EACH atua em Centro de Inteligência Artificial – C4AI

A EACH/USP está participando de vários subgrupos de trabalho no Centro de Inteligência Artificial (Center for Artificial Intelligence – C4AI) estabelecido na USP a partir de uma proposta de trabalho vencedora em um edital conjunto da FAPESP e da IBM.

Com início em 2020 e aportes da FAPESP e IBM, o centro tem o compromisso de desenvolver pesquisas no estado da arte em Inteligência Artificial (IA). O escopo de atuação do centro engloba pesquisa básica e pesquisa aplicada na área de Inteligência Artificial, pesquisas referentes ao impacto social e econômico da IA e questões éticas importantes para o desenvolvimento da IA para o bem. Além das pesquisas, o C4AI está preocupado em realizar disseminação de conhecimento e transferência de tecnologia, visando fortalecer a IA no Brasil. A equipe que trabalha no C4AI é formada por pesquisadores de diferentes instituições: USP, ITA, PUC-SP e FEI. No que diz respeito à USP, diferentes unidades estão representadas dentro do centro, imprimindo um escopo interdisciplinar às pesquisas desenvolvidas.

Equipe do Centro de Inteligência Artificial. Foto: Divulgação/C4AI

A EACH está representada em diversos projetos no C4AI. A professora Sarajane Marques Peres e o professor Norton Trevisan Roman estiveram fortemente envolvidos, ajudando diretamente na proposição do projeto vencedor no edital. Ainda contribuíram nessa proposição os professores Ivandré Paraboni e Fátima de Lourdes S. N. Marques. Posteriormente, após a implantação do centro, mais três docentes da EACH passaram a trabalhar ativamente no centro: Marcelo Fantinato, Valdinei Freire e Karina Valdivia Delgado. Esses professores estão trabalhando em quatro dos cinco grandes projetos em desenvolvimento do C4AI, chamados dentro do centro de Big Bets.

Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos e ver a notícia completa, clique aqui.