
No dia 4 de outubro, a Pró-Reitoria de Graduação divulgou o resultado do Edital “Aprender na Comunidade”. Ao todo, foram aprovados 104 projetos – sendo 32 projetos específicos, 55 projetos integrados e 17 projetos consolidados. O programa Aprender na Comunidade é uma ação da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) que visa a apoiar projetos dirigidos ao ensino de graduação na Comunidade (atividades extramuros) que promovam interação entre áreas do conhecimento e que permitam a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no processo de construção do conhecimento.
Dentre todos esses projetos, dois projetos de professores de SI foram selecionados :
“Circuitos de Aprendizagem Tecnológica”, do prof. Fábio Nakano :
O projeto pretende beneficiar alunos de graduação, professores e alunos do ensino fundamental através da promoção de oficinas de robótica nas escolas de ensino fundamental. Colaboram no projeto docentes dos cursos de Sistemas de Informação, Gestão de Políticas Públicas e Lazer e Turismo com docentes da Diretoria Regional de Itaquera. Pretende-se beneficiar 12 estudantes de graduação, 30 escolas e 42 professores do ensino fundamental e 600 estudantes do ensino fundamental.
A ideia é ter algumas oficinas com os alunos da EACH no lab 8 para que eles aprendam a usar Arduino e os kits que as escolas já têm (segundo a Diretoria Regional, cada escola tem 4 kits). Depois fazer oficinas com alunos de graduação e professores na DRE ou em alguma escola para que troquem conhecimento e formem grupos por afinidade. Aí cada estudante de graduação vai auxiliar os professores das escolas de ensino fundamental a fazer essas oficinas com os alunos de lá.
O benefício para os alunos é aprender robótica, trabalhar com professores e com crianças e ganhar experiência nisso. Para os professores e escolas, ajudar a implantar o currículo de tecnologia do ensino fundamental.
“Ensino de conceitos de computação para alunos de ensino médio e fundamental de escolas públicas da cidade de São Paulo”, do prof. Marcelo Eler:
O objetivo deste projeto é ensinar conceitos de computação a alunos do ensino fundamental e técnico (ETEC) de escolas públicas da Zona Leste da cidade de São Paulo. As atividades desenvolvidas com os alunos do ensino fundamental envolvem o uso de “computação desplugada” e tem como objetivo particular incentivar a participação feminina nos cursos de tecnologia. As atividades com os alunos do ensino médio técnico são realizadas por meio de dinâmicas de resolução de desafios de programação. Os alunos bolsistas terão a oportunidade de complementar sua formação no que se refere ao planejamento de atividades, trabalho em equipe, didática e engajamento social. A execução das atividades deste projeto será realizada no âmbito de dois projetos em andamento do grupo PET-SI: COMPETEC (COMputação, PET e ETEC) e GRACE (GaRotAs em Computação e Empreendedorismo).
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