Ensino


BXCOMP

Etapa do BXCOMP.

O BXComp – Campeonato de Programação para Calouros do Curso de Sistemas de Informação, foi idealizado e organizado pelos alunos do grupo PET-SI, com supervisão da professora Dra. Sarajane Marques Peres, tutora do grupo, e de mais três professores do curso de SI, atuantes nas disciplinas das áreas de “lógica de programação”’ e “algoritmos e estrutura de dados” do curso: Prof. Dr. Fabio Nakano, Prof. Dr. Luciano Antonio Digiampietri e Prof. Dr. Nortan Trevisan Roman.

Competidores do BXCOMP 2012.

O campeonato foi concebido especificamente para os alunos ingressantes do curso de Sistemas de Informação, e vem sendo realizado pelos alunos do grupo PET-SI com o fim de:

• proporcionar uma atividade do estilo de olimpíadas ou maratona de programação porém específica para alunos ingressantes no curso;
• estimular a participação destes alunos em atividades extracurriculares;
• criar um ambiente que motivasse os alunos a se dedicarem mais ao estudo dos conceitos de programação, contribuindo para a melhoria do processo de aprendizado dos alunos da graduação.


Dojo de Programação

Dojo de Programação.

Um dojo de programação é uma atividade de treinamento, não somente de uma linguagem de programação, mas que também visa o aperfeiçoamento do pensamento lógico e aplicação de estratégias para resolução de problemas. Ele funciona através de um ambiente colaborativo e de técnicas como: TDD (Desenvolvimento Orientado a Testes) e baby-steps.

Com a iniciativa dos Profs. Drs. Fábio Nakano e Norton Trevisan Roman, o Dojo na EACH-USP deu início a suas atividades no ano de 2011.

Se você ainda não foi em um dojo, vá! O objetivo é ajudar aqueles que tem dificuldades e com certeza você será bem recebido. Confira a página oficial do Dojo da USP-Leste.


Semana de Sistemas de Informação

Palestra de Jon “Maddog” Hall na 4ª Semana de Sistemas de Informação

A Semana de Sistemas de Informação é concebida como uma reunião de cunho sócio, técnico e científico, com atividades realizadas sob diferentes formatos, e como uma forma de viabilizar trocas de experiências entre alunos e profissionais da academia e da indústria de Sistemas de Informação e de áreas afins.