coisa que você deve saber é que além do ensino médio tradicional, você pode ter um diploma do ensino médio, fazendo a prova do ENEM e alcançando as notas de 400 para cada área do conhecimento e 500 na redação (se você alcançar as notas, você substitui totalmente o ensino médio).
      Após você concluir o ensino médio, é só aguardar a abertura das inscrições para o ENEM (normalmente é bem divulgado, inclusive em rádio, TV e internet).
      Se você não puder pagar a taxa de inscrição (em torno de R$30,00), é só solicitar a isenção da taxa, a qual pode ser feita no próprio site (http://www.inep.gov.br).
      A Universidade oferece cursos para o chamado “ensino superior” em diversas áreas e muitas vezes você encontra nomes como “Faculdade” e “Centro Universitário”, mas todos oferecem cursos para ensino superior.
      Atualmente, o ENEM oferece alguns caminhos para você conseguir cursar o ensino superior, pagando pouco ou nada – através do ProUni (vagas com bolsas integrais e parciais em faculdades particulares), do SiSU (vagas para ensino público, sem custo com mensalidade, por seu público) ou substituindo o vestibular da faculdade que você queira estudar.
      Sempre vale a pena se esforçar para garantir uma boa colocação para conseguir uma vaga no ensino superior sem precisar pagar a mensalidade!
      Talvez possamos ajudar! Acompanhe nosso site, em breve abriremos as inscrições para cursinho pré-vestibular gratuito para alunos da zona leste de São Paulo.
      Atenciosamente,
      Beatriz Faia.

    • MEU NOME LEANDRO ALMEIDA DOS SANTOS disse:

      MINHA FILHA TERMINOU O ENSINO MEDIO O ANO PASSADO FEZ A PROVA DO ENEM E NAO PASSOU E ESTA QUERENDO FAZER UMA FACULDADE MAIS COMO EU NAO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR UM CURSINHO PRE VESTIBULAR E NAO TENHO TAMBEM DE PAGAR UMA FACULDADE ENTAO QUERO QUE VOCES ME AJUDEM COM UMA OPINIAO ONDE EU POSSO IR ME IMFORMAR E MATRICULAR ELA EM UMA FACULDADE FICO MUITO GRATO EM VOCES ME RESPONDER

      • Bruno Martinelli disse:

        Olá, Leandro,
        Vou tentar resumir algumas formas de fazer faculdade sem pagar mensalidade, começar a pagar depois de formada ou com desconto, tudo bem? Peço que leia com atenção e nos pergunte caso alguma destas formas te interesse!
        Sua filha pode prestar vestibulares para as conhecidas ‘faculdades públicas’, como a USP, Unifesp e UNESP (no estado de São Paulo) e diversas outras em todo o país; além disso, ela pode realizar a prova do ENEM (que tem funcionado como porta de entrada para muitas faculdades) e se inscrever no Sisu, que é uma espécie de Sistema Unificado de inscrição em faculdades, em que, com sua nota do ENEM, se candidata a vagas de interesse, em faculdades públicas (sem precisar pagar mensalidade). Geralmente a concorrência para estas faculdades é alta, mas depende muito do curso e não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, vale o esforço!
        Existe o Prouni, para quem realizou o ensino médio em escola pública ou particular em condição de bolsista, mas, para isso, é necessário comprovar rendimentos (não é nada muito complicado, no próprio site eles informam a lista de documentos que devem ser apresentados) e, também com sua nota do ENEM, poderá se candidatar a milhares de vagas para diversos cursos particulares em todo o país – e o melhor, com bolsa integral (100%, sem precisar pagar nada) ou parcial (50%).
        O FIES também tem sido uma ferramenta muito procurada por algumas pessoas que não estão confiantes com sua nota do ENEM ou que já estão matriculadas na faculdade e apresentam dificuldades em pagar as mensalidades. É um Financiamento da Caixa, com juros baixos, que permite com que você continue pagando as mensalidades, até anos após sua formação. Você precisa saber antes de mais nada se o curso pretendido é participante do programa… Isso pode ser feito através do seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html. Neste mesmo site (oficial) você poderá buscar outras informações a respeito do Financiamento, que parece ser uma opção válida se sua filha estiver pressa em ingressar os estudos ainda este ano! Caso contrário sugiro que ela tente o Prouni ou o Sisu, que são meios muito utilizados para ingresso em faculdades, sem pagar mensalidade… Para isso, uma boa nota no ENEM faz a diferença!
        Além disso, as faculdades públicas geralmente cedem “auxílios” aos alunos que não possuem condições financeiras de se manter na faculdade: como transporte, moradia e alimentação; mas, para isso é preciso concorrer com outras pessoas que também deverão levar comprovantes de baixo rendimento.

        Desejo sorte e perseverança nessa jornada em conjunto com a filhota!

  4. aline disse:

    oi ja terminei o terceiro ano tem 3 anos . gostaria de saber se posso me cadastrar?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá Aline,
      Se você se refere ao FIES, sim, você pode. Mas primeiro você precisa passar na prova e entrar na faculdade, para depois, solicitar o financiamento.
      Se você estiver se referindo ao cursinho pré-vestibular, você também pode. Só é preciso ter estudado em escola pública (ou estar cursando o 3º ano) e morar na zona leste de São Paulo.
      Atenciosamente,
      Beatriz Faia.

  5. RICARDO GOMES disse:

    olá gostaria de saber onde posso fazer o enem ou o vestibular.pois terminei o ensinio médio….obrigado

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá Ricardo,
      Pode sim! Tanto o Enem quando o vestibular!
      No final do ano (em meados de outubro ou novembro) será divulgado no site do Inep (http://www.enem.inep.gov.br) a data de inscrição no Enem. A inscrição é feita pelo próprio site e depois de alguns dias, você receberá uma carta com o endereço em que deverá fazer a prova.
      Hoje em dia, muitos vestibulares estão sendo substituídos pelo Enem e existem várias formas de você entrar no Ensino Superior (vale a pena você conferir as outras matérias daqui do site).
      Se você não tiver grana para pagar a inscrição no Enem é só pedir isenção da taxa.
      Se você estudou em escola pública durante o ensino médio, uma boa pedida é o Prouni (conheça mais pelo Portal: http://prouniportal.mec.gov.br/).

      Qualquer outra dúvida, entre em contato!
      Beatriz Faia.

      • lara disse:

        oi eu queria saber… eu teminei meus estudos feito em escola publica tem como fazer o pro uni direto ou eu sou obrigada a fazer o enem primeiro tenho essa duvida pois um amigo meu ta fazendo radiologia na ulbra e so fez o pro uni queria saber se e possivel? valeu

  6. Priscila Cabral disse:

    Oi, eu terminei o 3º ano a 4 anos em colegio particular e gostaria de saber qual o melhor caminho para entrar na faculdade de farmacia? Eu teria alguma vantagem pessoal fazendo o ENEM, me ajudaria em alguma coisa???

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá Priscila,
      Se você foi bolsista durante o ensino médio, você pode tentar uma vaga pelo Prouni. Outra oportunidade bem legal é o SiSu! Você também se inscreve com a nota do Enem, mas não precisa ter sido bolsista, o Sistema é aberto para todos que concluíram o ensino médio. O problema é que são vagas para universidades públicas e a concorrência é bem alta.
      Outra idéia é fazer o que a matéria está explicando! O FIES é uma possibilidade bem legal pra quem faz uma faculdade particular, mas tem dificuldade pra pagar a mensalidade… Mas para você solicitar esse financiamento, precisa estar matriculado na faculdade!
      Fica a dica: estudar bastante para o Enem, pois além do Prouni e SiSU, muitas universidades usam a nota tirada para substituir o vestibular.

      Qualquer dúvida, pode perguntar!
      Beatriz Faia

  7. lara disse:

    alguem responde as 2 perguntas que fiz por favor! valeu!!

  8. Lívia disse:

    estudei a vida inteira em escola pública , e resolvi fazer o 3° ano em escola particular , eu posso fazer o FIES ? ou preciso ser bolsista na escola particular ?

  9. ola boa noite eu quero fazer como faço para fazer excliçao e td certinhoo me ajude por favor aguardo

  10. Elisandro disse:

    Qual nota preciso ter no enem para conseguir o financiamento (fies).

    • biafaia disse:

      Olá Elisandro,

      De acordo com o site do MEC “A partir de 29 de julho de 2011, os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o Fies deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior.
      Ficarão isentos da exigência do Enem os professores da rede pública de ensino, que estejam em efetivo exercício do magistério da educação básica e que sejam integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Também não será exigido o Enem dos estudantes que tenham concluído o ensino médio antes de 2010.”

      Então nem todos precisam realizar a prova, verifique em qual categoria você se encaixa. Além disso, para solicitar o o Fies você precisa se encaixar nos pré-requisitos.
      Pedimos para que verifique, diretamente no site, quais são os passos de inscrição.
      http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html

      Boa sorte!

  11. Elizani Bertini disse:

    DÊ exemplos deste financiamento para que nós possamos a entender melhor!
    Obrigada

    • biafaia disse:

      Olá Elizani,

      Por exemplo, se você tem interesse de cursar um curso superior em Administração (4 anos de curso), você terá até 13 anos para pagar as despesas da faculdade (começando a pagar um ano e meio depois de terminar seu curso). Os juros, que já estavam bem abaixo do mercado, foram recentemente baixados para 3,4% ao ano.

      Boa sorte!

  12. gostaria de saber mais sobre a faculdade pois me formei em tecnica de enfermagem

    • biafaia disse:

      Olá Maria,

      Nós oferecemos o cursinho pré-vestibular com o objetivo de incentivar à formação universitária na zona leste de São Paulo. Se você precisar/tiver disponibilidade/interesse de realizar um cursinho que te ajude a se preparar para o vestibular, confira nossa última postagem e sabia como!

      Boa sorte!

  13. Marcia Dias disse:

    gostaria de saber se precisa estar com o nome sem restrições para pedir o fies e se tem que ter fiador caso esteje com restrições??

    • Deloise Jesus disse:

      Olá Marcia,

      De acordo com informações da central telefônica do Ministério da Cultura, até o momento, há uma liminar proferida pela segunda vara federal de Uberaba Minas Gerais que permite a aprovação de crédito no FIES mesmo que o estudante possua restrições cadastrais. No entanto, se esta liminar for derrubada isso não será mais possível.

      Quanto ao fiador, o site do FIES informa que: “Os alunos bolsistas parciais do Prouni, ou que estejam matriculados em cursos de licenciatura ou que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio podem optar pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), no momento da sua inscrição, ficando dispensados da exigência do Fiador. Nos demais casos é exigida a apresentação de um fiador. Existem dois tipos de fiança: a fiança tradicional e a fiança solidária.”

      Outras informações podem ser obtidas no site do FIES: http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html

  14. tay disse:

    vou fazer o enem, e msm q eu nao obtenha uma boa pontuaçao nele eu posso msm assim solicitar o fies caso eu faça a inscriçao em uma faculdade particular e passar nela?

  15. tayy disse:

    assim que eu passar numa faculdade particular e me matricular eu ja posso solicitar o fies para que a primeira mensalidade eu nao precise colocar do meu bolso?

  16. tayy disse:

    o que o (SINAES)? pois eu vi no site do fies, dizendo que so pode solicitar o fies os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior(SINAES), caso eu nao tenho feito ele mas tenha feito o enem eu poddo solicitar o fies? ou o enem faz parte do SINAES?

  17. Adelmo disse:

    No caso, eu concluí o ensino médio no ano de 2010, pra mim solicitar o fies, será preciso ter feito o Enem? Agradecido.

  18. severina maria disse:

    Olá
    por gentileza mim tire esta duvida a minha filha concluiu O ENSINO MÉDIO EM em 2010 fez a inscrição do fies no dia 19/07/2011, de acordo com a data da nota do MEC 29/07/2011,eu entendo que ele tem direito sem a comprovação do Enem.

    OBS:a nota do MEC diz que e A partir de 29 de julho de 2011, os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o Fies deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior

    Por gentileza mim tire esta duvida.

    • juliana disse:

      Julina, deu entrada no fies no dia 19/07/2011,a nota do Mec diz que o aluno que concluiu o ensino médio no ano 2010, A partir do dia 29/07/2011,que queira solicitar o fies teria que ter participado do Enem 2010,a faculdade negou o financiamento o (DRI)exigindo o comprovante do Enem, ela tem direito? a que devo recorrer? mande a resposta para o meu e-mail.

  19. juliana martins amorim disse:

    Gostaria de saber com quanto tempo de curso na faculdade eu posso solicitar o FIES , ou se já logo após a inscrição eu já solicito ?
    Desde já, agradeço !

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Juliana,

      Ao estar matriculada na Instituição de Ensino, você já poderá se inscrever no FIES.

      Boa sorte!

  20. Zanandra disse:

    Olá,sou estudante e gostaria de saber como funciona um projeto que ouvi falar que ao passar numa universidade particular e entrando nesse projeto consegue pagar toda a faculdade em um ano e meio após o término com o meu trabalho. Apenas uma hora por dia.. pelo menos na área da saúde.. como é o nome disso e como faço para saber mais informações??
    Desde já agradeço!

    • Márcia Regina de Oliveira pereira disse:

      Eu também gostaria de saber se é verdade essa informação,pois minha filha vai fazer medicina,e vamos tentar fazer o Fies.

      • Bruno Martinelli disse:

        Olá Márcia e Zanandra,

        Além do programa Jovens Acolhedores, o FIES é uma opção para financiamento de todo o valor do curso. Distribuem as parcelas das mensalidades durante anos, mesmo após a conclusão do curso! Você pode entender melhor, entrando no site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/
        Mas, além disso, existem programas do governo de incentivo… O Programa Bolsa Universidade é um que se destaca! O jovem dedica os finais de semana, para trabalharem como educadores, em troca de uma bolsa integral (100%). Saiba mais através do 0800 777 0333, ou pelo email escoladafamilia@fde.sp.gov.br.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá Zanandra e Márcia,

      Há um programa chamado Jovens Acolhedores, que possui um perfil parecido com o que você, Zanandra, apresentou.
      Peço para que leiam mais sobre como participar no site: http://www.jovensacolhedores.saude.sp.gov.br/
      Para cobrir a mensalidade do curso, é preciso trabalhar 4 horas por dia, de segunda à sexta!

      Boa sorte!

  21. Erika disse:

    então quer dizer que pra ser aprovada pelo fies eu terei que ter uma boa nota no enem?
    e se isso ñ for possivel?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá Érika,

      Não. Não há relação entre bom desempenho no ENEM e a inscrição no FIES, apenas a exigência de ter realizado o ENEM (a partir de 2010).

      Boa sorte!

  22. flavio disse:

    Ja estudei com o Fies e ainda estou pagando por ele. Tem como fazer outra faculdade usando o FIES?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Flávio,

      Não. Não, se você estiver inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC) ou se já tiver sido beneficiado pelo FIES.

      Boa sorte!

  23. Regiane disse:

    Queria saber se eu poderia utilizar o Fies já sendo matriculada em uma unidade particular e só ter feito o enem em 2010?

  24. juliane disse:

    eu quero saber se para eu fazer o fies e preciso que eu tenha estudado em escola publica no meu segundo grau e como eu começo a agilizar isso o que tenho que fazer para conseguir esse fies qual o primeiro passo ?
    agradeço se puder me responder, obrigada

  25. anne disse:

    se eu fizer inscriçoes em 3 faculdades particulares e passar nas tres, e eu quiser fazer apenas uma delas mas quiser tentar o fies pra todas elas e depois escolher apenas uma, eh possivel?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Anne,

      A seleção para o Financiamento é baseada em sua renda e não está ligada ao curso em questão. Só é preciso consultar a universidade pretendida e ver se ela possui o conceito necessário: http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html
      Para saber mais sobre o FIES e suas possibilidades, ligue para 0800 61 61 61

      Boa sorte!

  26. anne disse:

    so pode pefri o fies quem obter uma nota boa no enem? caso eu faça o enem e nao tenha uma boa nota, posso pedir o fies msm assim?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Anne,

      Você pode se inscrever sim. Não há nenhuma relação entre a nota obtida na prova do ENEM e sua inscrição no FIES. A única exigência é ter realizado o ENEM:
      “A partir de 29 de julho de 2011, os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o Fies deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior.
      Ficarão isentos da exigência do Enem os professores da rede pública de ensino, que estejam em efetivo exercício do magistério da educação básica e que sejam integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Também não será exigido o Enem dos estudantes que tenham concluído o ensino médio antes de 2010.”
      Saiba mais em: http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html

      Boa sorte!

  27. Juliane Ribeiro disse:

    Oii,gostaria de saber se para participar do FIES, é preciso ter um bom desempenho no ENEM ?

    • VILLEN disse:

      Olá não é necessário segundo os conformes é preciso apenas ter participado dos Enem a patir de 2010, mas se informe mais no site Sisfies .
      Boa sorte !

  28. Juliane Ribeiro disse:

    Já responderam minha pergunta, eu n tinha vistoo ….
    kkkkkkkkkkkk

    Mesmo assim vlw’

  29. Sângela disse:

    Fiz o ENEM 2010 blz? *-*
    Estudei o ensino médio em particular, o 2° e o 3°, só o 1° que fiz em colégio público. Posso entrar no FIES,? Pois que entrar numa facul particular..

  30. Renan disse:

    Olá! Tenho uma dúvida. Eu posso entrar em uma faculdade particular atráves do vestibular da mesma, e após entrar, me inscrever no FIES? Desde já agradeço!

  31. Brunno Arrivabene disse:

    Olá … Eu nunca prestei o Enem porém preciso muito fazer o FIES entre este final de ano e o primeiro semestre de 2012. Tem algum outro jeito de aprovarem?? Senão terei que aguardar até agosto do ano que vem para fazer??

  32. ola tudo bem sou a mayara e pretendo a financiar minha faculdade pelo fies quero saber como fasso terminei o ano letivo em2009 agora resolvir a fazer a faculdade quero saber como funciona aguardo a resposta ansiosamento obrigado…

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Mayara!
      O seu primeiro passo deve ser fazer o ENEM. Se você fez o ENEM desse ano, já pode se cadastrar no Sistema do FIES no site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/
      Nesse mesmo site, você encontra o passo-a-passo para pleitear o financiamento. Lá você pode encontrar as instruções específicas para a sua situação.
      Qualquer dúvida, pode falar com a gente.

  33. Tainã disse:

    eu possom utilizar o resultado do enem 2010 para entrar no fies

    • Leonardo Spicacci disse:

      Sim, Tainã. Como consta no site do FIES, a partir de 29 de julho de 2011, os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o Fies deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior.

  34. Natalia disse:

    Ola, tenho uma duvida sobre a renda, qual valor exigido de renda para minha faculdade ser financiada? Tem algum tempo de serviço exigido tbm? E do fiador qual o valor? Obrigada.

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Natalia!
      O percentual que pode ser financiado pelo FIES varia em relação à renda familiar que é comprometida com o pagamento da sua faculdade. Você pode consultar os percentuais na seção de perguntas do site do FIES: sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html (pergunta 13). Nessa página, você também pode encontrar todos os detalhes com relação às exigências de fiador e outras contrapartidas do aluno. O MEC também oferece um telefone para esclarecer dúvidas: 0800 616161.

  35. renata da silva e silva disse:

    boa noite eu gostaria de saber por gentileza como faço para usar a nota do enem para financiar atraves fies?é possivel através do fies não pagar nada durante o curso de medicina,pagar só depois de tá trabalhando como conseguir?qual valor de renda exigido para a faculdade de medicina ser financiada?e do fiador qual o valor.obrigado e um feliz natal.

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Renata!
      A sua nota do ENEM já está cadastrada nos bancos de dados do MEC. Você só precisa manifestar seu interesse no financiamento através do Sistema do FIES (http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal). Para saber como fazer sua inscrição passo-a-passo, você pode consultar essa página: sisfiesportal.mec.gov.br/interna.html.
      O FIES serve justamente para que você pague posteriormente o valor da sua faculdade, quando tiver mais estabilidade financeira (diferentemente do Prouni, no qual o governo financia sua faculdade). Funciona como uma espécie de empréstimo, mas com juros baixos. O percentual que pode ser financiado pelo FIES varia em relação à renda familiar que é comprometida com o pagamento da sua faculdade. Você pode consultar os percentuais na seção de perguntas do site do FIES: sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html (pergunta 13). Nessa página, você também pode encontrar todos os detalhes com relação às exigências de fiador e outras contrapartidas do aluno. O MEC também oferece um telefone para esclarecer dúvidas: 0800 616161.
      Um ótimo 2012 para você! Qualquer dúvida, pode falar.

  36. erico disse:

    Olá
    Eu terminei o ensino médio em 2003 e não fiz o ENEM,posso pedir o FIES ?

    • Leonardo Spicacci disse:

      Infelizmente não, Erico. Você deve ter feito o ENEM de 2010 ou 2011 para solicitar o FIES esse ano.
      Recomendo que você fique ligado nesse ano na data da inscrição do ENEM, para poder solicitar o financiamento o ano que vem.
      Qualquer dúvida, pode entrar em contato.

  37. GUSTAVO disse:

    eu ja fiz a incriçao no fies mais não entede pq eu penso que a divida iria se mutiplicando mais n a divida fica muito baixa eu penso que poderia ser mais alta sim e para entra pelo fies tem que ter um media padrão eu pensava que se n zera ja era um grade coisa…

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Gustavo!
      Realmente, os juros cobrados no FIES são bastante inferiores aos cobrados normalmente pelos bancos. Vale a pena, se você está pensando nesse tipo de financiamento para seu curso superior.
      Naturalmente, é exigido um desempenho razoável no ENEM, como uma forma de o governo ter mais segurança que você de fato concluirá seu curso. De qualquer forma, essa exigência é em geral bem mais “branda” do que aquela para ingressar nos cursos das universidades públicas ou conseguir participar do Prouni.

  38. Polliana disse:

    Olá, terminei os estudos no final de 2010 e fiz o enem em 2011! Só que ao tentar fazer a inscrição pro FIES surge uma informação q é preciso fazer o ENEM. Será q vai ser liberado após a nota oficial do enem??????? Alguém me responda por favor!!!!!

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Polliana!
      Não sei dizer o que pode estar acontecendo. Recomendo que você entre em contato com o MEC gratuitamente pelo telefone 0800 616161.
      Espero que ajude a resolver sua situação… Bom início de ano!

  39. Naonny sousa disse:

    Ola, meu nome e Naonny e estou cursando 1 ano do ensino medio, fiz o enem e passei, e agora?, eu tenho que concluir os meus estudos para me increver no prouni? aguardo sua resposta…

  40. meire lucia disse:

    estou cuRSANDOndo Direito na UlbrA de palmas no momento estou passando por dificuldade financeira SÓ ESTOU CURSNDO APENAS TRES DISCIPLINA nÃO É COMENTARIO E PERGUNTA .NESTA CONDIÇÕES POSSO SOLICITAR O FIES?

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Meire!
      Não sei responder sua pergunta com exatidão, mas imagino que pode sim. É mais seguro você entrar em contato diretamente com o MEC ligando gratuitamente para 0800 616161.
      Caso não seja possível o financiamento pelo FIES, você também pode recorrer a bancos (Real e Banco do Brasil, por exemplo), que também possuem programas de financiamento para estudantes universitários.
      Estamos à disposição para no que mais pudermos ajudá-la.

  41. ana beatriz disse:

    oi, eu conclui esse ano o ens medio e queria financiar uma faculdade, sou de colegio particular, não bolsista e não prestei vestibular pra nenhuma faculdade, apenas para as publicas e não passei. é possivel eu consiguir um financiamento pelo sisu apenas com minha nota do enem?

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Ana Beatriz!
      O FIES pode ser solicitado por qualquer pessoa que tenha feito o ENEM em 2010 ou 2011. A concessão do financiamento dependerá do grau de comprometimento de sua renda familiar com a mensalidade do seu curso superior. Você não poderá solicitar o FIES se o grau de comprometimento de sua renda familiar com o pagamento do curso for inferior a 20% (ou seja, se o valor da faculdade for menor que 20% do que sua família recebe). Você poderá consultar as porcentagens pela página de dúvidas do FIES: http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html (pergunta 13).
      Estamos à disposição para ajudá-la no que mais for necessário.

  42. Tadaki_Laka disse:

    Cara, esse site é otimo, meus parabéns pra quem escreveu o artigo. Sério, não podia ir embora sem passar aqui antes xD

    • Leonardo Spicacci disse:

      Obrigado! Nas próximas semanas, vamos atualizar e complementar essas informações, então acho que vale a pena dar uma passada por aqui depois… Que bom que pudemos ajudar!

  43. Ana carolina Ramos disse:

    Boa tarde
    fiz o enem tirei acima de 500 pts,agora queria pedir o fies 100 % quero fazer historia licenciatura fiquei sabendo que nao preciso de fiador é verdade?? E tenho q pagar a primeira mensalidade ??

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Ana Carolina!
      Estudantes de curso de licenciatura estão dispensados da exigência de fiador no FIES.
      Para solicitar o FIES, você já deve estar regularmente matriculada em curso de graduação em uma instituição particular. O financiamento é iniciado a partir da data de fechamento do seu contrato, o que geralmente acontece antes da primeira mensalidade. Lembrando que, como informado pela Fran, aí embaixo, estudantes inscritos no SisFIES ficam isentos do pagamento da matrícula na instituição (http://sisfiesportal.mec.gov.br/arquivos/portaria_24_2011.pdf).
      Espero ter ajudado. Você também pode tirar suas dúvidas diretamente com o MEC pelo número 0800-616161.

  44. Rosemeire Salomé Luiz Brandão disse:

    Minha filha fez o ENEM em 2006, cursou uma faculdade pública e terminou agora em 2011. Ela pretende fazer Medicina, Ela pode fazer o Financiamento do FIES, mesmo tendo feito o Enem em 2006? Ela pode participar do SISU?

    obrigada

    • Leonardo Spicacci disse:

      Para solicitar o FIES, é necessário ter feito o ENEM de 2010 ou posterior. Já para participar do Sisu, é preciso ter participado da última edição do ENEM (no caso, 2011).

  45. katia disse:

    tenho uma renda bruta de 1750,00, tenho 5 pessoas morando na minha casa = 350,00, estou matriculada em um curso de enfermagem de 519,00, voce acha que tenho como conseguir o fies 100%

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Katia!
      Sim, você tem condições de conseguir o financiamento, já que o valor de seu curso é superior à sua renda familiar per capita. Você conseguiria, inclusive, solicitar o Prouni (desde que tivesse feito o ENEM 2011).

  46. Fran disse:

    Ola
    Tenho muitas duvidas sobre a normativa n 24 que saiu em 23/12/2011, onde diz que as isntituições nao podem mais cobrar a matricula de alunos que se inscrevem no fies, acredito que seja pelo site, aqui esta a normativa

    http://sisfiesportal.mec.gov.br/arquivos/portaria_24_2011.pdf

    Só que na instituição da minha cidade, me falaram que isso nao existe nao é valido, levei uma copia dela, mas ainda assim as instituições nao sabem do que se trata, estou perdida, pois leio cada coisa na net, falando coisas diferentes sobre o fies.
    No momento nao tenho como pagar a matricula custa 500,00 e por mais se seja devolvido esse valor ele nao vira em dinheiro né, vira decontado das parcelas do fies e agora essa normativa vale ou não???

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Fran!
      A Portaria é completamente válida, desde que você esteja inscrita no SisFIES (o que você deverá provar à instituição). Caso eles continuem se negando a deixá-la isenta da taxa, você deve entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161.

  47. mariana disse:

    quem estudou a vida toda em escola publica precisa de fiador?

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Mariana!
      O fato de ter estudado em escola pública não interfere na necessidade de ter um fiador. São isentos de fiador as pessoas que se enquadrem em qualquer um dos seguintes casos:
      - Bolsistas parciais do Prouni;
      - Matriculados em cursos de licenciatura;
      - Com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa (atualmente, R$ 933,00 por membro da família).
      Nesses casos, o estudante deve adotar o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), bem menos burocrático.

  48. Letícia disse:

    olá! eu tenho 17 anos e consegui uma bolsa de estudo de 50% no enem para arquitetura e urbanismo. gostaria de saber se eu mesma posso financiar a outra metade do meu curso ou somente meus pais, pelo fato de eu ser menor de idade. para conseguir esse credito é preciso não ter o nome no SPC?

  49. Fran disse:

    Gostaria de saber, se tenho meu nome com restrições no SPC eu posso solicitar o FIES??

  50. Mariana disse:

    estou no 3º ano de uma faculdade e tenho 50% de FIES, após concluir esse curso, posso fazer outro curso com 100% de financiamento?

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Mariana!
      Segundo informações do site do FIES, não podem solicitar o financiamento estudantes que já tenham sido beneficiados pelo programa. Dessa forma, você não poderá pleitear novamente o auxílio.

  51. dany luíza disse:

    Vou fazer o terceiro colegial este ano e quero saber depois que fizer o enem tenho que me matricular na faculdade que quero direto ou a faculdade analisa a minha nota pra ver se eu posso participar dela?? quero me formar em direito…. OBRIGADO

    • Leonardo Spicacci disse:

      Prezada Dany,
      Nenhuma faculdade vai olhar suas notas do ensino médio. O que vai ser considerado, no caso do Sisu e do Prouni é apenas a sua nota do ENEM.
      Boa sorte!

  52. Bruna Rafaelle disse:

    Olá, estou matriculada em uma insittuição de ensino superior federal, porém não gostei do curso e gostaria de fazer o que realmente quero em uma faculdade particular, mas não tenho como pagar a mensalidade por isso queria tentar o fies, só poderei trancar a matrícula na federal após o 3º período e eu ainda vou para o 2°, então terei que abandonar o curso. Gostaria de saber se o fator de está matriculada em uma universidade federal me impedirá de conseguir o fies. Grata desde já!

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Bruna!
      Você não pode acumular uma vaga em uma universidade pública e uma com Prouni em uma faculdade particular, já que seria como se o governo estivesse pagando duas faculdades para você. No caso do FIES, que funciona como uma espécie de empréstimo, não há impedimento.

      • Dorival Tobler disse:

        Boa Noite! Tenho 57 anos ensino médio, optei pelo magistério. Ja lecione mas devido ao baixo salario do professor perdi o concurso e sai da área. Gostaria de fazer faculdade de pedagogia ou educação física ja que minha aposentadoria virá somente ao 65 anos. Qual a chance que tenho de passar numa prova do enem? Ou posso fazer vestibular em outra faculdade e conseguir bolsa?

  53. cristina disse:

    Estou com o nome no spc e serasa e gostaria de saber se posso pedir o fies?a renda da minha casa é a do meu esposo e é uma renda alta e ele nao tem restrição.por favor gostaria de uma resposta com urgencia.Obrigado!

  54. adriano disse:

    ola, gostaria de saber se tem como fazer uma faculdade presencial financiada pelo FIES, e outra faculdade a distancia pelo PROUNI, ambas ao mesmo tempo.

    • Leonardo Spicacci disse:

      É possível, sim, Adriano. Não há impedimento – a não ser o tempo disponível para você dedicar a duas faculdades. Recomendo que você pense se realmente será mais proveitoso cursar duas faculdades ao mesmo tempo. Sem dúvida, é possível fazê-lo, mas a questão é se você conseguirá fazer as duas bem…
      De qualquer forma, espero que você tome a decisão certa. Qualquer outra dúvida, pode falar conosco.

  55. marina disse:

    Ola… terminei o ensino medio no fim de 2011. me matriculei na faculdade particular acreditando que teria o enem em abril e ja iria fazer o financiamento. como o enem de abril foi cancelada e só tera em novembro, nao ha outra alternativa p ter o financiamento a não ser aguardar novembro??? obrigada

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Marina!
      Se você não fez o ENEM de 2010 ou de 2011, realmente não será possível solicitar o FIES esse ano. No entanto, vários bancos oferecem serviços de financiamento estudantil: Itaú, Banco Real, Santander… Só fique bastante atenta às taxas de juros e aos detalhes do contrato para não sair prejudicada. Recomendo que você consulte o maior número de alternativas possível para escolher a mais vantajosa.
      Espero que dê certo. Boa sorte!

  56. débora caroline disse:

    no meu caso: faço faculdade particular mas a faculdade não é filiada ao fies queria saber se mesmo assim poderia me cadastrar? pago sim a faculdade mas com muito sacrificio e não sei se daria conta de continuar pagando por esse motivo queria saber se teria solução..por favor me dêem uma dica do que poderia fazer??? bjs

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Débora!
      Se a sua faculdade não é cadastrada, não há como solicitar o financiamento pelo FIES. No entanto, existem outras formas de financiamento para universitários oferecidas por outros bancos (Itaú, Santander e Real, por exemplo). De qualquer forma, recomendo que você pesquise bastante e fique totalmente informada das condições de pagamento e das taxas de juros, por exemplo.
      Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco.

  57. dionatan disse:

    quero saber quando que começa a pagar o fies e se pode ser financiado todo o curso de medicina agradeço se responder-me

    • Leonardo Spicacci disse:

      Prezado Dionatan,
      Você pode começar a pagar o FIES até 18 meses após o término da faculdade (a esse período é dado o nome de “carência”). Esse período é dado para que você possa se estabilizar profissionalmente e tenha condições de cumprir com o pagamento.
      E, sim, também é possível financiar todo um curso de Medicina pelo FIES.
      Um abraço e boa sorte!

  58. Mariana disse:

    Eu gostaria de saber se eu poçpo solicitar o fies sem estar matriculada em alguma instituição privada ?

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Mariana!
      O ideal é que você faça sua matrícula e imediatamente se inscreva no SisFIES. Enquanto sua situação estiver sendo avaliada, a instituição não pode cobrar a matrícula, como consta nesta Portaria recentemente publicada pelo MEC: http://sisfiesportal.mec.gov.br/arquivos/portaria_24_2011.pdf. Mesmo que o seu financiamento não seja aprovado, a instituição não poderá cobrar juros pelo atraso no seu pagamento.

  59. Domingos disse:

    Já esclareceu todas as minhas duvidas
    Só tenho a agradecer

  60. David Willian Maziere disse:

    Óla, Tenho duvidas sobre o FIES, gostaria de saber, caso de eu fizer a matricula na universidade para a graduação de medicina, eu gostaria muito de financiala pelo fies, pois não tenho condições nenhuma de paga-lá, a minha duvida é o seguinte: Muitas pessoas falam que para finaciar um curso, é preciso ter um fiador que ganhe o dobro do valor do curso, e outras pessoas dizem que só precisa de fiador se voce tiver o nome sujo, e dizem muitas outras coisas. Então queria saber se eu fosse fazer o curso de medicina eu vo precisar de um fiador? Minha renda por mes é de 1.200 , só mora eu e minha mae. Será que eu consigo finaciar o curso de medicina ?Terei que pagar a matricula? Ele custa 4,500 reais mensais, e a instituição é na unimar, em marilia. Grato pela sua atenção

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, David! Vamos por partes:
      Se a sua renda familiar total é de R$ 1.200,00, você não precisa de fiador, já que a renda por pessoa da família é menor que um salário mínimo e meio (o salário mínimo atualmente está em R$ 622,00). Você pode optar pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo no momento em que fizer a sua adesão ao FIES, seja no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.
      Matrícula: De acordo com uma portaria recentemente publicada pelo MEC (http://sisfiesportal.mec.gov.br/arquivos/portaria_24_2011.pdf), você não precisa pagar a matrícula caso esteja inscrito no FIES.
      Você já tentou o ingresso pelo Prouni? As inscrições para esse ano já terminaram, mas pode ser uma possibilidade para o futuro. No Prouni, ao contrário do FIES, você não precisa “pagar de volta” o governo. É como se ele pagasse sua faculdade. Dê uma olhada nessa matéria: http://www.each.usp.br/prouniversidade/?p=1417
      Esperamos que dê tudo certo para você! Boa sorte!

  61. Joseane Gonçalves de Souza disse:

    Olá! estou querendo fazer jornalismo,mas é preciso eu fazer o ENEM este ano para conseguir o financiamento para o ano que vem?

    • Leonardo Spicacci disse:

      Prezada Joseane,
      Pelas regras atuais do FIES, você precisa ter feito o ENEM em 2010 ou ano posterior. Mas as regras podem mudar e, por isso, recomendo que você faça o ENEM esse ano. Além disso, tendo feito o ENEM, você pode solicitar o ProUni, que é mais vantajoso, uma vez que você não precisa pagar a sua faculdade depois. Para saber mais sobre o Prouni, leia essa página: http://www.each.usp.br/prouniversidade/?p=1417
      Espero ter ajudado… Boa sorte!

  62. Estou muito feliz aqui o Leonardo Spicacci tira todas as dúvidas de como entrar em uma faculdade mesmo não tendo condições financeiras suficientes,meu sonho é fazer jornalismo tenho certeza que vou conseguir graças ao FIES.

  63. isabela disse:

    Oi , gostaria de tirar uma duvida , a renda pra consseguir o fies tem que ser alta ou baixa ? Pois estou tentando fazer minha inscrição e nao passo da 3 etapa pois diz que esta esgotado o limite financeiro da instituição mais outros amigos ja consseguiram o financiamento na propria. Me ajude !

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Isabela!
      Existe um limite máximo para solicitar o FIES, mas ele é razoavelmente alto, de modo que mesmo estudantes de classe média conseguem ter acesso ao financiamento. Sugiro que você entre em contato com o MEC para pedir maiores esclarecimentos. O telefone é 0800-616161 e a ligação é gratuita.
      Quando souber, poste aqui a solução. Outras pessoas podem estar enfrentando o mesmo problema…
      Desculpe não poder ajudá-la dessa vez… Boa sorte!

  64. LISBELLA disse:

    Olá!Passei pra ”MEDICINA” em uma faculdade particular, mas não poderei pagar, o custo é muito alto em torno de R$4.400,00 como faço pra conseguir uma bolsa de 100% atraves do fies?
    tem que tah matriculado,já ter cursado periodo?Há possibilidade de conseguir antes da matricula,o fies já entra pagando a matricula?Ajude-me pois o periodo da matricula está perto de acabar.

    • Leonardo Spicacci disse:

      Olá, Lisbella!
      Primeiramente, parabéns pela aprovação! Mas vamos lá…
      O primeiro passo é você verificar se essa faculdade participa do FIES. Se a resposta for positiva…
      No momento de sua matrícula, você deve informar à instituição que solicitará o FIES. Assim, de acordo com uma portaria recentemente emitida pelo MEC (http://sisfiesportal.mec.gov.br/arquivos/portaria_24_2011.pdf), você ficará isenta do pagamento da matrícula até que o processo de contratação do financiamento seja concluído. Nesse caso, mesmo que o financiamento não seja aprovado, você não terá que pagar multa ou juros por atraso no pagamento.
      Como o valor da mensalidade do curso é bastante alta, você provavelmente está apta a conseguir o financiamento integral, a não ser que a renda por pessoa da sua família (renda familiar total dividida pelo número de membros) seja superior a R$ 7.333,00 (nesse caso, o valor comprometido com a mensalidade seria de menos que 60% da renda familiar por pessoa e, assim, você só poderia solicitar financiamentos parciais).
      Assim que fizer essa matrícula, você deve entrar no SisFIES para iniciar o trâmite para solicitação do financiamento (http://sisfiesaluno.mec.gov.br) e seguir todas as instruções.
      Lembro que
      Estamos torcendo por você! Depois conte se tudo deu certo…

  65. MELISSA disse:

    Olá!Gostaria de saber se tenho direito ao fies,já terminei um curso com um fies mas ja paguei,poderei entrar em outro curso com o fies.

  66. cristiano disse:

    para entra numa univesidade particular tem que a nota do enem mesmos pagando.

    • Leonardo Spicacci disse:

      Não, Cristiano. O processo seletivo varia de acordo com a universidade. Algumas, inclusive, simplesmente aproveitam a nota do ENEM (não há vestibular próprio), mas na maior parte dos casos há várias formas de ingresso e o ENEM não é obrigatório, a não ser que você queira solicitar o FIES ou ingressar pelo Prouni (para saber masi sobre o Prouni, leia essa matéria: http://www.each.usp.br/prouniversidade/?p=1417).

  67. Romélia disse:

    tem com fazer fies com pendencias na faculdade como mensalidades atrasadas?
    obrigado

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Romélia,
      No portal oficial deste Programa de Financiamento (Fies) não existem impedimentos expressos sobre o requisitante ter ou não mensalidades em atraso com a Instituição de Ensino. O impedimento apontado é no caso do aluno ser inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).
      Peço que entre em contato na Central de Atendimento, através do número 0800 616161 para esclarecer este apontamento.
      Boa sorte!

  68. raiane disse:

    eu terminei o ensino medio este ano (2011) e fiz o enem obtivi uma nota de 497 mas infekismente nao me inscrevi no prouni. gostaria de saber se é uma boa opção tentar pelo fies. o fies arcaria com a metade do curso eu pagaria tanto a outra metade que restaria todo mes ou so quando termina-se o curso? é um enprestimo de cem por cento ou nao? vale a pena?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Raiane,
      O Fies é uma opção razoável para quem deseja ingressar logo no ensino superior. Você pode solicitar até 100% de financiamento e começar a pagar apenas quando tiver concluído a faculdade. Espera-se que até lá você tenha conseguido um emprego e consiga arcar com as mensalidades, mas será um compromisso que deverá assumir.
      Os juros são relativamente baixos, mas sugiro que pense com carinho, levando em consideração os prós e contras do Prouni e do Fies.
      Caso opte pelo Prouni, saiba que existe apenas um período por ano (14 a 19 de janeiro) para inscrições e a nota mínima exigida é 400 então você poderá se inscrever para concorrer às vagas.
      Boa sorte!

  69. MELISSA disse:

    Leonardo Spicacci ,mas como falei já paguei O fies(não devo mais nada),mesmo assim não poderei me beneficiar mais?Uma amiga disse que poderia ,desde que tivesse quite com o fies passado.
    Desde Ja agardeço

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Melissa,
      É vedada a participação de pessoas que já utilizaram o Fies, independentemente de inadimplência.
      Caso tenha mais dúvidas, entre em contato! Boa sorte!

  70. Bruna disse:

    Moro com minha mãe e uma amiga, posso incluir minha amiga pra dividir a renda familiar ?

  71. POLIANA disse:

    GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO O FIES 100% SEM TER QUE FAZER A PROVA DO ENEM?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Poliana,
      As pessoas que concluíram o ensino médio no ano de 2010 ou após deverão ter realizado o ENEM 2010 ou posterior para poder se inscrever no Fies.
      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

  72. POLIANA disse:

    GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO O FIES SEM TER QUE FAZER A PROVA DO ENEM?

  73. fabio disse:

    ola? gostaria de cabe,tem 8anos que comclui o ensino medio,edeve ter 5anos ou mais que fiz o enem.ele vale pra eu fazer o fiese em 2012?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Fábio,
      Para se inscrever no Fies você deverá realizar a prova do ENEM novamente, pois de acordo com o novo regulamento, o candidato deve realizar o ENEM 2010 ou posterior, para se inscrever.
      Boa sorte e sucesso!

  74. aline disse:

    Ola, gostaria de saber se fazendo o Fies e conseguindo uma bolsa posteriormente pelo prouni eu conseguiria cancelar o Fies e teria que pagar alguma multa?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Aline,
      De acordo com as instruções obtidas no site oficial do Fies (http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html), a partir de 15 de janeiro de 2010, os que estiverem usufruindo dos benefícios do Fies e forem selecionados pelo Prouni, deverão apresentar uma cópia do ‘Termo de Concessão de Bolsa do Prouni’ à CPSA da instituição de ensino onde encontra–se matriculado com contrato do FIES e um documento comprobatório do encerramento da utilização do Fies à Coordenação do Prouni (como se tivesse que prestar ‘satisfações’ para ambas as partes, justificando o porquê de romper contrato com o Fies).
      Sobre possíveis multas, não há nenhuma informação a respeito. Mas é altamente improvável.
      Caso tenha maiores dúvidas, entre em contato através do 0800 61 61 61 ou no formulário de contato do site oficial do Fies.
      Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

  75. Thais disse:

    Olá, gostaria de saber se eu mesma posso financiar o meu curso de nutrição? Obrigada :)

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Thaís,
      De acordo com o site oficial deste Fundo de Financiamento, ‘podem solicitar o financiamento pelo FIES os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e que seja oferecido por instituição de ensino superior participante do Programa’. Para verificar se sua instituição e curso são participantes, consulte através do seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html
      Boa sorte, sucesso! Cordial abraço.

  76. mayra disse:

    ola
    meu nome e mayra
    tenho um sonho de fazer vestibular, já concluir o ensino médio, mas devido as condições financeira olho ao meu redor e não vejo essa condição foi quando uma amiga minha falou da fies ai eu interessei por isso peço a ajuda de vocês.
    abraço que deus continua ajudando vocês

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Mayra,
      Espero te ajudar neste sonho! Vou tentar resumir alguns caminhos possíveis pra você, além do Fies, tudo bem?
      O que posso te dizer é que existem sim, algumas formas de se estudar sem precisar pagar mensalidade. Você pode prestar vestibulares para as conhecidas ‘faculdades públicas’, como a USP, Unifesp e UNESP (no estado de São Paulo) e diversas outras em todo o país; além disso, você pode realizar a prova do ENEM (que tem funcionado como porta de entrada para muitas faculdades) e se inscrever no Sisu, que é uma espécie de Sistema Unificado de inscrição em faculdades, em que, com sua nota do ENEM, se candidata a vagas de interesse, em faculdades públicas (sem precisar pagar mensalidade). Geralmente a concorrência para estas faculdades é alta, mas depende muito do curso e não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, vale o esforço!
      Existe o Prouni, para quem realizou o ensino médio em escola pública ou particular em condição de bolsista, mas, para isso, é necessário comprovar rendimentos (não é nada muito complicado, no próprio site eles informam a lista de documentos que devem ser apresentados) e, também com sua nota do ENEM, poderá se candidatar a milhares de vagas para diversos cursos particulares em todo o país – e o melhor, com bolsa integral (100%, sem precisar pagar nada) ou parcial (50%).
      O FIES também tem sido uma ferramenta muito procurada por algumas pessoas que não estão confiantes com sua nota do ENEM ou que já estão matriculadas na faculdade e apresentam dificuldades em pagar as mensalidades. É um Financiamento da Caixa, com juros baixos, que permite com que você continue pagando as mensalidades, até anos após sua formação.

      Além disso, as faculdades públicas geralmente cedem “auxílios” aos alunos que não possuem condições financeiras de se manter na faculdade: como transporte, moradia e alimentação; mas, para isso é preciso concorrer com outras pessoas que também deverão levar comprovantes de baixo rendimento.

      Espero que tenha ajudado e desejo muita perseverança e sorte nesse caminho!

  77. JUDAS TADEU CORREIA DE LIMA disse:

    Gostaria de saber o que que dizer comprometimento da renda percapta de 20%? sendo este percentual que dizer que o aluno não faz o fies. E o aluno que não trabalha pode fazer o fies junto com o fiador.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Judas,
      Desculpe, mas li e reli a condição do Fies diversas vezes, e ainda a acho muito vaga… Peço, por favor, que entre em contato direto com eles, através do número 0800 61 61 61 e procure esclarecer esta dúvida. Há ainda um formulário de contato no portal oficial: http://sisfiesportal.mec.gov.br/contato.html.
      Boa sorte!

  78. Diane disse:

    Fiz minha inscrição pro FIES, ja fui na universidade e ja peguei o DRI, pretendo ir no banco amanha, mais gostaria de saber, se lguem ja conseguiu o FIES, se no bano a coisa complica, se é facil! Meus fiadores, estão ok, tudo certinho, será que consigo? Alguem sabe me informar em quanto tempo fico sabendo se consegui ou não, e como eu fico sabendo, se vou no banco e tals?

    Obrigada :D

  79. Livia Maria disse:

    Gostaria de saber,como já terminei o 3° ano do ensino medio,poderia me escrever, mesmo sem fazer a prova do enen.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Lívia,
      Aos que terminaram o ensino médio após o ano de 2010 é obrigatória a realização do exame. Caso tenha concluído antes, não precisará realizar o ENEM.
      Boa sorte, bons estudos!

  80. Ester Lee disse:

    Bom dia, por favor, eu terminei o segundo grau fora do Brasil, na Coréia, mas nao consegui validar o meu certificado aqui. Fiz o ENEM no ano pasado, e preciso tirar o certificado, depois disso eu ja posso faezr o Enem esse ano para prestar a faculdade, e qualquer faculdade particular que eu passar, vcs financiam? Independente do curso, ou da Universidade? E durante o tempo que estiver fazendo a faculdade eu nao pago nada? So comeco a pagar quando terminar o curso?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Ester,
      Você realizou o ENEM ano passado e alcançou as notas exigidas para emissão do certificado do ensino médio? Caso sim, você não precisará realizar o ENEM novamente, caso não queira. Poderá sim, usar a mesma nota.
      O nosso site é de um Programa de Incentivo à Formação no Ensino Superior a moradores da zona leste da cidade de São Paulo e não é um agente financiador, só posta matérias relacionadas ao mundo universitário.
      O Fies é uma espécie de Financiamento, da Caixa, com juros baixos. Você pode simular o cálculo de seu financiamento através do próprio site oficial (http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html). Ele permite, se seu perfil se encaixar aos requisitos, que você comece a pagar a faculdade até anos após a conclusão do curso.
      Além do Fies existem outras maneiras de ingressas no ensino superior, sem precisar pagar nada! Uma que tem se destacado muito é o Prouni… Você concorre a bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) em universidades particulares, com sua nota do ENEM! Saiba mais em: http://siteprouni.mec.gov.br.
      Boa sorte e bons estudos! Sucesso!

  81. Estela disse:

    Para entrar no fies eu preciso fazer o vestibular da faculdade que pretendo ingressar?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Estela,
      Sim, para solicitar o Fies você precisa ingressar na faculdade. Seja por vestibular, nota do ENEM ou qualquer outro método de avaliação seletiva.
      Sugerimos, antes de mais nada, que confira se a Instituição pretendida participa deste Programa (Fies), o que pode ser feito através do seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html.
      Desejo muita sorte e luz neste novo caminho!

  82. marcelo disse:

    boa noite tenho uma duvida.
    Estudei numa faculdade e fui beneficiado pelo pro-uni com bolsa total, terminei a faculdade.E agora queria fazer uma outra faculdade particular queria saber se posso fazer o enem e solicitar o pro uni de novo ou se posso fazer o FIES.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Marcelo,
      Infelizmente você não poderá ser beneficiado mais uma vez pelo Prouni (a não ser que seja professor de rede pública, eles abrem exceção para este caso – concorrendo apenas ao curso de Licenciatura). Existem alguns impedimentos para a inscrição do Fies (inadimplência com o Programa de Crédito Educativo; já ter sido beneficiado pelo Programa; estar com trancamento geral na Instituição no momento da inscrição no Programa).
      Pelo que informou na mensagem, é possível realizar a inscrição no Fies, sem problemas.
      Além disso, existem as universidades públicas e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza sua nota do ENEM como critério de concorrência a vagas em universidades públicas de todo o país.
      Espero ter ajudado! Bons estudos!

  83. ola eu tenho todos os documentos necessarios para fazer o Fies enclusive a minha faculdade e credenciada , mas quando fui fazer a inscriçao o senhor que me atendeu me disse que eu nao poderia fazer pois nao fis o enem , sera que tem condiçoes de eu conseguir pois eu terminei o ensino medio em 2009 e meu certificado esta em 2010 nao intendi aguarda sua resposta , OBRIGADO!

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Antônio,
      Você pode argumentar em sua Instituição que, de acordo com regulamento que consta no site do Programa de Financiamento Estudantil (FDE|Fies), é obrigatória a realização da prova ENEM APENAS aos que terminaram o ensino médio após o ano de 2010. Como você concluiu os estudos no ano de 2009 não é obrigado a realizar este Exame.
      Não há de quê! Boa sorte na resolução deste problema!

  84. Douglas Eduardo disse:

    Boa noite.

    Estou no 2° semestre na faculdade, consigo fazer o FIES?

  85. Renato disse:

    Pesquisei sobre a nova regra do fies e vi que a matricula pode ser isenta, mas liguei para a facul e a secretaria disse que eu teria que pagar a matricula e esperar a aprovação, oq faço? já que tbm vi que vc pode solicitar a fies antes da matricula, como assim se no cadastro exige o numero da matricula?

    outra dúvida, estudei em escola publica,é verdade que o financiamento pode ser de 100%? caso sim,a opção só deu 50%….

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Renato,
      Como este regulamento é novo, imaginamos que a Instituição (ou alguns funcionários) não esteja a par. Não é que a matrícula seja “isenta” e sim incluída no Financiamento, sendo paga no decorrer das parcelas. Peço para que ligue no 0800 61 61 61 e solicite maiores informações sobre como agir neste caso.
      O Financiamento pode ser de até 100% do valor das mensalidades, mas, para isso, é realizada uma análise de seu perfil. No próprio site do Programa, há uma área reservada para Simulação, que pode ser acessada através do seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Boa sorte! Bons estudos!

  86. Lucia disse:

    Gostaria de saber se ainda é preciso fiador?
    e como consigo 100% de financiamento?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Lúcia,
      Dispensa-se a necessidade de fiador apenas aos alunos bolsistas parciais do Prouni, ou que estejam matriculados em cursos de licenciatura ou que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Estes podem optar pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) no momento da inscrição.
      Para avaliar se é possível financiar 100% de suas mensalidades, sugerimos que realize a Simulação de Financiamento no próprio site do Programa, através do seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Espero ter ajudado! Boa sorte!

  87. LIP disse:

    Boa tarde caros amigos.

    Acabei de entrar num estágio de Cirurgia Geral do Hospital do Mandaqui e ficarei 2 anos sem receber uma bolsa dada á residentes. Fiz o Fies na metade da minha faculdade e gostaria de abonar a dívida pagando com meu trabalho nesse hospital, existiria essa possibilidade já que ficarei impossibilitado de trabalhar devido a carga horária ser extensa. No aguardo. Obrigado.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Filippe,
      Infelizmente seu caso é muito específico e não existem informações a respeito no portal do Programa. Sugerimos que entre em contato através do 0800 61 61 61 ou no formulário de contato do próprio site.
      Há um Programa do Governo do Estado que pensa em conectar horas dedicadas ao trabalho na área do cuidado/saúde e pagamento parcial das mensalidades do curso (na área de saúde). O site não dá muitas informações sobre, mas há um formulário de contato! O site oficial deste outro Programa é: http://www.jovensacolhedores.saude.sp.gov.br/.
      Boa sorte, bons estudos!

  88. Débora disse:

    Gostaria de saber se posso abandonar o
    meu curso na faculdade apos 2 semestre e ter assinado o contrato do fies,e se puder como posso pagar minha divida so deste 2 semestre?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Débora,
      Você precisará procurar informações em sua Universidade, solicitar trancamento (para não perder os semestres cursados) e renegociar sua dívida juntamente com o Fies. Sugiro que entre em contato através do 0800 61 61 61 e peça maiores informações sobre como agir.
      Espero ter ajudado, boa sorte!

  89. amanda Estrela disse:

    vou terminar esse ano o encino medio e quero fazer o fies sei que precisa ter o enem mais se minha nota for baixa posso fazer o fies. quero fazer medicina pela fies o que devo fazer??

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Amanda,
      A realização do ENEM é obrigatória, mas não é estipulada nenhum tipo de nota mínima para inscrição, fique tranquila em relação a isso.
      Antes de mais nada, deverá verificar qual Instituição é participante do Programa, realizar o processo seletivo escolhido pela Instituição para ingresso, passar e solicitar o Financiamento (esta verificação é feita pelo próprio site do Programa).
      Para saber se seu perfil permite financiamento, você deverá saber qual é o valor da mensalidade do curso e realizar uma Simulação através do próprio portal oficial do Programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Espero ter ajudado! Bons estudos!

  90. Lucian disse:

    Olá, eu faço faculdade pública se eu passar em uma faculdade particular mesmo estando matriculado na pública eu posso usar o fies? devo trancar primeiro a publica? ou nada ver posso fazer as duas?? obrigado galeraa!!!

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Lucian,
      No portal do Fies não há nenhum impedimento aos que cursam (desde que, evidentemente, não haja conflito de horário) ou já cursaram ensino superior. O que não é permitido é cursar duas graduações simultâneas em universidades públicas.
      Caso queira buscar uma informação mais precisa, sinta-se à vontade em entrar em contato através do 0800 61 61 61 ou do formulário virtual de contato: http://sisfiesportal.mec.gov.br/contato.html.
      Espero ter ajudado! Boa sorte, bons estudos!

  91. Quero saber dos se consigo o Fies

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Vitor,
      No portal oficial do Fies há uma área reservada para Simulação de Financiamento. Imagino que seja útil para saber se seu perfil permite este Financiamento.
      Além disso, alguns detalhes são importantes serem frisados: quem concluiu o ensino médio a partir de 2010 deverá realizar a prova do ENEM para se inscrever no Programa; é preciso consultar se a Instituição pretendida está cadastrada no Programa e se não impedimento em sua inscrição (ver em dúvidas frequentes). Todas estas informações podem ser obtidas a partir do portal oficial: http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html.
      Espero ter ajudado! Bons estudos!

  92. Thaís Macedo disse:

    Olá!
    Terminei o ensino médio em 2011,
    preciso prestar ENEM agora em 2012 pra tentar
    o FIES?

    E se eu for com nota baixa no ENEM, ainda assim consigo tentar FIES?

    Beijos.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Thaís,
      Todos os estudantes que terminaram o ensino médio após o ano de 2010 precisam ter realizado ENEM 2010 ou posterior para poder se inscrever no Fies. Apesar desta obrigatoriedade, não existe nenhuma exigência relacionada ao seu desempenho na prova, apenas sua realização, fique tranquila!
      Cordial abraço,

  93. Marcela Silva de Lima disse:

    Boa tarde!
    Essa semana eu estava vendo na tv que que o FIES financia a faculdade de medicina e apos o termino da faculdade eu pago com trabalho.
    Gostaria de saber como funciona isso!
    Desde já obrigada
    Beijos

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Marcela,
      O Fies é um Financiamento da Caixa, com juros baixos (mas existentes!). Após análise de seu perfil, que pode até ser simulado no próprio site oficial, você poderá financiar até 100% do valor das mensalidades no decorrer do curso e começar a pagar estas parcelas, acrescidas dos juros, até anos após sua formação!
      Mas é importante destacar que você não pagará com “seu trabalho”. O programa espera que com este apoio você consiga conquistar um emprego ao término da faculdade, mas não existem garantias de empregabilidade.
      Espero ter ajudado! Para mais informações, e até para a ‘Simulação do Financiamento’, confira a página do Programa no seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

  94. Erika disse:

    Boa tarde!
    Tenho 16 anos estou no segundo colegial estudo em escola pública, mas já estou pensando em como pagar minha faculdade, pois quero fazer Arquitetura e urbanismo, mas não tenho situações financeiras para pagar, as minhas dúvidas são:

    Como se prepara para o ENEM?

    Com quantos anos pode estar fazendo a prova?

    Quando acaba meus estudos posso estar fazendo o FIES?

    Se fizer a prova ENEM e ocorrer de tirar notas baixas, posso fazer o FIES?

    Desde Já muito obrigado! Bjos

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Erika,
      Antes de mais nada, o papel do ENEM pode ser para testar seus conhecimentos, logo, se tiver interesse, pode realizar a prova este ano! Assim já terá uma noção do teor e dinâmica da prova.
      O ENEM, a partir de 2010, foi remodelado e passou a significar muito mais para quem pretende ingressar no ensino superior… Além do Fies, que é um Financiamento da Caixa, com juros baixos que permite que você comece a pagar as mensalidades até anos após sua formação (quando, idealmente, você já tenha condições de custeá-las) existem outras possibilidades de fazer faculdade sem precisar pagar, como o Prouni e o Sisu (usam a nota do ENEM para concorrer às vagas) ou por vestibulares tradicionais em universidade públicas.
      Caso tenha alguma dúvida específica dos exemplos citados, entre em contato através do cursinho-each@usp.br ou nosso formulário de contato!
      Cordial abraço!

  95. Marcio Nascimento disse:

    A faculdade remodelou a grade escolar, e me fizeram obrigatoriamente repetir o mesmo periodo, para nao me reterem, e cair de grade, uma adaptação para varios alunos, com carga horaria mais baixa, eu tive que repetir o 8ª periodo novamente, e exatamente quando iria para o 9ª periodo, eu concedi o FIES no meu 8 periodo, quer dizer, nao adiantou nada.. tem a possibilidade, de renegociar, e o FIES pagar novamente meu 8 ª periodo, e consequentemente aumenta em 6 meses o financiamento ?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Márcio,
      Infelizmente seu caso é muito específico e não existem informações a respeito no portal do Programa. Sugerimos que entre em contato através do 0800 61 61 61 ou no formulário de contato do próprio site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/contato.html.
      O que sei é que eles abrem sim, a possibilidade de renegociação, através do próprio site, mas sugiro que entra em contato com eles para buscar informações mais precisas.
      Espero ter ajudado! Boa sorte e bons estudos!

  96. Victor dos Santos disse:

    Olá, eu gostaria de saber se eu terminar o Ensino Médio em um colégio Cooperativista, Bolsista, eu consigo o FIES?.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Victor,
      Você pode se candidatar normalmente no Programa. Não há impedimento para quem tenha estudado em escolas privadas em condição de aluno pagante ou bolsista.
      Boa sorte!

  97. jonatas disse:

    olá ,estou terminando o ensino medio e quero fazer arquitetura financiaca pelo FIES em uma faculadade particular, gostaria de saber se preciso passar no vestibular antes,se posso financiar em 100% ja que nao tenho condiçoes de pagar durante o curso pois preciso trabalhar pra mim manter. por mais que seja otimo esse progama exige muitas coisas que muitos nao podem fazer. entao poderia tirar todas as duvidas possiveis ?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Jonatas,
      Para solicitar o Fies você precisa ter passado na Instituição que pretende solicitar o Financiamento… Lembrando que você deverá ter realizado o ENEM, caso ainda não tenha feito!
      Para saber a porcentagem de financiamento você precisa submeter seu perfil à análise, o que pode ser feito pelo Simulador que o Programa Fies tem no próprio site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Além disso, aproveite para navegar no site, conferir as Instituições (faculdades) participantes e mais informações sobre taxa de juros e outras coisas!
      Boa sorte, bons estudos!

  98. barbara disse:

    eu não fiz o enem. eo posso me escrever?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Bárbara,
      Se você terminou o ensino médio em 2010 ou depois disso é exigido o ENEM, mas a nota não interfere na sua avaliação para o Financiamento.
      Caso tenha terminado antes, não é preciso.
      Abraços!

  99. barbara disse:

    eu não fiz o enem. Eu posso me cadastrar?

  100. Phamella disse:

    Olá, terminei o ensino medio no ano passado e estou tentando medicina…. Minha duvida é : consigo o FIES já na primeira mensalidade ou a primeira eu tenho que pagar do meu proprio bolso ?? para o curso de medicina é preciso fiador ?? e eu consigo financiar 100% o valor do curso ?? Obrigado

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Phamella,
      Você pode inclusive incluir o valor da taxa da matrícula nas mensalidades de seu Financiamento através do Fies (isto é novo, então nem todos os funcionários da Instituição estão habilitados a te oferecer essa informação – que pode ser confirmada através da Central de Atendimento do Programa, através do 0800 61 61 61).
      A presença de um fiador é obrigatória (com exceção a bolsistas parciais do Pró-Uni, que podem contar também com o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo). Para saber se você pode pleitear os 100% de Financiamento é preciso consultar o Programa, mas o próprio site possui uma área reservada para Simulação, que pode ser acessado no seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Boa sorte! Bons estudos!

  101. Junior Martins disse:

    Olá,gostaria de saber mais sobre comprovante de rendimentos.Pretendo dar entrada no FIES com o meu pai como fiador,ele recebe um benefício acumulativo de 1.700 (pensão + aposentadoria) reais + um salário de 622.Estou tendo problemas para comprovar esses 622 da CLT, eu posso dar entrada somente com os 1.700 já que esse valor cobre 2x o valor da mensalidade? Obrigado.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Júnior,
      Infelizmente não sei te dizer com precisão qual é o rendimento necessário para pleitear o Financiamento da Caixa (Fies). Peço, por gentileza, que você utilize a ferramenta disponibilizada por eles, no próprio site oficial: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php. Busque incluir apenas o valor comprovado, já que deverá comprová-los depois.
      Desculpe, mas espero ter ajudado! Boa sorte! Abraços.

  102. alexssandro disse:

    SOCORRO! eu não fiz o Enem, não foi por desenteresse meu, é que no dia da prova eu fiqui doente e ñ fiz. Porem agora eu ja terminei meus estudos estou com 17anos e quero me formar em finanças, mas n tenho condiçoes de financiar. o que eu fasço?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Alexssandro,
      Vou tentar resumir algumas formas de fazer faculdade sem pagar mensalidade, começar a pagar depois de formada ou com desconto, tudo bem? Peço que leia com atenção e nos pergunte caso alguma destas formas te interesse!

      Você pode prestar vestibulares para as conhecidas ‘faculdades públicas’, como a USP, Unifesp e UNESP (no estado de São Paulo) e diversas outras em todo o país; além disso, você pode realizar a prova do ENEM (que tem funcionado como porta de entrada para muitas faculdades) e se inscrever no Sisu, que é uma espécie de Sistema Unificado de inscrição em faculdades, em que, com sua nota do ENEM, se candidata a vagas de interesse, em faculdades públicas (sem precisar pagar mensalidade). Geralmente a concorrência para estas faculdades é alta, mas depende muito do curso e não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, vale o esforço!
      Existe o Prouni, para quem realizou o ensino médio em escola pública ou particular em condição de bolsista, mas, para isso, é necessário comprovar rendimentos (não é nada muito complicado, no próprio site eles informam a lista de documentos que devem ser apresentados) e, também com sua nota do ENEM, poderá se candidatar a milhares de vagas para diversos cursos particulares em todo o país – e o melhor, com bolsa integral (100%, sem precisar pagar nada) ou parcial (50%).
      O FIES também tem sido uma ferramenta muito procurada por algumas pessoas que não estão confiantes com sua nota do ENEM ou que já estão matriculadas na faculdade e apresentam dificuldades em pagar as mensalidades. É um Financiamento da Caixa, com juros baixos, que permite com que você continue pagando as mensalidades, até anos após sua formação (para quem se formou em 2010 ou depois, é exigida a realização do ENEM). Você precisa saber antes de mais nada se seu curso é participante do programa… Isso pode ser feito através do seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html. Neste mesmo site (oficial) você poderá buscar outras informações a respeito do Financiamento!

      Além disso, as faculdades públicas geralmente cedem “auxílios” aos alunos que não possuem condições financeiras de se manter na faculdade: como transporte, moradia e alimentação; mas, para isso é preciso concorrer com outras pessoas que também deverão levar comprovantes de baixo rendimento.

      Desejo sorte e perseverança nessa jornada!

  103. aline disse:

    oi gostaria de saber como faço para pegar o fies.Por que eu nao trabalho teria como conseguir finaciar o curso de medicina.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Aline,
      Antes de mais nada, caso tenha concluído o ensino médio em 2010 ou após isso, você deve ter realizado a prova do ENEM.
      Para saber se o Fies aceita seu perfil e rendimentos como participante do Financiamento, você pode utilizar uma ferramenta disponibilizada no próprio site oficial do Programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Você precisa também consultar se a Instituição que pretende estudar participa do Programa e deve realizar o vestibular e/ou processo seletivo para ingressar no ensino superior.
      É possível incluir o valor da matrícula nas parcelas que serão pagas em seu financiamento. Caso prefira, entre em contato com atendimento gratuito do Fies: 0800 61 61 61.
      Bons estudos!

  104. Victor dos Santos disse:

    Diz minha vizinha que: a Filha dela estudou todo o Fundamental I, II e o 1° e 2° em colégios particulares, e concluiu o 3° ano em uma escola publica, e disse que isso implicava em varias coisas, por que, quem termina o Ensino médio é isentou ou tem beneficios. Primeiro eu queria saber quais são esses beneficios (se souberem e claro) e no meu caso que sou bolsista de uma cooperativa, e estou cursando o 3° do Ensino Médio, eu posso sair de la como se estivesse com tais beneficios ou privações no meu caso la eu cursando em um colégio cooperativista e bolsista? Meu grande medo é que se caso eu faça a prova de algum vestibular de Universidade Federal eu não poder entrar por conta do termino do 3° do ensino médio em uma cooperativa, mesmo sendo bolsista.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Victor,
      Para se beneficiar de Programas como o Prouni (em que o aluno é contemplado com bolsas parciais ou integrais de estudo, em universidades privadas/particulares) é necessário ter realizado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular, em condição de bolsista.
      Não há limitação nenhuma em estar cursando seu ensino médio em condição de bolsista, o que permite que você pleiteie oportunidades como o Sisu (que, com a nota do ENEM concorre à vagas em universidades públicas), Prouni (podendo, também com sua nota do ENEM, concorrer à bolsas com 100% ou 50% de desconto – o que dependerá de sua renda familiar), vestibulares tradicionais (normalmente com opção de pontuação acrescida para bolsistas) ou solicitar o Fies após entrar em uma faculdade/universidade particular e tiver interesse de financiar as mensalidades, tendo a possibilidade até de começar a pagar após conclusão do curso.
      Caso tenha interesse e dúvidas sobre algum destes caminhos, entre em contato conosco! Será um prazer poder te ajudar ;) ! Todos os programas possuem sites oficias de consulta de informações também.
      Bons estudos! Abraço.

  105. Marjoryh Rosa disse:

    Gostaria de cursar medicina, mas não tenho condições de pagar no momento.
    Como proceder como financiamento? Qual seria o primeiro passo?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Marjoryh,
      Antes de mais nada, caso tenha concluído o ensino médio em 2010 ou após isso, você deve ter realizado a prova do ENEM.
      Para saber se o Fies aceita seu perfil e rendimentos como participante do Financiamento, você pode utilizar uma ferramenta disponibilizada no próprio site oficial do Programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Você precisa também consultar se a Instituição que pretende estudar participa do Programa e deve realizar o vestibular e/ou processo seletivo para ingressar no ensino superior.
      É possível incluir o valor da matrícula nas parcelas que serão pagas em seu financiamento. Caso prefira, entre em contato com atendimento gratuito do Fies: 0800 61 61 61.
      Além do Fies (Financiamento da Caixa) existem outras possibilidades, principalmente se tiver realizado o ensino médio em escola pública ou em particular em condição de bolsista, como o Prouni! Independente disto, há o Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que permite que você concorra, com sua nota do ENEM, à vagas em universidades públicas.
      Bons estudos!

  106. Fernanda disse:

    Olá, eu fiz o enem no final do ano passado, mas tirei 505 e não consegui entrar na faculdade. Eu gostaria de fazer licenciatura em letras – Português e vi uma propagando na televisão falando sobre o fies, que depois que o aluno se forma pode pagar trabalhando na rede pública. Será que tu sabes me dizer como funciona isso? Quanto por cento do meu salário vai para o pagamento do financiamento? E em quantas vezes eu posso parcelar o total do financiamento? Desde já agradeço!

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Fernanda,
      Além das alternativas, que já deve conhecer, como Prouni e Sisu, em que você concorre com sua nota do ENEM, há o Fies, que é um Financiamento da Caixa, com juros baixos.
      No site oficial deste programa há uma área reservada para Simulação de um Financiamento, em que você insere seus dados econômicos e da Instituição que pretende estudar (é válido ressaltar que não são todas as instituições de ensino superior privado que participam, mas a lista geral pode ser consultada também no site). Você pode acessá-lo através do link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      A priori você pode financiar todo seu curso e começar a pagar as parcelas até anos após sua formação!
      Desejo sorte e sucesso! Cordial abraço.

  107. calane disse:

    ola, sou bolsita do prouni desde 25/01/2012. e quero fazer o fies da outra metade.mas o site do fies não atualiza que sou bolsista.
    preciso mto do financiamento, pois mesmo com a bolsa não consigo pagar.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Calane,
      Indicamos que procure a Instituição de ensino que estuda e peça para que essa atualização seja feita, frisando sua importância. Sobre o Fies, você pode ter acesso a informações mais pontuais através do atendimento gratuito: 0800 61 61 61.
      Boa sorte, bons estudos!

  108. calane disse:

    quero saber quanto tempo ainda vai levar para atualizar

  109. Olá, queria tirar uma dúvida.
    Terminei o tereciro ano em uma escola publica, e isso ja faz um ano, gostaria de saber se esse ano que fiquei parada sem estudar pode impedir que eu entre em uma faculdade pelo fies ?
    pra entrar no fies tenho que após terminar o terceiro ano ir direto atras, ou após esse ano depois do terceiro posso fazer mesmo assim ?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Éricia,
      Você pode solicitar normalmente o Financiamento! Só e exigido, para quem tenha terminado após 2010, a realização do ENEM para realizar a inscrição no Fies (eles não usam seu desempenho na prova como critério de seleção, fique tranquila).
      Sucesso, bons estudos!

      • Que bom, muito obrigada pela informação!
        Fiquei muito feliz pq tambem tenho uma amiga minha que vai terminar o terceiro ano que vem, e ela ta pesando em ficar parada por um ano tbm após o termino do terceiro, e ela tbm estava preocupada se podia ou não fazer o fies após essa pausa. Mais com sua informação vou avisa-la que é possivel sim. Obrigada!

  110. Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber como eu faço para renovar a minha inscrição no FIES, pois o meu prazo foi encerrado e foi exigido vários documentos que no site não informava, porquê eu sou menor de idade. Grata!

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Katherine,
      No próprio portal do Fies existe uma área reservada para renegociação: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/renegociacao/seguranca.
      Caso esta área não esteja disponível para você, entre em contato através do atendimento gratuito 0800 61 61 61 ou através do formulário de contato do próprio site oficial deles.
      Espero ter ajudado! Boa sorte, bons estudos!

  111. calane disse:

    quando vou na faculdade, dizem que preciso que essa atualização seja feita. já liguei várias vezes no 0800616161 e abri mais de 5 protocolos, os quais o MEC manda email, dizendo que foi finalizado. mas niguem resolve o meu problema.eu preciso realmente que seja atualizado, pois estou com duas mensalidades em aberto. e não gostaria de ter que abrir mão da minha bolsa para fazer o FIES.me ajude é muito serio.conto com a copreesão de voces.

  112. calane disse:

    é muito dificil, pois em cada lugar que busco ajuda, me dão uma resposta diferente que não resolve nada.custa alguem me dizer uma data que o site do fies vai atualizar, pois ficaria mais tranquila.pelo menos uma explicação de porque não atualiza, pois tive a informação que o fies tem um prazo de 15 dias para fazer a atualização e já se passaram dois meses.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Calane,
      Entendo sua situação, mas não trabalhamos com o Fies e nem para ele. Não temos nenhum tipo de informação sobre andamento ou solicitação aberta por algum participante do Programa.
      Nosso site é do Pró-Universidade, um Programa que ofereceu nos últimos dois anos, cursinho pré-vestibular gratuito a alunos da rede pública de ensino que estudam na zona leste de São Paulo, para incentivo à continuidade dos estudos. Usamos este portal como forma de manter os jovens atualizados sobre as notícias do mundo universitário e tentamos ajudá-los no que pudermos, mas seu caso em especial depende de outras partes – no caso a Instituição que estuda e a Caixa (Fies).
      Conto com sua compreensão. Boa sorte!

  113. ola ,meu nome e soraia .sou tec de enfermagem e gostaria de fazer uma facudade de medicina .minha area e geatria ,gostaria de estudar e não tenho dinheiro para pagar

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Soraia,

      Vou tentar resumir algumas formas de fazer faculdade sem pagar mensalidade, começar a pagar depois de formada ou com desconto, tudo bem? Peço que leia com atenção e nos pergunte caso alguma destas formas te interesse!

      Você pode prestar vestibulares para as conhecidas ‘faculdades públicas’, como a USP, Unifesp e UNESP (no estado de São Paulo) e diversas outras em todo o país; além disso, você pode realizar a prova do ENEM (que tem funcionado como porta de entrada para muitas faculdades) e se inscrever no Sisu, que é uma espécie de Sistema Unificado de inscrição em faculdades, em que, com sua nota do ENEM, se candidata a vagas de interesse, em faculdades públicas (sem precisar pagar mensalidade). Geralmente a concorrência para estas faculdades é alta, mas depende muito do curso e não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, vale o esforço!
      Existe o Prouni, para quem realizou o ensino médio em escola pública ou particular em condição de bolsista, mas, para isso, é necessário comprovar rendimentos (não é nada muito complicado, no próprio site eles informam a lista de documentos que devem ser apresentados) e, também com sua nota do ENEM, poderá se candidatar a milhares de vagas para diversos cursos particulares em todo o país – e o melhor, com bolsa integral (100%, sem precisar pagar nada) ou parcial (50%).
      O FIES também tem sido uma ferramenta muito procurada por algumas pessoas que não estão confiantes com sua nota do ENEM ou que já estão matriculadas na faculdade e apresentam dificuldades em pagar as mensalidades. É um Financiamento da Caixa, com juros baixos, que permite com que você continue pagando as mensalidades, até anos após sua formação. Você precisa saber antes de mais nada se seu curso é participante do programa… Isso pode ser feito através do seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html. Neste mesmo site (oficial) você poderá buscar outras informações a respeito do Financiamento!

      Além disso, as faculdades públicas geralmente cedem “auxílios” aos alunos que não possuem condições financeiras de se manter na faculdade: como transporte, moradia e alimentação; mas, para isso é preciso concorrer com outras pessoas que também deverão levar comprovantes de baixo rendimento.

      Desejo sorte e perseverança nessa jornada!

  114. ola ,meu nome e soraia .sou tec de enfermagem e gostaria de fazer uma facudade de medicina .minha area e gereatria ,gostaria de estudar e não tenho dinheiro para pagar

  115. como fazer o curso e pagar depois de se formar

  116. Antonio disse:

    Olá já faço um curso da área de saúde porém pretendo transferir para medicina,no entanto para poder se cadastrar no fies é necessario já está matriculado e em qual período posso contactar o fies? e quanto ao fiador além de ter que comprovar salário superior ao da mensalidade e ter nome limpo, o que mais é exigido pela caixa?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Antônio,
      Para se inscrever no Fies é preciso estar matriculado no curso em que solicitará o Financiamento. Logo, deverá ter sido aprovado no processo de transferência/ingresso antes de solicitá-lo. No entanto, se você não tiver condições de pagar o valor da matrícula cobrada pela Instituição, você pode negociar com o Fies a inclusão deste valor nas parcelas de seu financiamento que deverão ser pagas.
      A Caixa deve utilizar como base de cálculo de risco a renda do fiador, mas peço para que busque utilizar o Simulador disponibilizado no site oficial do Programa e fazer o ‘teste’: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Sucesso e bons estudos!

  117. Julia disse:

    Olá , ja me formei no 3ª ano em escola particular em 2011 e estou fazendo pré vestibular atualmente ! gostaria de ingressar no curso de medicina , vou tentar para federal e particular ! como funciona o FIES ? é pelo enem ? e se algumas faculdades nao exigirem o enem ? obrigada

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Júlia,
      Todos que concluíram o ensino médio após o ano de 2010 devem realizar o ENEM para solicitarem o Fies. Seu desempenho no ENEM não servirá como critério de seleção, não se preocupe.
      O Fies é uma espécie de Financiamento, da Caixa, com juros baixos; que permite que você comece a pagar as mensalidades de seu curso até anos após sua formação.
      No site oficial do Programa há uma área reservada para Simulação. Sugiro que experimente acessá-la e ler mais sobre as condições antes de solicitá-lo: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Bons estudos! Cordial abraço.

  118. Juliana disse:

    Olá, bom eu cursava Enfermagem com 70% no FIES e estava pensando em transferir de curso, mas para que não desse nada errado todos os dias ligava na IES e cheguei a ir algumas vezes lá para saber certo se minha transferência seria possível. Inclusive até questionei se seria possível aumentar o percentual e me garantiram que sim, só que eu teria que encontrar outro fiador já que o curso era bem caro; e tendo essas informações não pensei duas vezes e mudei o curso.
    Agora estou com a pulga atrás da orelha, pois acessei o sisfies para fazer o aditamento e essa opção a qual fui informada que seria possível mudá-la não é liberada mais que 70%. Teria como resolver esse problema com o banco contratado?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Juliana,
      Infelizmente seu caso é muito específico e não existem informações a respeito no portal do Programa. Sugerimos que entre em contato através do 0800 61 61 61 ou no formulário de contato do próprio site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/contato.html.
      O que sei é que eles abrem sim, a possibilidade de renegociação, através do próprio site, mas sugiro que entra em contato com eles para buscar informações mais precisas.
      Espero ter ajudado! Boa sorte e bons estudos!

  119. Juliana disse:

    …ah e o comprometimento de minha renda familiar ultrapassa os 60%.

  120. ana disse:

    estudo em uma faculdade particular e quero financiar meu curso.
    porém, gostaria de tentar também vestibulinho para faculdade pública!
    se eu financiar, e depois passar na universidade como fica o financiamento??
    eu posso fazer isso?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Ana,
      O Fies só inclui em sua área de ‘perguntas mais frequentes’ o caso em que o aluno consegue uma bolsa do Fies após ingressar no Financiamento Fies. Neste caso é possível solicitar a renegociação e pagar apenas o período cursado na Instituição.
      Infiro que a renegociação também seja possível no caso de aprovação em Instituições Públicas, mas sugiro que entre em contato através do atendimento gratuito: 0800 61 61 61 ou formulário de contato do portal oficial: http://sisfiesportal.mec.gov.br/contato.html.
      Boa sorte! Bons estudos! Cordial abraço.

  121. so quem concluiu de 2010 pra frente que é obrigatorio fazer o ENEM pra conseguir o FIES?e quem concluiu antes de 2010 pode conseguir o FIES sem ter feito o ENEM?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Silvana,
      Exatamente! Quem terminou antes de 2010 é desobrigado a ter realizado o ENEM para se inscrever neste Financiamento.
      Cordial abraço,

  122. Camila disse:

    Quando já estamos cadastrados no FIES, e caimos de grade por conta das dependencias na faculdade, o FIES é automaticamente cancelado?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Camila,
      Imagino que as seguintes questões sejam esclarecedoras para você:
      1) Eu posso perder o financiamento?
      Em caso de reprovação, o aluno não perde o financiamento. Ele deve suspender o financiamento, por até dois semestres, caso tenha sido reprovado no ano ou semestre anterior, ou se não obteve o mínimo de 75% de aproveitamento no ano ou semestre anterior ou ainda se estiver cursando apenas dependências.

      2) Como recuperá-lo?
      Se o aluno suspendeu seu financiamento por falta de aproveitamento acadêmico, assim que voltar a cursar o ano ou semestre letivo normal do curso, poderá solicitar o aditamento, dentro do período determinado pela Caixa. O Financiamento será ativado novamente.

      > Se o aluno já realizou uma suspensão e não fez o aditamento ao retornar ao curso, ele não poderá mais recuperar seu financiamento.

      3) Qual a documentação necessária para recuperar o FIES?
      É necessário somente que o aluno informe ao CABES a intenção de obter o financiamento novamente desde que seja dentro do prazo determinado pela Caixa.

      4) Posso ficar sem pagar as mensalidades enquanto aguardo o financiamento ser aprovado?
      Não. O aguardo da aprovação não implica no não pagamento das mensalidades.

      Cordial abraço,
      Fonte: http://www.unifieo.br/noticia.php?sec=106&ssec=26&nsec=Bolsas+e+Descontos&nssec=Graduacao+e+Graduacao+Tecnologica&mat=267&titulo=Fies

  123. merilane disse:

    estou com restriçao no meu nome ,e gostaria de saber se mesmo assim consigo financiar meus estudos…aguado resposta mt obrigado..

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Merilane,
      Restrições em seu nome não impedem de realizar a inscrição no programa, não se preocupe.
      Boa sorte! Abraço!

  124. thiago andrade disse:

    tenhu 21 anos,e fiz o ensino médio pelo eja,gostaria de saber,se eu preciso estar matriculado na faculdade para mi inscrever no fies,e se sim,o que acontece se eu me matricular e depois nao conseguir o financiamento?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Thiago,
      A priori é necessário estar matriculado na Instituição de Ensino para solicitar o Financiamento da Caixa. No entanto, a partir do momento que o aluno passa no vestibular – ou processo seletivo da Instituição – e não possui condições financeiras para arcar com o valor da matrícula, é possível acionar o Fies e solicitar inclusão do valor da matrícula no parcelamento de seu financiamento. Só indico fortemente que procure acompanhar os calendários da Faculdade que pretende estudar e conciliá-los com os prazos estabelecidos pelo Fies e esteja atento, pois por essa informação ser recente, alguns funcionários do atendimento do Fies e da Faculdade não deverão saber. Exija seus direitos e bons estudos!
      Cordial abraço,

  125. GOSTARIAD E SABER SE QUEM É FINANCIADO PELO FIES PODE FAZER TRANFEREBCIA DE UNIDADE ESCOLAR ?
    SE PUDER ME RESP JUA LHE AGRADEÇO

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Gilmara,
      Esta questão deve ser discutida em conjunto com a Instituição que cursa sua graduação. Se houver alteração de valor nas mensalidades será permitido fazer uma renegociação para alteração do valor das parcelas a serem pagas!
      Bons estudos! Abraço,

  126. thassia lauane disse:

    Estou terminando o ensino medio e gostaria de saber se tem como atravez do fies sem passa pelo enem fazer facudade para psicologa??sendo assim gratuito…

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Thassia,
      Para fazer a inscrição no Fies – após 2010 – é obrigatória a realização do ENEM. No entanto, sua nota não é usada para critério de seleção… Se sua preocupação for essa, tranquilize-se!
      Abraços,

  127. Claudio Alves disse:

    Minha Faculdade UNIP, não aceitou meu financiamento para o Curso de Arquitetura e Urbanismo periodo da manhã. Disseram que o MEC não disponibilizou vaga para o financiamento no curso especificado? Isso é verdade, o FIES, tem vaga especifica por Universidade? Se têm como saber quais cursos e Universidades estão disponiveis para receber o Financiamento?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Cláudio,
      De fato não são todos os cursos de todas as universidades que participam do Fies. De acordo com o portal do Programa, as Instituições precisam de uma avaliação positiva do MEC sobre o curso.
      Você pode consultar a lista completa de Instituições no link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html.
      Boa sorte, bons estudos! Abraços.

  128. Raphael Diayme disse:

    quem faz faculdade de arquitetura e urbanismo pode adquirir o fies sem ultilizar o fiador? ou p/ obter o plano é preciso fazer faculdade p/ exercer cargos publicos?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Raphael,
      Só é dispensada a presença de um fiador aos alunos parciais do Prouni, em cursos de licenciatura e com renda de até um salário mínimo e meio per capita. No entanto existem duas modalidades de fiança (tradicional e solidária), que podem ser conferidas nas ‘perguntas frequentes’ do portal oficial do Programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html.
      Cordial abraço!

  129. leandro soares disse:

    quem faz o FIES, depois pode concorrer ao PROUNI?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Leandro,
      Sim. Caso consiga a bolsa no Prouni é possível rescindir o contrato com o Fies e renegociar o valor a ser pago, deixando-o proporcional apenas aos meses cursados!
      Boa sorte e bons estudos!
      Abraços,

  130. Larissa disse:

    Olá, qual nota é necessária do ENEM para fazer o FIES? Eu ganho em torno de 600,00 já com os descontos, eu consigo financiar uma faculdade que eu pague R$500,00 por mês?
    Muito obrigada!

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Larissa,
      O Fies não utiliza a nota como critério de seleção. Logo, sua participação independe de seu desempenho no Exame.
      Para saber sobre as condições de financiamento, pedimos que procure diretamente a Caixa ou busque estabelecer contato através dos meios disponíveis no site oficial do Programa. Para realizar uma simulação, acesse o seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Abraços e boa sorte!

  131. thais disse:

    meu nome é thais
    posso entra em uma faculdade no meio do ano ou seja 2°semestre.obrigada

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Thais,
      Dependerá da Instituição que pretende estudar. Atualmente todas (ou grande maioria) das universidades privadas oferecem dois períodos anuais para ingresso, no início e meio do ano.
      O Fies poderá ser acionado em qualquer período.
      Bons estudos!

  132. janaina disse:

    Boa tarde, fiz essa semana minha inscrição para o FIES. Minha dúvida é, se eu conseguir o financiamente eu tenho como fazer a prova do Enem para conseguir o prouni, no final do ano e desistir do financiamento.
    Estou cursando pedagogia, por esse motivo será que é mais fácil conseguir o FIES? ou não.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Janaína,
      É possível renegociar o Fies, pagando apenas as parcelas referentes ao período cursado, quando há aprovação no Prouni. No entanto é preciso seguir algumas etapas, expostas inclusive nas ‘Perguntas Frequentes’ do portal do Programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html.
      Bons estudos!

  133. Tamara disse:

    Olá, queria saber quanto tempo o fies leva para aprovar o financiamento e se posso matricular ja com o desconto do financiamento.

  134. paulo barreto disse:

    boa tarde , gostaria de saber se consigo credito com restricao no meu nome?
    atc,
    Paulo

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Paulo,
      É permitido realizar a inscrição neste programa de financiamento da Caixa (Fies) mesmo possuindo restrições em seu nome. Apesar disto, a consulta será realizada no nome de seu fiador (ou fiadores).
      Cordial abraço,

  135. Marlene disse:

    Boa noite. Minha filha conseguiu a graduação em enfermagem pelo prouni e esta cursando. Porém, ela gostaria de fazer medicina. Qual é a forma para se conseguir o fies para o curso que deseja, uma vez que ela é beneficiada pelo prouni?

  136. eduardo disse:

    Ola eu queria saber ate quanto de renda familiar q eu consigo os 100% de financiamento pelo fies e se eu tiver algum financiamento me prejudicara para conseguir a bolsa do fies!

  137. glaucia lima disse:

    gostaria de saber se pra poder se aprovada no fies é preciso tá com a mensalidade em dias!!

  138. eU GOSTEI DESSA SUGESTÃO QUE NÃO TENHO CONDIÇÃO DE PAGAR UMA FACUL.,E COM ESSE EMPRÉSTIMO MEUS PAIS PODERAM PAGAR,JÁ FEZ O enem O ANO PASSANDO MAIS ESSE ANO IREI FAZER DE NOVO,JÁ POSSO FAZER O EMPREDIMO NO bANCO DO bRASIL DE pEDRO CANÁRIO.e.SANTO MEU CELULAR É 98799606,PRECISO URGENTE DA RESPOSTA P/ MIM FAZER O EMPRÉSTIMO SENÃO MIM ENVIA PELO MEU IMAIL,OBRIGADA.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Ewerton,
      Se está disposto a solicitar um empréstimo ou realizar um Financiamento para cursar uma faculdade privada, indicamos fortemente que consulte as condições da Caixa (Econômica Federal) através de seu programa de financiamento universitário: Fies, com juros baixos.
      Experimente a área de simulação através do link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Além disso, sugiro que não desista de tentar fazer uma boa prova do ENEM para solicitar o Prouni com bolsa parcial (podendo também financiar o valor reduzido das mensalidades) ou total.
      Boa sorte, bons estudos!
      Abs.,

  139. anderson disse:

    oi meu nome e anderson eu terminei meu estudo e nao fis o enen vou fazer a prova do vestibular ser eu passar eu posso fazer a inscriçao do fies posso comseguir financiar minha faculdade mesmo sem te feito o enen?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Anderson,
      Dependerá de quando terminou o ensino médio. Se foi antes de 2010 não é exigida a realização do ENEM, caso tenha sido em 2010 ou depois é obrigatória. Sobre seu desempenho/nota no Exame, fique tranquilo, o Fies não o utiliza para critério de seleção.
      Bons estudos!

  140. jeffersom disse:

    qual deve ser minha renda familiar para mim poder obiter 100% da bolsa pelo fies

  141. Isabel Braz disse:

    Olá,

    Estou cursando o 3º semestre em uma universidade Particular, gostaria de saber se poderia converter minha matrícula em bolsa integral caso viesse a ser aprovada no Enem.
    Gostaria que me explicasse como funciona a relação ENEM, PRO UNE E BOLSA PARA UNIVERSIDADE.

    Antecipadamente,

    Grata,

    Isabel

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Isabel,
      Antes de mais nada, preciso saber se fez o ensino médio em escola pública ou privada ou, se ainda nesta, em condição de bolsista. Caso tenha sido na primeira ou terceira opção, você pode realizar a prova do ENEM e se inscrever, com sua nota, pelo site do Prouni, neste programa, que oferece bolsas integrais e parciais de estudo em instituições privadas de ensino superior. Como a inscrição é feita com sua nota, cursos mais concorridos geralmente exigem uma nota maior para seleção. O ENEM ocorre no final do ano, apenas uma vez, as inscrições devrão abrir em setembro ou outubro.
      Além disso, vou encaminhar na sequencia, um resumo que sempre busco enviar para quem procura entender todas as formas de ingresso no ensino superior, sem precisar pagar mensalidade, pagar com desconto ou financiado:
      “Você pode prestar vestibulares para as conhecidas ‘faculdades públicas’, como a USP, Unifesp e UNESP (no estado de São Paulo) e diversas outras em todo o país; além disso, pode realizar a prova do ENEM (que tem funcionado como porta de entrada para muitas faculdades) e se inscrever no Sisu, que é uma espécie de Sistema Unificado de inscrição em faculdades, em que, com sua nota do ENEM, se candidata a vagas de interesse, em faculdades públicas (sem precisar pagar mensalidade). Geralmente a concorrência para estas faculdades é alta, mas depende muito do curso e não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, vale o esforço!
      Existe o Prouni, para quem realizou o ensino médio em escola pública ou particular em condição de bolsista, mas, para isso, é necessário comprovar rendimentos (não é nada muito complicado, no próprio site eles informam a lista de documentos que devem ser apresentados) e, também com sua nota do ENEM, poderá se candidatar a milhares de vagas para diversos cursos particulares em todo o país – e o melhor, com bolsa integral (100%, sem precisar pagar nada) ou parcial (50%).
      O FIES também tem sido uma ferramenta muito procurada por algumas pessoas que não estão confiantes com sua nota do ENEM ou que já estão matriculadas na faculdade e apresentam dificuldades em pagar as mensalidades. É um Financiamento da Caixa, com juros baixos, que permite com que você continue pagando as mensalidades, até anos após sua formação. Você precisa saber antes de mais nada se o curso pretendido é participante do programa… Isso pode ser feito através do seguinte link:http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html. Neste mesmo site (oficial) você poderá buscar outras informações a respeito do Financiamento, que parece ser uma opção válida se você tiver pressa em ingressar os estudos ainda este ano!
      Se você terminou o ensino médio antes de 2010 não precisa ter feito o ENEM para se inscrever. Além disso é válido mencionar que se tiver interesse nesta modalidade de financiamento, pode acessar o Simulador no link mencionado anteriormente… Se não tiver condições de arcar com o valor da matrícula, pode negociar com a Instituição, solicitando que o valor da matrícula entre nas parcelas que serão pagas.

      Caso contrário sugiro que ela tente o Prouni ou o Sisu, que são meios muito utilizados para ingresso em faculdades, sem pagar mensalidade… Para isso, uma boa nota no ENEM faz a diferença!
      Além disso, as faculdades públicas geralmente cedem “auxílios” aos alunos que não possuem condições financeiras de se manter na faculdade: como transporte, moradia e alimentação; mas, para isso é preciso concorrer com outras pessoas que também deverão levar comprovantes de baixo rendimento.”

      Boa sorte, grande abraço,

  142. juliannie disse:

    boa tarde, eu sou estudante, estou no 3 ano, sou classe media, moro em uma bairro de classe alta no rio de janeiro, sempre estudei em escola particular e eu queria saber se mesmo assim eu posso conseguir um financiamento no fies? obrigada

  143. raquel disse:

    olá gostaria de saber se eu posso financiar medicina sem fiador,já prestei o enem ano passado e minha nota não foi suficiente,minha renda mensal é de um salário minimo será que eu consigo?

  144. luciana disse:

    meu filho esta no fies e esse ano ele nao foi a faculdade nem pra fazer a matricula, ele pode perder o fies? Desde ja obrigado

  145. andressa disse:

    Todas as faculdades aceitão o FIES? onde posso conseguir mais inforações referente a este financiamento? Tenho muito interesse em fazer faculdade e me interessei muito por esse opssibilidade de financamento.

  146. Bel disse:

    fiz o enem em 2005, gostaria de saber se posso pedir o fies esse ano
    obrigada

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Bel,
      Sim, pode. E sem a necessidade de realização do ENEM inclusive. Essa obrigatoriedade é exclusiva aos que concluíram o ensino médio após o ano de 2010.
      A solicitação pode ser feita em qualquer período do ano.
      Bons estudos, abraços!

  147. WESLEN disse:

    EU VOU CONCLUIR O ENSINO MÉDIO EM JUNHO DE 2013
    QUERO FAZER ENGENHARIA MECÂNICA ,EU JÁ POSSO TENTAR FAZER O FINANCIAMENTO DE MINHA FACULDADE

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Weslen,
      Para se inscrever no Fies (financiamento da Caixa) é preciso ser aprovado na Instituição, logo, ter concluído o ensino médio.
      Caso queira utilizar o Simulado de Financiamento, para se interar de quais informações precisará e explorar o site em busca de maiores implicações sobre o programa, acesse: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Não se esqueça que existem outras formas de ingresso no ensino superior, sem precisar pagar mensalidades ou com bolsas, como o Prouni e SiSU (com a nota do ENEM) e as universidades (incluindo as com cursos tecnológicos) públicas, como FATEC, USP, UNESP, IFSP, Unifesp, etc.
      Boa sorte, bons estudos!

  148. Thatiana disse:

    Eu terminei o ensino médio a 3 anos e queria saber se com o enem que fiz ainda posso fazer o financiamento ou preciso fazer outro? Obrigada.

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Thatiana,
      Para concorrer é preciso ter realizado o ‘Novo ENEM’ adotado a partir de 2010. Caso queira realizar o ENEM, sugiro que acompanhe os prazos, as inscrições deverão ocorrer no final deste mês e início do seguinte!
      Abs.,

  149. ma disse:

    ola.
    gostaria de saber se quem está devendo matéria na faculdade pode conseguir o fies. obrigada

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Marina,
      É possível sim solicitar o Fies e incluir mensalidades em atraso. Sugiro que entre em contato com sua instituição de ensino e com a Caixa, através do 0800 61 61 61 para maiores esclarecimentos.
      Abs.,

  150. Debora disse:

    Ola tenho 19 anos entrarao em contato comigo para fazer o fies fiz o vestibular na faculdade e desejo saber quais sao os criterios para se obter o fies e se caso eu pague a matricula e o banco nao aprovar se perco o dinheiro? obrigada

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Débora,
      Recentemente tornou-se possível incluir o valor da matrícula em seu financiamento, solicite esta inclusão para não se preocupar com isto.
      Além do mais, existe uma ferramenta no site do Fies para Simulação de Financiamento! Sugiro que o experimente através do seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Boa sorte! Abraços,

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Luana,
      Aproveito a resposta direcionada à Débora, dizendo que recentemente tornou-se possível incluir o valor da matrícula em seu financiamento. Esta opção surgiu a partir da demanda de alunos que não possuiam condições financeiras atuais de arcar com a taxa de matrícula.
      Bons estudos! Cordialmente,

  151. Luana resende disse:

    Gostaria de saber se eu posso conseguir o fies quando eu for pagar a matricula na faculdade, ou se tenho que pagar a matricula total e só depois posso conseguir o financiamento. Só poderei cursar a faculdade com o fies então nao poderei parar a primeira mensalidade. Desde já obrigada.

  152. Messias disse:

    Olá, Meu nome e Messias tenho 24 anos,devido o trabalho não tinha tempo e por isso nunca fiz o enem e agora quero entra na faculdade e financiar pelo FIES. mesme eu não tendo feito o enem posso usa o FIES?

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Messias,
      Se você terminou o ensino médio antes de 2010 não precisa ter realizado o ENEM para solicitar o Fies.
      Caso tenha terminado em 2010 ou depois, sugiro que não perca a data de inscrição para o Exame, que deverá ocorrer na próxima quinzena! Não se preocupe necessariamente com seu desempenho, caso o interesse seja o Fies, pois ele não utiliza sua nota para critério de seleção. Apesar disto, se tiver interesse em participar do Prouni ou Sisu, o esforço para fazer uma boa prova valerá a pena!
      Abraços,

  153. tamara disse:

    oi! eu fiz o enem 2010 e 2011,alcancei boa nota mais como tinha engravidado nao conseguir entrar pra uma faculdade, mais agora que meu filho ta maiorzinho quero muito estudar pois quero um futuro melhor pra mim e pro meu bebe!! como posso fazer pra engreçar numa faculdade nesse meio do ano com a ajudade vcs? na faculdade que quero estudar o curso custa 618,75 mais até o 5 dia ultio com 30% de desconto fica por 433,oo o fies posso financiar de que maneira? e depois do termino da faculdade, quanto tenho que começar a pagar ao fies..gostaria de saber o preço especifico!agradeço

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Tamara,
      Fico muito feliz em notar esta motivação que há em você! Vou tentar explicar como pode fazer e incluir outras possibilidades que também pode tentar, tudo bem?
      Para experimentar o financiamento Fies você pode utilizar uma ferramente no próprio portal do programa, através do seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php. É importante ressaltar que se você não tiver condições de pagar a mensalidade, pode solicitar que incluam o valor nas parcelas de seu financiamento.
      Ainda com a nota do ENEM, você pode se inscrever no SiSU, que oferece vagas em instituições públicas (gratuitas) ou, se estiver estudado em escola pública ou como bolsista em particular, há o Prouni, que disponibiliza diversas bolsas integrais e parciais (50% de desconto, sendo que é possível financiar a outra metade através do Fies) com vagas em instituições particulares.
      Se optar pelo Fies, pode continuar tentando o Prouni, pois se conseguir uma bolsa integral, é possível renegociar o contrato firmado com a Caixa e sua faculdade e pagar apenas os meses cursados, sem multas.
      Caso tenha alguma dúvida específica sobre alguma destas formas de ingresso, nos procure!
      Abraços fraternos para você e para o pequeno,

  154. gleice nunes disse:

    olá terminei o 3 ano á 4 anos atrás e também já fiz o Enem a 4 anos atras queria saber se tenho que fazer novamente o Enem para tentar financiar pela fies.
    queria fazer na área de medicina.
    obrigada!

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Gleice,
      Para quem terminou o ensino médio antes de 2010 não é obrigatória a realização do ENEM. Logo, você pode solicitar o Financiamento sem problemas, além do mais, seu desempenho na prova não funciona como critério de seleção.
      Sugiro que consulte o Simulador de Financiamento, no próprio site da Caixa, para avaliar seu perfil de solicitação: http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php.
      Boa sorte, sucesso!

  155. josmar disse:

    quero saber se pra fazer o fies é preciso tirar 400 pontos no enen ?caso eu tire menos que 400, nâo tenho direito ao fies? obrigado!! a quem responder!!!!

    • Bruno Martinelli disse:

      Olá, Josmar,
      O Fies não utiliza seu desempenho (nota) no ENEM como critério de seleção. Logo, não há nota mínima de exigência para solicitação do financiamento, apenas sua realização.
      Vale a pena ressaltar que, caso tenha concluído o ensino médio antes de 2010 não é preciso realizar o Exame, tudo bem?
      Boa sorte, bons estudos!

  156. Lana disse:

    boa tarde, meu nome está no spc, gostaria de sabeer se posso tentar o FIES? Algumas pessoas com a situação igual a minha conseguiram e outras não, recentemente vi está noticia http://noticias.r7.com/educacao/noticias/bancos-nao-podem-cobrar-que-candidatos-do-fies-tenham-ficha-limpa-20110208.html

    Grata

  157. Robert Gomes Cardoso disse:

    Boa Noite;Gostaria de saber se depois que término o ensino médio tem tempo ou idade pra inscrever no programa e se qual e a porcentagem que posso ganhar de bolsa,ou se essa porcentagem depende da minha nota no ENEM.
    Grato
    Desde já muito obrigado,Boa Noite.

  158. Rafael disse:

    Estou no primeiro semestre de uma faculdade e estou fazendo pelo FIES. Não gostei do curso e quero parar. Posso usar o FIES para estudar em outra faculdade?

  159. Jéssica disse:

    Olá!
    A minha dúvida é a seguinte: Eu tirei o meu certificado do ensino médio, fazendo a prova do ENEM. Sendo assim, tenho alguma restrição com o FIES? Posso solicita-lo?

  160. eliane lopes disse:

    eu queria saber se, eu q terminei o emsino medio ano passado eu mesmo sem faser o vestibular, ou eu tenho q fazer pr conceguir o finaciamento? eu posso me escrever ? eu passo por uma seleçao ou é so fazer? desculpe é q ja perdi essa chance no começo do ano muito obrigado

  161. oiee eu gostaria de saber se quem ja faz facudade pode fazer o enem pra conseguir o finaciamento do fies!

  162. malcon disse:

    bom dia gostaria de saber se você teria para me passar qual é a lei que foi aprovada incluindo a matricula no financiamento , pois em todas as universidades e faculdades que entrei em contato essa matricula é cobrada o que já torna inviável o ingresso no curso. isso ocorre por falta de informação das instituições ou é uma ma fé por parte delas ? diz também que posso solicitar o financiamento antes mesmo de estar matriculado na instituição como isso funciona se no site é solicitado um numero de matricula ? obrigado

  163. DAIANA disse:

    GOSTARIA DE SABER SE SO EU STOU COM O NOME NO SPC E SERASA E MEU FIADOR NAO STA ,,POSSO CONSEGUIR O FIES????

  164. Carlos Augusto Cena de Carvalho Matos disse:

    Boa tarde,
    Eu já formei o ensino médio em supletivo (escola particular) e por isso não tenho direito ao PRO-UNI. Se eu fizer a prova do ENEM e tirar boa nota posso pegar outro diploma de escola pública?

  165. daiana disse:

    Como saber se estou a apita para solicitar fies. fui aprovada no vestibular mas não tenho certeza se posso conseguir participar do fies.

  166. jucyneide disse:

    são muitas bolças que o ¨sisu¨¨ oferese para a área de medicina?

  167. Williane disse:

    Além das mensalidades o fiesp financia tbm os matérias, por exemplo, os livros, que costumam ser muito caros, ou já tá incluos nas mensalidades, eh s isso q não to entendendo, Pq se for pra eu financiar. Não ter acesso aos matérias justamente pela dificuldade financeira nem adianta eu solicitar. “/ Me ajude respondendo por favor?

  168. Williane disse:

    Além das mensalidades o fies financia tbm os matérias, por exemplo, os livros, que costumam ser muito caros, ou já tá incluos nas mensalidades, eh s isso q não to entendendo, Pq se for pra eu financiar. Não ter acesso aos matérias justamente pela dificuldade financeira nem adianta eu solicitar. “/ Me ajude respondendo por favor?

  169. Williane disse:

    Além das mensalidades o fies financia tbm os matérias, por exemplo, os livros, que costumam ser muito caros, ou já tá incluso nas mensalidades, eh s isso q não to entendendo, Pq se for pra eu financiar. Não ter acesso aos matérias justamente pela dificuldade financeira nem adianta eu solicitar. “/ Me ajude respondendo por favor?

  170. mayra disse:

    oiee então pra mim solicitar o fies preciso primeiro fazer o vestiubular na intituição escolhida ? ficarei grata com a resposta

  171. Maíse disse:

    Olá gostaria de informaçoes sobre esse ENEM!
    terminei os estudos tem 4 anos,estou fazendo uma facu,privada só que é 1 vez na semana, mas não estou muito sastifeita e queria me aprofundar mas no meus estudos superior.
    Mesmo depois de muito tempo de estudo eu também tenho que fazer o ENEM para poder fazer essa faculdade//////??? ^^/

  172. Josiani Santos disse:

    Ainda há como se cadastrar no ENEM deste ano?

  173. Eluane Araujo disse:

    Estou no 1° ano de Direito e tenho FIES se eu fizer o ENEN e passar ganho a bolsa???

  174. Tiago disse:

    Ola, eu nao fiz o ENEM e vou começar a faculdade de Direito agora no segundo semestre de 2012 … eu posso solicitar o FIES ou nao ??? so para o ano que vem ??

  175. ana karla de paiva lopes disse:

    Gostaria de saber se o fies paga a primeria mensaligade tambem, queria muito ingresar na faculdade , mais não posso nem pagar a primeria mensalidade.

  176. neila disse:

    ola gostaria de saber urgentemente se posso participar do programa do fies para pagar minha faculdade pois não estou podendo pagar,mas to com nome sujo com restrição por favor respondam com gentileza, obrigada. neila

  177. JaquelineLacerda disse:

    Boa noite,já faço faculdade e não consigo pagar e não gostaria de para meus estudos é um sonho e conquista que não gostaria que acabasse como posso conseguir essa bolsa?

  178. Aline disse:

    Oi estou com 1 semestre inteiro atrasada e com restrição no nome mesmo assim posso contratar o fies ?
    Preciso de resposta urgente.

  179. lucas ribeiro disse:

    oi, gostaria de saber como eu vou comprovar minha renda, sendo que eu trabalho de moto, sem carteira assinada e meu patrao nao me da contra cheque. se eu abrir uma conta e depositar o dinheiro todo mês serve de comprovação?

  180. leamdro disse:

    gostaria de saber em que mes do ano que vem começa o enem de novo

  181. lucas ribeiro disse:

    em relaçao a minha pergunta anterior, nao ha como abrir conta corrente pq nao posso comprovar renda, se eu abrir conta poupança posso comprovar a renda p ter o fies?

  182. Raissa disse:

    Olá meu nome é Raissa tenho o fies de 50% para o curso de medicina, gostaria de saber se posso aumentar essa % para 100%? Tenho fies desde 2010! obrigado

  183. Hendrik disse:

    Eu queria saber se uma faculdade pode impedir ou exigi que um aluno pague as mensalidades atrasadas para libera o FIES?

  184. Tamiris disse:

    Olá, gostaria de saber se posso aderir ao FIES em cursos de custos tão altos como o de Medicina já no primeiro mês do primeiro semestre. Obrigada.

  185. Carolina disse:

    Estudei o ensino médio todo em escola particular, e fiz o enem em 2011. Posso mudar de faculdade e financiar a partir do terceiro semestre com minha nota do enem depois de 2 anos?

  186. Thaís disse:

    Fiz o enem em 2010 e no ano seguinte, 2011. Eu posso me inscrever com a prova do enem 2010?

  187. maria do socorro disse:

    gostaria de saber se com o nome em restrição,tem como ser aprovado no fies?

  188. Andriely disse:

    Oi, tenho muita vontade de fazer medicina, mas só tem esse curso na cidade vizinha, porém eu gostaria de saber se o Fies também financia os gastos da faculdade, como moradia, material escolar e transporte.

  189. felipe disse:

    eu fiz enem de 2010 e nao fiz de 2011 eu posso ter a bolsa do fies…”eu ja me encrevi e deu tudo certo” vou levar hj na faculdade!!!

  190. evelin disse:

    é preciso estar cursando o superior para conseguir o financiamiento(fies)? então eu preciso me matricular primeiro?e se milha renda per capita for menor que um salário mínimo eu preciso de fiador?

  191. francilene disse:

    oi eu sou a francilene e gostaria de saber se posso fazer o enem, atualmente estou no termino
    do curso tec de enfermagem,porem a muito tempo
    terminei o ensino medio em escola publica no ano de 2ooo e gostaria de fazer medicina,tenho chance de cursa-lo uo nao de conseguir uma bolsa integral.beijos!

  192. Ana Paula disse:

    Eu concluí um curso de graduação em Instituição Federal. Como a maioria dos meus colegas não consigo emprego digno na área. Então resolvi cursar outra faculdade (particular) eliminando matérias pra concluir mais rapidamente. Fiz o ENEM. Tenho FIES atualmente. Mas gostaria de ter PROUNI e tendo uma faculdade não posso me inscrever? É isso?
    Aguardo retorno.
    Ana Paula.

  193. Eu prestei enem no ano de 2011 e não conseguir me inscrever no ano de 2012, e queria saber se poderia solicitar o enem pra medicina. Desde já agradeço

  194. bruno disse:

    uma duvida, fiquei sabendo que pra poder dar entrada no fies tem que ter feito o enem, e ter tirado uma nota minima de 400 pontos, isso é verdade? e se for é 400 pts, em cada matéria?

  195. Bruna Rafaelle disse:

    Fiz meu aditamento pelo site do enem, e no final deu aditamento não simplificado. O que é isso? eu posso perder o fies por causa disso?

  196. Bruna Rafaelle disse:

    ops site do enem não, do FIES.

  197. Jennifer disse:

    Ola faço faculdade publica já, mas gostaria te tentar fazer Enem agora, mas não posso fazer em outra faculdade publica só particular. Queria depois me inscrever no Prouni para conseguir bolsa integral em alguma particular mas li sobre o prouni e é obtrigatorio ter cursado o ensino médio em colegio público e eu fiz em particular. Qual outra maneira de eu conseguir bolsa em particular ???

  198. Deivid Souza disse:

    Se eu Fizer a Prova do enem e não passar posso financiar pelo Fies?

  199. Thainá disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se caso eu ja tenha o FIES e ganhe uma bolsa no PROUNI e com isso desista do financiamento do fies antes de terminar o curso. Quando eu irei começar a pagar esse dinheiro que fiquei devendo ao banco por causa do fies, depois do curso comm ate 18 meses de carência ou assim que quebrar o contrato do fies com o banco?
    Agradeço se puder me ajudar com essa informação.

  200. Thelassyn disse:

    Boa Tarde.
    Eu tenho muitas dúvidas ainda sobre a faculdade.
    Eu estou no terceiro ano do ensino médio , e quero fazer faculdade de Serviço Social. Moro em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Eu pesquisei sobre a UNIGRANRIO mas ainda não entendi muita coisa. A UNIGRANRIO é uma faculdade particular e cara . Quais são minhas opções pra entrar com bolsa nessa faculdade?
    Eu tenho que esperar ano que vem agora pra poder fazer o ENEM ? pois a inscrições ja estao encerradas… Estou sem saber o que fazer…

  201. Elisa disse:

    Oi,fiz o enem 2011 mas não farei o de 2012,gostaria de saber se ao passar em uma universidade particular no fim do ano deste ano se posso solicitar o fies com o enem de 2011,ou para financiar eu tenho que fazer o enem do mesmo ano?enfim qualquer enem a parti de 2011 é valido para mim solicitar o financiamento??desde já agradecida

  202. barbara disse:

    oláaa, eu gostaria de saber, que quando terminamos a faculdade temos 18 meses para começar a paga o fies, mas gostaria de saber se paga parcelado? quantas veses? ou se tem que pagar tudo de uma vez só!

  203. leandro disse:

    se o fis paga minha faculdade e eu nao passo em alguma materia ex calculo o fis paga para eu repeti essa materia ou nao tenho que paga separada? obg

  204. Quero saber se eu fizer a matrícula ne uma faculdade terei que fazer prova mesmo entrando com o FIES no começo ??? brigada

  205. Stefany disse:

    Vocês sabem me informar se na Unirg todos os cursos aceita o fies? como odontologia e farmácia? ou eles não passaram no Enade?

  206. Joanna disse:

    Quero começar uma faculdade, mais não tenho condições financeiras, queria ver se conseguia uma ajuda do fies, mais como faço, é preciso estar já matriculado na faculdade pra tantar o fies ou mesmo sem tá matriculado, já posso tentar, o fies paga matricula também?

  207. Solução financeira de crédito disse:

    Estou Mr.Craig Adams, diretor executivo solução de crédito financeiro, eu oferecer empréstimos sem garantias legítimas na baixa taxa de juros de 2% com garantia máxima e assurance.If você está na necessidade de um empréstimo, eu gosto de você para me dizer o quanto você precisa de empréstimo em seu próximo e-mail para que eu possa lhe fornecer condições meu empréstimo para o rápido tratamento do seu pedido imediatamente.

    INFORMAÇÃO mutuários de Dados:

    (1) Nome completo:
    (2) Endereço permanente:
    (3) Sexo & Age:
    (4) Ocupação:
    (5) País:

    Informações sobre o Empréstimo:

    (1) Montante necessário:
    (2) Duração do empréstimo:
    (3) Renda Mensal:
    (4) Telefone Válido / Fax:
    (5) Finalidade do empréstimo:

    Assim que recebermos o seu formulário de pedido de empréstimo e do valor exato que você precisava de um empréstimo, vamos encaminhar a sua informação completa para o departamento de registro para a verificação adequada, e uma vez que o aplicativo é se verificar se você está indo para receber nossos termos bem calculados e CONDIÇÃO sem mais delongas.

    Obrigado.

    Mr.Craig Adams
    Solução financeira de crédito
    ruffocustomerservice1@ovi.com

  208. Jenyffer Duarte Silva disse:

    Oi! Meu nome é jenyffer e eu gostaria de saber se o FIES financia qualquer curso,qualquer valor de mensalidades??? É dificil conseguir esse financiamento?

  209. yunara disse:

    eu tenho muitas duvidas e tou querendo ajuda . 1- eu tenho q fazer vestibular e passar no mesmo pra poder fazer o fies?
    2- terei q paga a 1 mensalidade pra entra com o fies? por q a faculdade exisge no ato da matricula ja a 1 mensalidae.
    3- o vestibular q vou presta é dia 10 de novembro ja posso fazer o fies ou tenho q espera o resultado do vestibular? onde tiro essa duvidas?

  210. Sabrona deles disse:

    Pretendo estudar apartir de 2013 pelo Fies. Quero estudar na UNIPAC em Teófilo Otoni. Preciso saber se farei minha inscrição depois da nota do Enem 2012 ou pode ser antes?
    Estou terminando o 2º grau.
    Tenho que fazer alguma inscrição para entrar na faculdade?
    Quando começa as aulas em 2013?
    Tenho que espera a chamada pelo fies?
    Poço entra na faculdade em qualquer mês do ano 2013?
    Agradeço muito se tirar minhas duvidas. Obrigado.

  211. olá! gostaria de saber oque eu preciso pra fazer o financiamento da minha faculdade? onde tenho que ir para financiar? ou seja gostaria de saber um jeito bem claro pra me ajudar a financiar a minha faculdade. !me ajude! rs obrigada!

  212. Gilberto Negreiros disse:

    Usei o FIES por 12 meses e depois ganhai a bolsa integral. Se eu finalizar o FIES agora vou ter que paga ao banco agora ou quando concluir o curso?

  213. Angela disse:

    gostaria de saber se precisa de fiador para financiar faculdades FIES, nÃO TENHO COMO COMPROVAR RENDA.

  214. poliana alves disse:

    EU TERMINEI MEU ESTUDO FAZ ANOS E GOSTARIA DE ENTRAR NA FACULDADE E FINANCIAR PELO FIES , EU FIZ O ENEM EU ACHO QUE ESTAVA NO SEGUNDO ANO , ISSO NAO TEM NADA HAVER NAO NE

    ENTAO POSSO FINANCIAR?

  215. tatiane disse:

    formei em 1999. Para pedir o fies em 2013 preciso ter realizado o enem deste ano(2012)?
    Entao posso solicitar o financiamento assim que pagar a matricula na facudade?

  216. Pamella Poli disse:

    Oi, eu gostaria de saber se eu consigo o financiamento pois eu estudei em escola particular até o 1º ano, até o 9º ano eu estudei com bolsa pois minha mae era funcionaria depois meu irmão e minha mae pagaram o 1º ano depois meus pais se separaram e eu fui morar com o meu pai e ele nao tinha condições de pagar uma escola particular e eu estudei o 2º e o 3º ano em uma escola publica, e eu moro só com o meu pai que nao tem condições de pagar uma faculdade para mim e eu gostaria de saber se eu tenho chances de conseguir e eu fiz o enem quando estava no 3º ano, eu cheguei a começar a faculdade mas tive que trancar pois nao estava conseguindo pagar e manter a casa ao mesmo tempo.

  217. Helcio disse:

    Ola gostaria de saber,se depois que eu fizer o FIES,tem como cancelar,tenho medo de fazer o financiamento e por algum motivo ter que sair do curso..agradeço desde ja …

  218. Expedito disse:

    Meu filho concluiu o Ensino Médio em 2011, em escola particular, cuja mensalidade tinha um valor pequeno, pois eu não tive condição financeira de matricular ele em um colégio melhor. Ele fez ENEM em 2011 e também neste ano de 2012.
    Qual a chance que disponho de ser beneficiado através do FIES ??

  219. angela disse:

    meu filho passou no vestibular acafe,como faco pra conseguir essse financiamento do fies

  220. sr ricardo disse:

    Olá,

    Para corretamente me apresentar, eu sou o Sr. Ricardo leo um credor privado i
    dar empréstimo a taxa de juros de 3%. Esta é uma oportunidade financeira em
    sua porta passo, aplicar hoje e obter o seu empréstimo rápido. Há muitos por
    há procura de oportunidade financeira ou de assistência em todo o
    lugares e ainda ainda são incapazes de obter um. Mas esta é uma
    oportunidade financeira à sua porta passo e, como tal, você não pode pagar
    perder esta oportunidade. Este serviço é tornar a ambos
    indivíduos, empresas, homens e mulheres de negócios. O montante do empréstimo
    faixas disponíveis a partir de qualquer quantidade de sua escolha Para mais informações
    contacte-nos através do email: ricardo_funds@yahoo.com

    Primeira informação NECESSÁRIO

    Nome completo ………………………………

    Número de telefone pessoal ……………………….

    País …………………………………….

    Endereço ………………………………..

    Estado …………………………

    Idade ………………………………………

    Candidatou-se antes? …………………..

    Estado Civil ……………………………

    Montante do empréstimo necessário como empréstimo ……………………………….

    Duração empréstimo ……………………………

    Ocupação ………………………………

    Renda Mensal ………………………..

    É de bom grado aguardam a sua resposta rápida,

    Warm Regards,
    Sr. Ricardo

  221. Julia disse:

    Olá ,como é o fies? O que é o fies ? é feita uma inscrição ? estudei a vida toda em escola particular e gostaria de cursar engenharia civil mas nao tenho condiçoes para pagar uma faculdade ! Como funciona isso tudo ? Faz a prova da faculdade primeiro e depois solicita o fies ? ou faz a inscrição do fies primeiro ? Queria todos os detalhes possiveis ! Como o enem é solicitado pelo fies ?

    Obrigada !

  222. alvaro disse:

    Olá, tenho dúvidads sobre, restrições,nos tempos de hoje, os bancos podem ou não cobrar nome limpo para o FiES?

  223. Lady disse:

    Por favor no meu caso é diferente….
    Terminei o médio em 2010 e nunca fiz ENEM, quero saber se mesmo assim posso participar do FIES, nao posso pagar a faculdade por enquanto mais preciso muito fazer…

    Como faço….Posso participar mesmo sem ter feito ENEM?

  224. Jheniffer disse:

    Bom eu pretendo prestar Engenharia Ambiental mais queria saber se pelo FIES eu consigo ou não,pelo menos pagar metade da Faculdade que aqui só tem particular então teria que ter um desconto considerável pois não trabalho e moro com minha mãe que ganha um salário minimo,omo faço?

  225. Jhonathans disse:

    Como eu consigo fazer meu finaciamento no fies.e quais faculdades aceitam o convenio do fies?

  226. Raffaiane disse:

    Quem concluiu o ensino medio pelo Programa EJA (educação de jovens e adultos) pode solicitar o fies?

  227. Marielly Batistoti disse:

    Boa Tarde…gostaria de saber se é normal chega uma carta da Anheguera e do Santander,pra eu pagar a mensalidade do meu curso que é de 2.077,00 mesmo que eu tenha feito pelo Fies?

  228. Silvia Nunes disse:

    Então eu só consigo esse financiamento do governo, se minha nota do ENEM for muito boa ?

  229. vanderleia disse:

    oi, eu gostaria de saber se para solicitar o FIES eu preciso alcançar alguma media em pontos no Enem?

  230. Livia Arruda disse:

    Eu tenho FIES, o qual assinei em 02/2009, terminei minha graduação em dez/2012. No contrato dizia que eu começaria a pagar o financiamento após 6 meses de conclusão do curso, só que esta semana eu fui na caixa para saber quais seriam os valores das parcelas ( que eu achava que começariam em junho/julho de 2013)e a atendente me disse que tinha boleto para esses mês 02/2013 no mesmo valor que eu pagava no período que estava cursando a faculdade. Minha duvida é: onde está o erro ? Se foi na minha faculdade, onde eu não assinei nenhum documento comprovando que eu conclui o curso ou se é na Caixa onde assinei meu contrato.

  231. Keysse disse:

    Olá, boa tarde, eu quero fazer faculdade de medicina, mais eu terminei meu ensino médio á esse ano e gostaria de saber como eu consigo o financiamento pelo FIES, pois achei muito interessante mais quando eu fui me inscrever para o ENEM houve um erro de localidade e minha prova foi para o centro do RJ, sendo que não haveria disponibilidade de eu me deslocar de meu municipio para fazer essa prova.Por eu não ter feito á prova eu não vou cnonseguir o financiamento????

  232. keyte disse:

    oi bom dia.. quero saber se eu consigo entra nesse projeto quero fazer estética facial e corporal no senc.. mas eu nunca participei de nenhuma prova do Enem.. sendo assim consigo participar desse projeto sim ou Naum??

  233. edilan disse:

    Olá eu gostaria de saber se quem completou o ensino médio fazendo CPA ou SUPLETIVO se têm direito a bolsa do educamaisbrasil,se pode fazer ENEM e se tem direito ao financiamento do FIES? obr..

  234. wilson gonçalves maia disse:

    Gostaria de saber se o governo esta dando verba de ajuda para quem passou no PROUNI e já esta cursando.

  235. edilan disse:

    Olá eu gostaria de saber se quem completou o ensino médio fazendo CPA ou SUPLETIVO se têm direito a bolsa do educamaisbrasil,se pode fazer ENEM e se tem direito ao financiamento do FIES? obr.. por favor preciso muito de uma resposta

  236. Jeny disse:

    se eu fizer o fies, e no final do ano passar em alguma federal, como que funciona ai?

  237. queria saber se pra parcipar no fies eu tenho q estar escrito na vaga em q vou cursar ou não?

  238. bruna disse:

    oi,sou Bruna Braga tenho 19 anos conclui o ensino médio em 2009 fez o enem em 2010 mais não atingir a média; hoje faço uma faculdade particular. Será que posso mim escrever no Fies para fazer outra faculdade?obrigada pela compreensão.

  239. PATRICIA disse:

    bom dia… eu tenho fies e terminei o curso. gostaria de saber como faço para pedir essa carencia de 18meses, pois continua vindo o boleto da mensalidade.

  240. gisele disse:

    Ola. Estudei um semestre de eng. civil em uma faculdade particular, com fies de 100%. Os meus fiadores não puderam renovar o contrato. Gostaria de saber se existe alguma modalidade de financiamento onde não há necessidade de fiador, pois esta dificil arranjar um fiador, já que a mensalidade custa R$ 1.300,00. Outra duvida: Quando começo a pagar por este semestre que estudei? Desde já agradeço.

  241. Juliana Ferreira disse:

    Eu gostaria de saber se: eu q ja terminei o ensino medio em 2009 e fiz o enem nessa mesma data, preciso fazer novamente ??
    e gostaria tambem de saber se eu preciso pagar alguma mensalidade da faculdade pra depois adquirir o fies ou o prazo da inscrição ate o vencimento do 1° boleto eu consigo o financiamento??

    desde ja agradeço

  242. Rodrigo disse:

    Olá,hoje fui reprovado na comprovação de informações pelo prouni só pq o comprovante de residência nao estava no nome da minha mãe,chorei muito na hora,ainda mais pq era bolsa integral pra engenharia elétrica.Como não quero perder esse ano resolvi me informar mais sobre o fies.Gostaria de saber se pra fazer ja tenho que estar matriculado na instituição?Caso sim,preciso ter quantos meses nela?como faço para me cadastrar?
    Agradeço desde já pela atenção.

  243. Carol disse:

    Bom, estou tô com uma dúvida em relação ao FIES. É preciso que eu esteja matriculada na instituição que eu quero pra solicitar o FIES? Ou que tenha passado no processo seletivo da faculdade?
    O vestibular para o segundo semestre acontecerá mês que vem, e as matricular também. Mas pra solicitar o FIES para o segundo semestre é só no mês de Julho.
    E se quando eu for pedir o financiamento as vagas pro curso que eu quero já estejam preenchidas?

    Gostariam que me esclarecesse isso, pois o site do FIES não é muito explicativo em relação a isso. Desde já, grata!

  244. ADRIANO SILVA SANTOS disse:

    OLA, TD BOM? SOU FUNCIONARIO PUBLICO FEDERAL, POREM ESTOU COM DIFICULDADES FINANCEIRAS MOMENTANEAS E ME INTERESSEI PELO FIES PARA CURSAR DIREITO, GOSTARIA DE SABER COMO PROCEDER, OBRIGADO!

  245. karol disse:

    eu quero saber se quem estudou o ensino médio em escola particular (sem bolsa) pode fazer o fies?

  246. karol disse:

    eu quero saber se quem estudou o ensino médio em escola particular (sem bolsa) pode fazer o fies. Pois me deram a informação de que nao aceitam quem estudou em escola particular. obrigada desde já.

  247. Olá boa tarde!!
    gostari de saber como faço pra saber sobre os cursos??? obr.Cintia Duarte

  248. Raquel Gaspar disse:

    Gostaria de saber se caso após aderir ao FIES eu precise mudar de cidade eu poderia transferir o Financiamento para outra instituição de ensino superior(mantendo o mesmo curso).

  249. Reni disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se para solicitar o FIES é necessário pagar a primeira mensalidade do curso?

  250. Vinicios disse:

    Olá , comigo é o seguinte , eu sou a unica pessoa da casa de carteira assinada e tenho minha mãe que é pencionista , cada um ganha um salario , eu tenho que ter um fiador que ganhe o dobro da mensalidade do meu curso ? ou minha mãe serve como fiador? lembrando que ja tenho 18 anos então posso eu mesmo financiar minha faculdade? , atenciosamente aguardo respostas ^^

  251. marcus pinon disse:

    oi boa tarde
    me chamo marcus,faco tecnico em enfermagem e eu queria saber se quando eu acabar de fazer o tecnico eu posso fazer o fies?pois como sao 2 anos incluindo o estagio,se eu vou ter que fazer os 4 anos de enfermagem ou os 6 anos de medicina? ou eu posso so complementar as materias ?
    tipo enfermagem sao 4,eu faria so 2
    ou medicina sao 5 e eu faria 3 ?
    mais pra eu fazer o fies eu tenho que fazer a prova do vestibular ou eu posso entrar direto no fies? to com muita duvidas
    desde de ja obrigado

  252. karine Cássia. disse:

    Olá pessoal! Gostaria de saber se a pessoa interessada neste programa do FIES, afim de dar início ao Ensino Superior tem por obrigação fazer as provas do ENEM para ser um beneficiário desta facilidade. Fiz uma prova do ENEM em 2011, valerá ao candidato este benefício apenas se este fizer as provas do ENEM periodicamente? Se alguém puder esclarecer-me ficarei grata. Bjo!!

  253. Adriana Cunha disse:

    Olá ,meu sonho sempre foi fazer medicina , termino o ensino medio este ano , entretanto tenho muitas dúvidas como : Para conseguir um financiamento (fies) é preciso primeiro passar no vestibular (privado) ? Ou simplesmente fazer por fazer e após recorrer ao Fies ?

  254. Giovana disse:

    Eu estou no 3ºano do ensino médio.Posso fazer a prova do fies esse ano 2013?

  255. larissa disse:

    eu nao fz o enem do ano passado, e vou começar a estudar no meio do ano na faculdade. queria saber se eu fazendo o enem e me cadastra no fies eu consigo?

  256. camila alves disse:

    Olá gostaria de saber se o FIES só ajuda estudantes que querem estudar no Brasil? se não, será que existe algum tipo de financiamento para estudos no Chile? obrigada.

  257. Débora disse:

    gostaria de saber se somente quem estudou ou estuda em escolas particulares, podem fazer o FIES!?

    • Tiago Pereira disse:

      Não. Todo e qualquer estudante, independente de estudar em escola Pública ou Particular, pode entrar no programa.

  258. Caroline disse:

    Então, concluí o ensino médio em 2011 e gostaria de cursar Odontologia ainda este ano, claro, sendo financiado pelo FIES.Queria saber se é possível ingressar numa faculdade ainda este ano e se o FIES financia também o custo dos Instrumentos Odontológicos?

  259. Marica disse:

    estou em duvida em relação aos juros?
    se eu pago RS 380,00 (exemplo) qual sera o valor do juros ?

  260. Franciane Pianucci disse:

    Olá boa tarde, sou franciane no momento estou desempregada…. mais gostaria muito de fazer faculdade e depois de formada fazer o pagamento.. como eu faço? oque eu preciso fazer? obrigada

  261. MC Charty disse:

    Ola
    Qual é a sua posição? Necessita de financiamento a 100%? Cansado de busca e hipotecas, têm cada vez mais reduzida em bancos e outras instituições financeiras foram os empréstimos para as nossas empresas, indústrias, etc Se você estiver interessado, independentemente do país que temos um e-mail: (chartymc@rocketmail.com)

    Oferta de empréstimo: € / R $ 5.000,00 – € / $ 50.000.000,00
    2% de interesse
    Existem dois possível
    ************************************
    pagamento:
    * Pagamento por transferência bancária
    * Pagamento por cheque (courier)
    ************************************
    Atenciosamente,
    Feira Investment Limited (Feira Investment Limited)
    Tel: +2348058188253
    As chamadas internacionais: (234)-807892428
    Localização: Casa Reis, 14 Orchard Street, Bristol BS1 5EH.
    Referência 192 852
    Registado em Inglaterra não. 3980180
    Tipo de negócio: Companhia de Responsabilidade Limitada
    E-mail: (chartymc@rocketmail.com)
    Companhia de Investimento Feira tem o direito e é regulada pela Financial Services
    Services Authority (FSA).
    Air Force Loans Army Loans Coast Guard Loans Marine Loans

    Regard! Dr Audri Lanford (C.o.e)

  262. Priscila disse:

    Queria saber se eu estiver fazendo a Faculdade financiada pelo FIES , e depois fizer o Enem e ganhar bolsa, eu cancelar o Financiamento e usar Bolsa do Enem ???

  263. Luana Pelisão disse:

    olá, por favor me ajude!

    Ganho 695,00 por mes, e meu curso custa 719,00 ou seja maior que meu salário. Mas é minha mãe que paga, quero fazer o financiamento do FIES no meu nome comprovando apenas o meu sálario, por que minha mãe não pode fazer o fies para mim, mesmo o valor da parcela do meu curso sendo maior que meu salário eu consigo o fies ? ou eles vão entender que sou dependendo porq aguém estava pagando minha faculdade por eu não ter claramente condições de pagar pelo valor q ganhp ????

    • Pedro Victor disse:

      ola! eles so vao te cobrar isso apos um ano e meio q vc terminou a faculdade.. entao nao precisa comprovar renda nenhuma.. espero ter ajudado..

  264. Daniele disse:

    Boa tarde ! Quero financiar minha facul pelo FIES .Sendo que terminei meus estudo(ensino medio)em 2011 ,fiz o enem no msm ano . Será que para financiar pelo fies no ano 2013 o ensino superior tenho que fazer denovo o ENEM ? :/ – Estou em duviida !!

  265. katerine disse:

    Boa Noite! Gostaria de saber se é preciso ter o nome limpo poder ser finaciado pela FIES??

  266. Vanessa disse:

    Quem financiou a faculdade, pode concorrer ao PROUNI?

  267. Aline Costa disse:

    Olá, eu gostaria de saber que se eu ganhar 30% de bolsa no enem posso financiar o resto pelo fies? Porque a faculdade que eu irei fazer financia somente 70% do curso e a mensalidade ainda ficaria alta pra mim. Então eu gostaria de fazer o financiamento de 70% e suprir o resto com a bolsa de 30%, tem como?

  268. Ana Luísa disse:

    Olá…
    Estou no Ensino médio e estudo em escola pública. Meu sonho sempre foi fazer faculdade de medicina só que com os preços abusivos isso se torna cada vez mais impossível…
    Então estimei um preço do valor mais auto ao ser cobrado na faculdade de medicina que no caso seria 4.500 R$ ,e se o curso durasse 8 anos o valor seria de 432.000 R$.Queria entender como funciona essa somatória pra saber em quantos anos seria dividida essa parcela…
    Grata!

  269. erica disse:

    Ola por favor me ajudem,quero contratar o fies mas nunca fiz o enem,mas tou escrita pra fazer esse ano sera q posso tentar contrar logo ja q tou escrita ou tenho q fazer o enem primeiro?

  270. khelly disse:

    ola gostaria de saber se fazendo o FIES eu posso começar a pagar uma taxa já no inicio para não acumular tudo depois da faculdade terminada??

  271. natasha disse:

    I passar por um inferno tentando obter um empréstimo bom líder e eu quase perdi todo o meu dinheiro para algum empréstimo emprestador em linha até que meu amigo me AGÊNCIA DE EMPRÉSTIMO DE OURO disse e imediatamente entrou em contato com ele via e-mail: goldenloanagency83@gmail.com eles me pedem para lhes fornecer todas as informações necessárias e, em seguida, me foi dito que eu vou receber o meu empréstimo, no dia seguinte, por isso dou-lhes a minha informação e no dia seguinte o meu banco me alertando sobre o dinheiro depositado na minha conta por esta agência de crédito e eu estava tão feliz que eu finalmente encontrar um bom empréstimo levar esta agência empréstimo de ouro e eu também irá aconselhar quem precisa de empréstimo para contatar este empréstimo agência são os melhores.

  272. dyana disse:

    eu gostaria de saber como q eu faço para entrar nessa faculdade? e si eu preciso fazer a prova do enem para entrar?

  273. kauany disse:

    oi gostaria de saber se o fies libera o dinheiro para a faculdade que estou estudando no começo ou no fim do semestre?

  274. eu terminei os meus estudos no meio do no de 2010 e nunca fiz o Enem,mais mesmo assim eu posso fazer o fies?

  275. Rejane disse:

    Urgente. PAGO FIES A QUASE 12 ANOS FALTAM AINDA 3 ANOS. NO ENTANTO FIQUEI SABENDO QUE QUEM PASSA EM CONCURSO NAO PRECISA MAIS PAGAR O FIES DEVE SER CANCELADO. PASSEI PARA SER PROFESSORA DO GDF E AGORA?

  276. Bom dia, gostaria de tirar as seguintes dúvidas : eu meu formei no ano de 2010, não fiz o Enem, e gostaria muito de começar minha faculdade de Arquitetura ano que vem … eu posso estar fazendo o financiamento com vocês mesmo sem ter feito o Enem? Pois o que desanima é saber que as inscrições do Enem já estão esgotadas,não queria perder mais tempo … Não tenho condições de pagar uma universidade particular. É possível estar realizando o financiamento sem o Enem?

  277. Francisco Junior disse:

    Ola!
    Tenho 36 anos e sou casado, mais o meu maior sonho é voltar a estudar, fazer a tão sonhada faculdade de engenharia e num tive condições, pois minha renda não ajuda a conciliar (Casa e Faculdade). Estou muito interessa a utilizar o programa Fies. O q preciso fazer e quais as restrinções do programa?

    Grato
    F.Junior

  278. marilia silva disse:

    olá!entrei na faculdade pelo fies e estou cursando o 1° semestre, gostaria de saber quais procedimento devo tomar trabalhar para O GDF,e assim quitar a divida do fies. tenho que fazer concurso publico? como funciona? quais passo devo tomar, pois ainda não sei como funciona.em qual semestre posso fazer isso?

  279. Leticia disse:

    Tenho uma dúvida, já sou formada, porém gostaria de fazer uma segunda graduação ou uma pós. Consigo fazer pelo FIES?

  280. pessoal eu já concluí o ensino médio e pretendo fazer faculdade e gostaria de saber se EU fizer o ENEM e me escrever no PROUNI e conseguir bolsa parcial de 50%porcento eu poderei pedir o FIES,para financiar o 50%porcento que restar???? obg

  281. rodrigo disse:

    se eu pedi o programa fies e fizer Educação Fisica Licenciatura, pra da aula na escola publica o governo paga o fies e eu nao pago nada ou algo do tipo ?

  282. Ruane disse:

    Olá ! gostaria de saber se a nota do enem me daria algum desconto no momento que eu quiser fazer o fies ! Pois quero fazer medicina e é um curso bem caro, quanto menos eu ter que pagar seria ótimo ! Ficaria muuuuuito agradecida se puder me responder ! bjs

  283. Edymar Pinheiro disse:

    Gostaria de se saber se nao ha maneira do aluno financiar sem ter feito o Enem, por algum motivo forte..

  284. Weslei disse:

    Olá,
    Sou calouro do curso de medicina, e preciso do financiamento do fies, porém minha faculdade só voltará a aderi-lo após a prova do enade, em novembro, posso começar o curso e ter mensalidades em atraso e contatar o fies?

  285. Juliana Novais disse:

    Tenho uma Divida na faculdade, negociei e estou pagando, no ano que vem gostaria de voltar em outro curso. E gostaria de financiar pelo fies e possível. Lembrando que estou em dia com as parcelas.

  286. Alex disse:

    Você precisa de um empréstimo urgente para pagar a sua conta? . aqui está a chance que
    oferecer crédito para aqueles que estão prontos para aplicar e submeter nossa
    condição, por isso, se você estiver interessado em um empréstimo para a nossa empresa, então você
    que um e-mail agora ……

    Email: am.credito@blumail.org

    obrigado

  287. Anne disse:

    Eu gostaria de saber que se eu optar pela opcao de aproveitamento total do ENEM em uma instituição particular eu posso conseguir o FIES?

  288. Tamiris disse:

    Ola, Sou a Tamiris tenho 16 anos e estou terminando o ensino médio esse ano. NO ano seguiente gostaria de ingressar em uma universidade no curso de medicina, vocês financiam esse curso ? desde já obrigada.

  289. ana luiza disse:

    tenho uma duvida sobre o fies ,
    se eu passar em medicina em uma universidade particular,depois de ter a confirmação que fui aprovada que eu devo me cadastra no fies ? mas demorar a confirmação , pois não tenho dinheiro para pagar nem a primeira mensalidade do curso .
    preciso dessa resposta mais rápido possível
    agradeço desde já .

  290. Nayara disse:

    Ola, meu nome é Nayara e tenho uma dúvida.
    Bom… fiz o enem este ano, mas acho que minha redação será cancelada. Caso isso aconteça, mesmo assim consigo entrar para o fies ?

  291. Nubya disse:

    Qual é a média que tenho que tira no enem para poder entrar no FIES?Obrigado .

  292. Vitória Laryssa disse:

    Como faço para mim escrever, terminei o ensino fundamental com 13 anos mais quero correr logo atrás, irei fazer as provas do Enem só em 2014, mais ja peguei cadernos daqueles que fizeram esse ano e procuro mim empenhar bastante, queria investir em psicologia, medicina ou ser escritora! Vou fazer de tudo um Pouco e ficarei fixa naquele ue mais mim sentir bem! gostaria de saber como faço?

  293. Ola Boa tarde
    Eu gostaria de saber se eu posso me escreverpara o vestibular.porque estou terminando o 3ano.Neste ano?l
    Eu me escrevo no prouni?
    Eu estudei minha vida toda em escola publica?

  294. Bom dia para todo o público de Portugal.

    meu nome é cavernas Sr. Miguela Roland Eu vim de Portugal i foram enganados muitas vezes de tempo desde que eu estava à procura de um empréstimo, eu era farsa 1500 dólares , mas eu tento não nunca desistir antes disso eu era farsa cinco ( 5) o tempo em alguma empresa i aplicado sempre me disse para pagar o seguro , o registro , a transferência de meu empréstimo e muitos outros , então eu decidi que eu nunca vou pedir um empréstimo em minha vida, então eu comecei a chorar , porque o dinheiro eu perdi terá me algo que eu preciso para que eu juro que não vou pedir um empréstimo , não importa a condição.
    Mas ontem a minha mulher estava muito doente e eu não tenho dinheiro para pagar a conta do hospital para que um bom amigo meu me dirigir à Sra. Stella Rene empréstimo da casa eram eu estava com medo de não conseguir golpe novamente , para que ela me deu o pedido de empréstimo formar o que eu preenchido antes deste eu estava com muito medo porque a minha mulher está no hospital para que dentro de 5 minutos foi-me dito que o empréstimo estava pronto e eu dei a conta onde o depósito do empréstimo para que eu era encarregado de pagar as taxas fiscais da empréstimo, mas eu estava com muito medo porque eu não quero morrer de hipertensão , porque eu estava surfando de alta prazer sangue para meus irmãos e irmãs quem disse que não há emprestadores do empréstimo legítimos são tolos eu tenho o meu empréstimo de US $ 580,000,00 , sem demora eu tenho o empréstimo em 10 minutos , então eu voltei para o hospital e eu pagar as contas do hospital .
    então agora eu quero conselhos para aqueles que estão em dificuldade financeira para contatar a Sra. Stella Rene porque ela não vai deixar você para baixo .
    por isso, aqueles que estão precisando de empréstimo por favor eu gosto de você entrar em contato com a Sra. Stella Rene no seguinte e-mail : mrsstellareneloancompany@gmail.com e contar-se fora desse problema porque aqui é a solução para os seus problemas ok .
    por isso, vou estar à espera do que você ouça o seu próprio testemunho e acreditar em Deus e acreditar em si mesmo e lembre-se não é condição de pagamento bem.

    Sr. Roland Miguela

  295. Maria Carmen disse:

    Queria saber se o meu fiador do FIES , tem que ter o nome limpo no SPC ?

  296. abumere sara disse:

    Olá a todos Eu sou Anna Kate, vivendo em Ireland.I sou viúva no momento com três filhos e eu estava preso em uma situação financeira em agosto de 2013 e eu precisava para refinanciar e pagar minha bills.I tentou buscar empréstimos de várias empresas de empréstimo privados e corporativos, mas nunca com sucesso, ea maioria dos bancos diminuíram minha credit.But como Deus teria, fui apresentado a uma mulher de Deus um emprestador empréstimo privado pelo nome Mrs Abumere Sara, que me deu um empréstimo de 76.000 €, e hoje sou proprietário de uma empresa e os meus filhos estão indo bem no querido moment.So, se você deve contactar qualquer empresa com referência à garantia de um empréstimo com baixa taxa de juros de 3% e melhores planos de reembolso e horário, entre em contato com a Sra. Abumere Sara. ela não sabe que estou fazendo isso, mas estou tão feliz agora e eu decidi que as pessoas saibam mais sobre ela e também eu quero que Deus abençoe a ela e ela também dar empréstimos para pessoas físicas e companys.You pode contatá-la através de seu e-mail via: (abumeresaraloanfirm@gmail.com)

  297. abumere sara disse:

    Goodday? Abumere vagyok Sra. Sara, vagyok én itt, hogy segítse azokat, akiknek szükségük van anyagi segítségre ir? Você vai adósságok törölni felveheti velünk para kapcsolatot? Ön anyagilag ele és meg kell, hogy tégia hozzanak Letre Uzlet? Vajon para o banco fordult ele para Mert hitel Rossz? aggódnia állomány, hogy áttörés Serviços Financeiros hajlandó ADNI tégia kölcsön alacsony kamatozású rate.If érdekli minha hitel ajánlat és szeretnék alkalmazni para kölcsön, vegye fel para kapcsolatot velünk üzenetre vagy az ma válaszol egyszerűen csak e-MailT keresztül: abumeresaraloanfirm@gmail.com Megjegyzés :, hogy az adjon nekem adatok,

    Nev Teljes …………..
    CIM CONTACT ……..
    Szükséges összeg AS HITEL ..
    TELEFONSZÁM ………..
    Sexo ………………..
    EG ………………..
    FOGLALKOZÁS ………….
    Futamidőt ……….
    CÉLJA HITEL ……..
    Orszag …………….
    ÁLLAMI ………………

    Várom para gyors választ

    Köszönöm.

  298. flavio disse:

    ola a todos! sou o flavio queria envestir em mecanica como q fasso para poder comceguir uma oportunidade para me poder envestir

  299. helon disse:

    To com 5 mensalidades atrasadas. o FIES paga as atrasadas?

  300. Daiane Jacob disse:

    Queria saber se vou ter alguma nota no enem e se vou conseguir contratar o fies pois so fiz o primeiro dia do enem, pq o segundo minha parente muito proxima faleceu.

  301. Luan Silvestre disse:

    Vou para 3º periodo em 2014 e gostaria de fazer fies, posso? conclui o ensino medio em 2010, e nao fiz enem 2013.

  302. danilo disse:

    ´´Pagar uma faculdade não é fácil para ninguém, ainda mais para quem é jovem ou precisa trabalhar para se manter“… acha que esses programas é para todos. esta enganado… eu tenho vinte anos, estou cursando engenlharia de produção em uma facudade particular…estou desempregado… adoro exatas (mais estou no primeiro ano e não da pra fazer nada ainda), esse mes não vo conseguir pagar mais a minha facudade… vou desistir, não!-pois é isso que quero para a minha vida! pego latinha na rua mais não paro…não tenho condições de entrar em um desses programas…minha familia tambem não podem mim ajudar, isso porque somos POBRES! acha que vo para ou pedir ajuda para esse nosso governo bom( apesar de ja ter pedido)… o qual, se precisar vai tirar o pouco que tenho…não gente! posso pegar latinha(não que seja muito feio pegar latinha)mais isso vai mim da condições de pagar a minha mensalidade; assim no futuro eu poderei virar as costas para quem virou para mim; mentira! vo apenas poder da um futuro melho para meus pais… MAIS DEIXO BEM CLARO QUE ESSES PROGRASMAS AI NÃO SÃO PARA TODOS. (DANILO CORREIA)

  303. danilo disse:

    danilo
    ´´Pagar uma faculdade não é fácil para ninguém, ainda mais para quem é jovem ou precisa trabalhar para se manter“… acha que esses programas é para todos. esta enganado… eu tenho vinte anos, estou cursando engenlharia de produção em uma facudade particular…estou desempregado… adoro exatas (mais estou no primeiro ano e não da pra fazer nada ainda), esse mes não vo conseguir pagar mais a minha facudade… vou desistir, não!-pois é isso que quero para a minha vida! pego latinha na rua mais não paro…não tenho condições de entrar em um desses programas…minha familia tambem não podem mim ajudar, isso porque somos POBRES! acha que vo para ou pedir ajuda para esse nosso governo bom( apesar de ja ter pedido)… o qual, se precisar vai tirar o pouco que tenho…não gente! posso pegar latinha(não que seja muito feio pegar latinha)mais isso vai mim da condições de pagar a minha mensalidade; assim no futuro eu poderei virar as costas para quem virou para mim; mentira! vo apenas poder da um futuro melho para meus pais… MAIS DEIXO BEM CLARO QUE ESSES PROGRASMAS AI NÃO SÃO PARA TODOS. (DANILO CORREIA)

  304. Luciano disse:

    Olá, eu tenho muita vontade de cursar medicina, mas em todas as instituiçoes que pesquiso exige pagar a matricula ou na grande maioria pagar o semestre todo, pra depois solicitar o Fies, entao queria saber se ja existe alguma instituiçao onde essas questoes nao é exigida.Obrigado.

  305. Olá eu sou pastor Jerrrico Emmanuel pois aqui em Portugal eu só sacar meu $ 7000,000,00 empréstimo para comprar um instrumento na minha igreja e antes i carne esta empresa empréstimo i ter sido fraudulentos muitas coisas nem mesmo aqueles, mas eu sempre peço a Deus para punir os credores de empréstimos que roubam formar os pobres e os necessitados. então aqui é a empresa testados e confiáveis ​​que você pode confiar Agora onde eu descontar meus 30 minutos de empréstimo atrás aqui no Sr. Carlos Ranking empréstimo empresa i pastor Jerrico Emmanuel assegurar que o Sr. Carlos classificação é 100% garantido que você está descontando o empréstimo sem demora e Deus tem dirigiu-me hoje para dizer ao mundo sobre ele, porque com o Sr. Carlos Ranking toda a sua condição e situação e para que você não tem nada para preocupado apenas em contato com o Sr. classificação no e-mail abaixo: rankcarlosloancompany@gmail.com e ter a minha palavra que você está descontando o empréstimo igual ao meu e eu vou estar à espera de ouvir o seu próprio testemunho, assim como eu pastor Jerrico Emmanuel bem.

    pastor Jerrrico Emmanuel

  306. Artemisia Alves disse:

    Queria saber se é verdade que quem fez enem pela terceira vez,tem um desconto no FIES.
    Obrigada!

  307. Lucélia silva disse:

    Olá,
    Sou estudante de enfermagem na universidade dos Açores em Portugal, estou no primeiro ano passo para o segunda ano agora em junho, quero voltar para o brasil , como faço para dar continuidade a meu curso numa faculdade federal ? E se tem como me transferir para uma faculdade?
    Att,

    Lucélia Silva.

  308. Karolina disse:

    Olá, sae eu financiar minha faculdade pelo FIES, e conseguir 100% de bolsa,o FIES sera cancelado?

  309. eduardo disse:

    eu queria saber se no fies financiamos no fies, pagamos o governo trabalhando pra ele, se o governo dá um emprego para que possamos pagar?

  310. Marcia disse:

    Tenho uma duvida, se eu financiar meus estudos e por acaso tiver que parar com a faculdade tenho que pagar o tempo que eu estudei.

  311. posso finaciar no nome de outra pessoa e depois passar pro meu nome a divida?

  312. erika disse:

    já fiz a matrícula e a inscrição no fies, estou aguardando a resposta do fies(banco), gostaria de saber se a 1ª mensalidade/matrícula o fies paga ou sou eu que tenho que pagar para a universidade? já que solicitei o fies por não ter como pagar mensalidade.

  313. lucinete disse:

    Boa Noite!!
    Meu filho fez a inscrição para a faculdade Estácio, e mandaram pagar o boleto da inscrição, pra entrar pela FIES. Gostaria de saber se quando pagando essa mensalidade ,meu filho não pagara mais nenhuma mensalidade.se é de imediato pagas pelo FIES. Poe favor amande uma resposta com urgência!!
    Att. Lucinete

  314. ediana silvéio labigalini disse:

    Boa Tarde!
    O valor do curso da minha filha é de 2150,00. Gostaria de saber qual o mínimo e o máximo de renda familiar que preciso ter para conseguir financiamento de 100%?

  315. Andressa disse:

    Olá, gostaria de saber se eu tiver financiado uma casa, eu serei prejudicada ao querer fazer o FIES ou não à nenhuma restrição a isso??

  316. valeria disse:

    Ola.. Gostaria de esclarecer uma dúvida.
    Comecei faculdade da odonto, tinha o fies, mas nao terminei.. entao os boletos do fies começaram a chegar.. como era valor alto, fui ate a caixa renegociar.. paguei as atrasadas e parcelei o resto. Bom minha duvida eh o seguinte, mesmo eu nao achando uma boa.. meu marido vai começar faculdade e quer fazer o financiamento.. sera que por a gnt ser casados e eu ainda está pagando.. isso pode impedir de ele conseguir o financiamento??? Alguem sabe responder??

  317. flávio disse:

    eu fiz o fies … porem ganhei meia bolsa pelo enem … porem nao posso pagar o resto o fies financia o rsto ?

  318. Ana Raquel disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber se tem uma forma de não pagar os dois semestres que cursei a faculdade pelo fies,pois fui aprovada pelo sisu em uma faculdade pública e já fiz minha matrícula e cancelei meu fies…Tem uma forma de não pagar a divida ou sou obrigada a pagar mesmo???
    Desde já agradeço se responder e tirar minha dúvida!!!

  319. raiane alves disse:

    ola preciso da sua ajuda,minha irma quer fazer o fies ,mais n sabemos como funciona,n entendir muito bem,…..

  320. Nilva disse:

    Eu gostaria de saber se além do fies eu posso pedir a prestação de serviço depois para não precisar pagar? e como funciona?

  321. Karol disse:

    Olá! gostaria de saber se quem participa do Prouni, pode fazer Fies depois?

  322. Karol disse:

    ficaria grata se pudessem responder a minha primeira pergunta! (:

  323. Fernando disse:

    Ola me chamo Fernando, estou financiando meu curso este ano, quero saber se acaso eu posso fazer o ENEM deste ano de 2014 para conseguir 50% ou 100% da bolsa? E se eu conseguir os 50% o FIES continuar financiando os outros 50%?

  324. Thais disse:

    Olá, gostaria de saber, se o Fies, ele tem um número exato de financiamento por instituição ou por cada curso?

  325. Jhones disse:

    GOSTARIA DE SABER SE PARA TENTAR O FINANCIAMENTO ATRAVÉS DO FIES PARA O CURSO DE MEDICINA, EU PRECISARIA DE UM FIADOR ?

  326. goodnews disse:

    Olá,
    Somos credores financeiros privados. Você precisa
    um empréstimo? Você foi recusado um empréstimo
    seu banco ou instituição financeira? Você precisa
    assistência financeira de qualquer tipo? você
    precisa de um empréstimo para pagar suas contas ou comprar uma casa?
    Você quer ter um negócio próprio?
    Inscreva-se agora, nossos empréstimos estão disponíveis e
    taxa de juros acessíveis de 3%.
    As pessoas interessadas devem contactar-nos em
    informações por e-mail goodnewsloaninvestment01@gmail.com

  327. maria lucia disse:

    por favor preciso da resposta ate dia 27 defevereiro 2014 existe FIES para pos graduação ? na USP? AGUARDO RESPOSTA OBRIGADA!!

  328. olá possuo um financiamento no meu nome de uma casa pelo banco do brasil e queria fazer o fies sera que consigo?

  329. Sr. Morga disse:

    Você precisa de um empréstimo urgente? Aplique imediatamente para empréstimo rápido em Morga Loan Firm. estamos

    24 horas online para você. Email: morganwilliamloanfirm.co.za@gmail.com

    Nome Completo: ……………………….
    Contato Endereço: ………………….
    País: …………………………
    Montante necessário como Empréstimo: …………….
    Empréstimo Duração: ……………………
    Finalidade do empréstimo: ………………….
    Ocupação:. ……………………..
    Sexo: ………………………….
    Idade: …………………………….
    Telefone: ………………………..

    Atenciosamente,
    Sr. Morga

  330. Juliana disse:

    Bom dia. Ganhei uma bolsa de 50% na faculdade e gostaria de financiar os outros 50% pelo FIES. No cadastro no site, qual deve ser o valor que devo colocar na semestrealidade e a porcentagem que devo solicitar? Pode me ajudar por favor? Obrigada, Juliana.

  331. paulo roberto da costa disse:

    Bom dia, terminei a faculdade e continuo pagando ao FIES, queria saber se este pagamento pode ser dedutível no I.R.R.F, e a onde ele se encacharia, desde já agradeço pela atenção se alguém puder me ajudar neste assunto eu ficarei muito grato.

  332. Bruna Martinelli disse:

    Bruno Martinelli?? kkkkkk
    que susto, minha cópia :P

  333. andersson disse:

    Bem-vindo ao lindaparkerloancompany
    companhia
    (Um serviço personalizado para todas as suas necessidades financeiras)
    Nós, Provedores Libral Investment Company oferece empréstimo
    a muito baixa taxa de juros de 2%, oferecemos pessoal
    empréstimos, dívida consolidação empréstimo, Venture Capital,
    Business Loan, empréstimo para a Educação, Home Loan, e
    Empréstimo por qualquer motivo e necessidades urgentes!. com um
    duração máxima de 30 anos.
    Você já foi rejeitado pelo seu banco? você
    tem mau crédito? Você tem contas a pagar? Você está em
    dívida? Você precisa montar um negócio? não se preocupe
    mais como estamos aqui para oferecer-lhe um empréstimo com juros baixos.
    As nossas gamas de empréstimo de US $ 5.000 USD (Cinco Mil EUA
    dólares) para
    US $ 50, 000,000.00. (Cinqüenta milhões de dólares norte-americanos). Nós também
    emprestar nos EUA DÓLARES e Euro!
    COMUNICAR A ESTE E-MAIL:
    lindapakerloancompany@gmail.com
    1. Seus nomes completos: _______
    2. Endereço de contacto: _______
    3. País de residência: ______
    4. Valor do Empréstimo Necessário: ________
    5. Duração: _____
    6. Sexo: _____
    7. Ocupação: ________
    8. Renda Mensal: _______

  334. Vitor Marcel disse:

    Olá,
    Estou tentando solicitar o fies porem estou com duas mensalidades atrasadas, gostaria de saber se é possível ter fies mesmo neste estado ou devo quitar todas as minha dividas perante á faculdade?
    obrigado

  335. Daiana Maia disse:

    Olá, eu gostaria de fazer dois curso universitários ao mesmo tempo, que no caso seria o de Administração e o de Comercio Exterior, e só tem uma universidade aqui no ceará, que trás consigo esses dois cursos, e ela é particular, tem como eu me inscrever nessa universidade e pedi o financiamento dos meus dois cursos? Obrigada, Boa Tarde.

  336. Lucas disse:

    Olá, estou no 2º ano do ensino médio, e consegui uma bolsa em uma escola particular, isso interfere para mim conseguir o financiamento?

  337. Renato disse:

    tem como conseguir fies sem pagar nada, nem mesmo a matricula ? se sim, como ?

  338. j disse:

    Dear Sir / Madam,
    Antes de quaisquer outras palavras, em primeiro lugar você está convidado a Johnson Paul Finance Company
    Você precisa de ajuda financeira? Você precisa de um empréstimo para expandir o seu negócio? Você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio em grande escala? Você precisa de um empréstimo que pode mudar sua vida e seu status financeiro atual? Você precisa de um empréstimo de urgência ou emergência para colocar as coisas no lugar certo? Então você está na casa certa para todo o seu empréstimo qualidade projetado para atender às suas necessidades.
    A empresa de empréstimo de classe mundial comprometida com apenas empréstimo. Nós damos a empresas start up e expansão de negócios empréstimos aos homens de negócio em perspectiva e Mulheres em uma baixa taxa de juros e preços acessíveis de 3% e um período de reembolso a longo prazo de sua escolha. Os candidatos interessados ​​são obrigados a fornecer as informações abaixo, e
    entre em contato conosco através do email: johnsonpaulfinance@yahoo.comj

  339. VANESSA VIEIRA disse:

    oie bom dia eu fiz o terceiro ano na rede particular eu posso financiar pelo fies minha faculdade ja q nao tenho mais condiçao de pagar …..

  340. mailson disse:

    queria saber se posso ingressar em uma faculdade, pelo fies mesmo ainda cursando o 3 ano do ensino médio, eu receberia um certificado de conclusão do ensino médio assim podendo receber o benefício?

  341. boutii disse:

    Este post é adequado para os indivíduos, os pobres e todos aqueles que precisam de um empréstimo específico que eu tenho certeza que fornece empréstimos que variam de 1.000 € a 5.000 € 000 justo e razoável. Os concedem empréstimos a pessoas que vivem na Europa e ao redor do mundo ( França, Bélgica , Canadá, Suíça , Roménia , Itália , Espanha e Portugal … ) . Minha taxa de juros é de 3% jaar.Als precisa de dinheiro para outras razões , por favor não hesite em contactar- me para mais informações. boutiinvestissement@outlook.fr

  342. Mariana Coutinho disse:

    Olá! Ainda não conclui o Ensino Médio, porém tenho algumas duvidas sobre o EnemXFies. Eu sei que Enem e Fies possuem definições diferentes. Agora, uma DUVIDA. É necessário fazer o exame do enem,ok! Mas eu preciso ser aprovada no enem ou obter uma nota alta para obter o financiamento estudantil, o fies??? E se caso, eu não consiga uma boa nota no enem, não vou poder obter o fies? Como funciona?

  343. Carlos disse:

    Olá, gostaria de saber o seguinte: Posso financiar um curso esse ano sendo que fiz o enem no ano de 2012? Ou tenho que esperar o enem desse ano e financiar no próximo ano?
    Grato!

  344. Carlos alberto disse:

    Gostaria de saber: posso financiar a faculdade esse ano sendo que fiz o enem de 2012? ou tenho que esperar o enem desse ano e financiar só no próximo ano?
    Grato

  345. natalia almeida disse:

    quais as condiçoẽs para faze um finaciamento no fies

  346. Marcelo disse:

    Ola gostaria de saber se uma viuva (o) pode ser fiadora(or) do fies? estou com problemas no meu aditamento e necessito com urgencia da resposta.. pois e necessario comprovar renda, cerdidao de casamento e óbito e necessaria tbm? quais documentos levar caso possa?
    Att MArcelo Moreira

  347. Thainá disse:

    Oi , gostaria de saber se quando a gente terminar a faculdade e acabar o prazo de pagamento começamos a pagar o valor das mensalidades por mes referente o da faculdade.
    O valor da mensalidade é 5354,00 quando terminar a faculdade pago esse mesmo valor de mensalidade para o fies?

  348. Wagner Passos disse:

    Olá
    Gostaria de saber se para ingressar em uma faculdade seria necessário alcançar uma nota boa no ENEM, estudo no 3°ano do ensino médio.
    Outra questão, faz 3 anos que meu irmão terminou o ensino médio, seria possível o mesmo começar uma faculdade com ajuda do FIES ?
    Obrigado

  349. cynthia johnson disse:

    Olá, eu sou a Sra. Cynthia Johnson, um emprestador empréstimo privado que dá vida empréstimos oportunidade de tempo. Você precisa de um empréstimo urgente para limpar as suas dívidas ou você precisa de um empréstimo de capital para melhorar o seu negócio? Você já foi rejeitado pelos bancos e outras instituições financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou hipoteca? Não procure mais, porque estamos aqui para todos os seus problemas financeiros no passado. Nós emprestar dinheiro para pessoas que necessitam de assistência financeira, que tem um mau crédito ou que necessitam de dinheiro para pagar contas, para investir no negócio, à taxa de 2%. Quero usar este meio para informar que prestamos assistência confiável e beneficiários e estarão dispostos a oferecer-lhe um empréstimo. Então, entre em contato conosco hoje por e-mail para: (cynthiajohnson154(a) gmail.com)

  350. weverton disse:

    Ola eu me inscrevi no enem 2014,, mas só que eu apertei errado no meu formulário de inscrição eu coloquei que eu ia terminar o ensino médio apos 2014 e nao eu vou terminar nesse ano de 2014?

  351. puzzo kings disse:

    VOCÊ PRECISA um empréstimo urgente de 3% TAXA DE JUROS? SE SIM EMAIL EUA AGORA EM:

    Informações de dados do mutuário É NECESSÁRIO

    NOME:
    AGE:
    SEXO:
    PAÍS:
    ESTADO:
    Número de telemóvel
    PROFISSÃO:
    Renda mensal:
    Montante necessário:
    DURAÇÃO:

    ATENÇÃO: Todas as respostas DEVE SER para a frente: kingsloanhome8@gmail.com, resposta imediata ..

  352. vanessa silva disse:

    boa tarde, eu gostaria de saber como eu consigo fazer a faculdade com o financiamento oferecido pelo FIES? O que eu devo fazer? e quanto eu pago? obrigada aguardo resposta

  353. Elogios do dia
    você é um homem de negócios ou mulher? Você precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você precisa de empréstimo para liquidar a sua dívida ou pagar suas contas ou iniciar um negócio bonito? Você precisa de fundos para financiar o seu projeto? Nós oferecemos serviços de empréstimo garantido de qualquer quantidade e em qualquer parte do mundo para (indivíduos, empresas, corretor de imóveis e pessoas colectivas), a nossa taxa de juros de super de 3%. Aplicação para enviar respostas para o e-mail para o assunto desta mensagem. Contacte Nossa Via Email: Sportvillaloancompany@yahoo.com

  354. rogerio bandeira disse:

    Oi eu terminei o ensino médio em 2005 e nunca fiz o en em quero cursar ensino superior em 2015 eu posso fazer o financiamento pelo FIES.

  355. Caroline disse:

    Boa tarde. se eu estiver cursando pelo plano fies e quiser para com fies e começar a pagar todos os meses normalmente mais os meses que fiz pelo fies, isso é possível?

  356. Olá meu nome é Elenilce e gostaria que alguém respondesse minha pergunta sobre o FIES!
    Eu faço faculdade a distância em uma universidade ´´privada´´no curso pedagogia,e pretendo desistir desta para fazer uma outra financiada pelo FIES, mas um outro curso!É possivel que eu consiga?

  357. Poliana Claudia disse:

    Ola Bom Dia Eu Estou Cursando Enfermagem e fui pra segundo período mais eu queria saber se o fies devolve o dinheiro que paguei no primeiro período pq agora estou entrando pelo Fies sera que Recebo Esses Meses que paguei Obrigado.

  358. tatiana disse:

    ola, antes de mais nada parabens pelo trabalho !hoje estou Medicina em uma universidade e ja possuo o FIES. Terei que transferir para outra universidade. ja verifiquei com o MEC e a mesma tem a nota minima exigida no ENADE. neste caso a univerdade ja esta automaticamente credenciada para aceitar o FIES?porque a principio a faculdade nao aceita o FIES para novos alunos, mas pode ser que com conversa ela aceita neste caso de transferencia. obrigada !

  359. Henrique disse:

    Olá,
    Gostaria de saber da seguinte forma estou devendo na universidade atual, mas gostaria de me transferir para outra universidade e conseguir o finaciamento como faço?
    obs: concluí o segundo semestre na atual universidade

  360. Claudia disse:

    Eu já terminei a faculdade de administração, fiz Escola da Família para poder terminar os estudos. Gostaria de saber se eu quiser fazer uma segunda faculdade posso financiar pelo FIES? E se ha outra alternativa? Fico grata e aguardo a resposta.

  361. Alonzo peter disse:

    você precisa de um empréstimo que você está precisando de ajuda financeira para pagar a sua dívida, se sim contato amável este e-mail;? meritsfinancecompany@gmail.com

  362. jamille oliveira disse:

    bom dia . o Fies cobre matéria em adaptação? minha filha estava indo pro 6º semestre e na transferência ficou no 4º semestre 100% fies . a faculdade quer que ela pague as adaptações em dinheiro? me deem um retorno please?

  363. Taiza disse:

    Já estou no 7º período Para Enfermagem pela Unigranrio ,não consigo mas pagar por ter tido filho a pouco posso fazer o restante pelo fies?

  364. uilma disse:

    ja fiz o enem a dois anos atras , mas minha nota foi muito baixa , posso participar do fies mesmo assim ?

  365. sara disse:

    posso passar do Fies para o particular de novo???

  366. sheila disse:

    olá gostaria de saber, se pra se inscrever no FIES, tem q primeiro esta escrito na faculdade?

  367. Vanessa disse:

    Olá eu sou bolsista pelo prouni de 100% quando concluir eu quero fazer outro curso nesse caso eu posso solicitar o fies ?

  368. fernando disse:

    queria saber se eu pagar minha divida com o fieis posso fazer outro financiamento, ex fiz enfermagem com o fieis 50% ai queria fazer medicina, eu consigo o financiamento??

  369. Gilson disse:

    oi…Sou ex presidiário,e queria saber se eu consigo financiar os meu estudos pelo FIES,mesmo eu sendo um ex presidiário.

  370. Dedinha disse:

    Olá, minha filha terminou o ensino médio ano passado, fez o enem, mas a nota dela não deu para entra no curso que ela deseja, então eu pensei em optar para o FIES, e agora pode fazer o FIES no nome do próprio estudante, só que o curso que ela deseja é Odontologia e as faculdades não aceita fies sem fiador nesse curso, só que minha renda não cobre o preço do curso dela,e eu não poderia ser a fiadora dela.. Oq posso fazer? espero que me ajudem.

  371. Amanda disse:

    olá gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o FIES vou fazer o ENEM 2015 apenas para poder pedir o FIES para Odontologia mas tem um mínimo na pontuação do ENEM para poder ter direito do mesmo?
    E após os resultados do ENEM eu vou solicitar o FIES mas gostaria de saber em quanto tempo após solicita-lo eu poderei iniciar o curso ?
    Desde já agradeço a atenção e aguardo os esclarecimetos das mesmas!

  372. JAMES RICHARD PINO disse:

    É possível tirar uma dúvida? Sou fiador de uma estudando no programa do fies. Porém, esse contrato está em dia, e até o presente a caixa não fez a cobrança do débito, visto que , a estudante trancou o curso e continua pagando os valores trimestrais.
    Requeri junto a caixa um financiamento e segundo a resposta foi que eu não terei direito, procurei o mec e esse também informou que não teria direito em decorrência de ser fiador, a não que já estive quitado. (se essa mesma entidade aprova o financiamento solidário entre estudante?).
    Entendo se verdade for, há um contra-censo ao entendimento e interpretação da lei.
    Se, for possível a gentileza enviar a fundamentação.

    Grato

    James

  373. Felipe disse:

    Boa noite, Estou cursando na Universidade e já estou no ultimo ano e ultimo semestre, as aulas voltaram no dia 04/08/14 Na primeira semana percebi que o meu nome não estava na lista de presença então fui verificar com meus professores, os mesmos informaram que é normal provavelmente estará na próximo lista de presença.
    No dia 04/09 meu nome não estava novamente na lista de presença então decidi verificar na secretaria da faculdade o motivo, e a atendente me informou que minha rematricula não estava paga e que tinha que procurar a ouvidoria direto no site da Faculdade pois já não poderia pagar minha rematricula. Então fui verificar no financeiro da empresa aonde trabalho, pois quem sempre pagou e fez as minhas rematriculas e meus boletos da Faculdade é o financeiro da empresa dos meus pais aonde trabalho. Resumindo a historia fiz um e-mail informando o problema ocorrido dizendo que eles não realizaram o pagamento da minha rematricula ” tinham esquecido ” e mesmo assim não adiantou a ouvidoria mandou um e-mail dizendo que teria que me rematricular somente o ano que vem 2015.
    Estou cursando, fazendo todos os trabalhos e estou com meu nome escrito a mão pelos professores na lista de presença com todas presenças neste período do dia 04/08 até hoje dia 26/09. Estou disposto a pagar minha rematricula e todos os juros se existirem mas a faculdade me informou que terei que me rematricular somente o ano que vem ( resumindo vou perde o meu ultimo semestre do meu ultimo ano lembrando que estou com presença e todas matérias.

  374. Gabryella disse:

    Faço faculdade em uma universidade particular e não tenho FIES vou tentar transferência para a Federal e gostaria de saber se na transferência receberia o dinheiro de volta

  375. felipe disse:

    gostaria de sabe o seguinte, comecei o fiz dia 04.03.2014 cursei um semestre e suspendi dois agora fis o cancelamento dele soque queria saber se eu vou pagar so o primeiro semestre q fiz ou os três e como q vai chega a conta para eu pagar,, obrigado a quem responder

  376. ENVIE SMS MARKETING R$ 0,03 PÇO DE ATACADO
    EFETUE SUA AÇÃO PARA CAPTAÇÃO DE NOVOS ALUNOS COM “SMS PESQUISA” VOÇÊ LÊ NA CAIXA DE ENTRADA DE UM “PAINÉL GERENCIÁVEL” TODAS AS RESPOSTAS DAS MENSAGENS

    14/10/2014

  377. claudio jose rezende alves disse:

    gostaria de fazer uma faculdade gratuita sem pagar nada porque nao tenho condiçao de pagar

  378. Juliana disse:

    Olá! Desejo fazer medicina pelo fies, consigo usar a nota do enem pra conseguir me matricular na faculdade? Ou vou ter que fazer o vestibular?

  379. katia disse:

    Ola o EDUCA + BRASIL da desconto de 50% o outro 50% posso usar o fies.

    obrigada

  380. carolina disse:

    e facil finaciar a faculdade de medicina pelo fies

  381. geeh gregorio disse:

    Oi boa tarde., o Fies so serve para quem ja esta cursando uma faculdade?
    Eu faço faculdade de pedagogia numa instituição não gratuíta, mas gostaria de começar outra., teria como o fies financiar essa nova faculdade??

  382. suzana disse:

    Ola se no caso eu escolher quatro matérias do curso e for pagando ,e me inscrever no fies e conseguir eu posso pegar todas as metéria ou seja a grade fechada?

  383. cinara disse:

    Boa Tarde estou em dúvida,farei o enem pela primeira vez o mes que vem so que ja curso faculdade,terei que esperar sair a nota do enem ou assim que fizer e constar no site posso fazer o fies???

  384. Ola alguem poderia me ajudar por favor a me tirar algumas duvidas em relaçao ao FIES
    este ano irei prestar o ENEM e pretendo me ingressar no ensino superior no ano de 2015,porem quero finaciar completo,sei que devo estar matriculada na instituiçao,minha duvida é ,preciso estar cursando ?pois estou desempregada,e ja queria entrar no primeiro semestre ,da tempo de financiar antes das aulas começarem? primeiro devo me inscrever no sisfies ou na faculdade primeiro?

  385. tania disse:

    olá, estou cursando a faculdade de engenharia civil, e consegui fies 100%.Não fiz Enem pois terminei 2 grau faz 12 anos. Quero saber se for um bom aluno, com média boa durante 5 anos eu posso pedir a isenção ao governo federal quando terminar.É se tiver como pedir isenção, quantos que é a média final que tenho que ter!!

  386. Guilherme Auto Maciel disse:

    Oi estou cursando agronomia cm. 100% de FIES comecei ano passado e cai de grade ai esse ano mudei pra outra universidade e agr nesse 2 semestre to cm medo de cair de grade de novo, se eu cair perco o FIES ou continua?

  387. kellymane disse:

    Ola, eu fiz o ENEM 1 vez e foi no meu ultimo ano(em 2013) gostaria de saber se eu posso me inscrever para o FIES e como eu faço isso.
    se puder me explicar detalhadamente ficarei grata.
    obrigada, abraços!

  388. gabriel disse:

    se eu passei em algum vestibular e ainda assim não conseguir pagar a faculdade,o fies financia para mim?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© Pró-Universidade