Professores da rede municipal de ensino recebem aulas de capacitação do curso de Sistemas de Informação da EACH

Professores da rede municipal de ensino recebem aulas de capacitação do curso de Sistemas de Informação da EACH

A visita foi mais uma etapa da capacitação de professores do ensino fundamental relacionada à informática e outras tecnologias, que engloba desde linguagem computacional até os princípios básicos da robótica. As aulas de capacitação estão vinculadas ao projeto Circuitos de Aprendizagem Tecnológica, contemplado no edital Aprender na Comunidade da Pró-Reitoria de Graduação.

Para mais informações, veja a publicação oficial no site da EACH clicando aqui

Professora do curso de SI se destaca no Campeonato Mundial de Kung Fu / Wushu

Professora do curso de SI se destaca no Campeonato Mundial de Kung Fu / Wushu

Do dia 13 ao 16/06 ocorreu em Sichuan, na China, o 8º Campeonato Mundial de Kung Fu/Wushu.
Nessa competição, a nossa prof. Dr. Violeta Sun se destacou, representando pela primeira vez o estilo Wu Tai Chi chuan no Mundial. A nota obtida por ela foi de 8,68, o que a consagrou como a 13ª melhor do mundo em formas de mãos. Além disso, ela também conquistou a pontuação de 8,41, tornando-se a 6ª melhor atleta do mundo em facão de Taichi. Sem sombra de dúvidas, esse é um marco importante na história do WU TAICHI no Brasil.

Parabéns, Violeta!

Confira mais detalhes no link!

EACH participa da organização de um Hackaton com o tema de agronomia, na Esalq/USP

EACH participa da organização de um Hackaton com o tema de agronomia, na Esalq/USP

Nos dias 2, 3 e 4 de julho, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) sediou a primeira edição do AgroHack.USP. A competição reuniu estudantes da Esalq, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP de São Paulo, que se dividiram em equipes na busca por soluções para maximizar a produção e minimizar os custos e os riscos das atividades agrícolas, florestais e da produção animal. Para o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, a iniciativa é fundamental para incentivar a prática empreendedora na academia. “O AgroHack.USP estimula a inovação e consequentemente o empreendedorismo. Essa é uma nova vertente da sociedade, que leva os estudantes recém-formados procurem empreender e gerar empregos a partir de práticas de inovação. E esse evento é um incentivo à inovação fomentado pela Universidade de São Paulo”.

Veja mais sobre o evento acessando esse link!

Professores de SI e GPP integram grupo de pesquisadores com acesso inédito à base de dados do Facebook

Professores de SI e GPP integram grupo de pesquisadores com acesso inédito à base de dados do Facebook

O Facebook anunciou que irá abrir seus dados internos para pesquisadores estudarem o impacto das redes sociais nas democracias e nas eleições, como parte de um esforço para evitar a manipulação nessas plataformas. De acordo com a rede social, cerca de 60 pesquisadores, de 30 instituições acadêmicas de 11 países, foram selecionados após um processo realizado pela entidade de pesquisa Social Sciences Research Council junto ao grupo independente da Social Science One. No Brasil, dois professores da USP foram selecionados para acessarem a base inteira de dados de compartilhamento de links na plataforma. O Jornal da USP no Ar conversou sobre o assunto com Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas, e com Marcio Moretto, pesquisador do curso de Sistemas da Informação. Ambos são da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Para acessar a entrevista e a matéria completa acesse esse link!

Projeto da EACH é selecionado como iniciativa de combate à corrupção

Projeto da EACH é selecionado como iniciativa de combate à corrupção

O projeto Cuidando do Meu Bairro, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), foi selecionado pelo Conselho Nacional do Ministério Público como uma iniciativa de combate à corrupção, promovendo assim a integridade social e a cidadania.

Coordenado pela professora Gisele Craveiro e desenvolvido por estudantes de graduação e pós-graduação da Escola, o projeto é uma plataforma que busca apresentar os dados dos gastos públicos da cidade de São Paulo, no mapa da cidade, usando um código de cores para apresentar o seu status (planejado, empenhado e liquidado) em tempo real. Além disso, a nova versão da plataforma está integrada ao E-Sic da Prefeitura de São Paulo, o que possibilita que qualquer dúvida ou complementação da informação sobre determinado gasto pode gerar um pedido de informação via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Após ser aprovado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, o Cuidando do Meu Bairro já consta no Banco de Proposta Corporativo de Prevenção Primária à Corrupção, o qual reúne iniciativas do Brasil inteiro.

De acordo com a campanha nacional #todosjuntoscontracorrupcao, entende-se por prevenção primária à corrupção toda ação voltada para crianças, adolescentes e adultos, no ambiente escolar, acadêmico, organizacional ou social, que busque promover a formação de cidadãos conscientes e participativos no enfrentamento à corrupção.

Por meio da transparência e do controle, o projeto da EACH estimula a participação cidadã no acompanhamento do uso do dinheiro público em tempo real, de maneira continuada e sempre que possível articulada às ações vinculadas das políticas públicas.

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Escola tem 5 professores selecionados no edital de apoio a projetos de inteligência artificial

Escola tem 5 professores selecionados no edital de apoio a projetos de inteligência artificial

Agsandrew/Fotolia

Escola tem 5 professores selecionados no edital de apoio a projetos de inteligência artificial

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP divulgou recentemente o resultado do Edital de Apoio a Projetos que Façam Uso de Sistemas Digitais Inteligentes, o qual analisou e selecionou propostas de unidades, museus e institutos especializados da universidade para o financiamento de projetos relacionados à área de inteligência artificial. A EACH/USP possui 5 professores que obtiveram aprovação de projetos nesse edital, sendo quatro deles do curso de Sistemas de Informação e uma professora do curso de Ciências da Natureza.

Para mais informações, veja a publicação oficial no site da EACH clicando aqui.


Diário Livre é finalista de prêmio da Prefeitura de São Paulo

Diário Livre é finalista de prêmio da Prefeitura de São Paulo

Professora Gisele Craveiro (à dir.) e Juliana de Marchi, da Controladoria Geral do Município de São Paulo

O projeto Diário Livre é um dos finalistas do Premia Sampa, premiação de inovação da Prefeitura de São Paulo. A disputa busca reconhecer boas ideias e incentivar a inovação em todos os âmbitos da gestão pública municipal.

Desenvolvido pelo Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Colab) da EACH e coordenado pela professora Gisele Craveiro, do curso de Sistemas de Informação, o Diário Livre é uma versão em formato aberto e colaborativo do Diário Oficial da Cidade de São Paulo, permitindo consultas mais ágeis, além da análise e o cruzamento de grandes massas de dados.

Fruto de uma parceria firmada com a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP), a ferramenta disponibiliza o conteúdo do Diário Oficial, como leis, portarias, decretos, nomeações, editais de licitação, entre outras informações, e agiliza o trabalho de gestores públicos, ampliando a transparência e permitindo novas aplicações com os dados abertos.

O projeto da EACH já foi o grande vencedor do Prêmio do Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (CONIP) 2015 e, atualmente, concorre na categoria Inovação Aberta do Premia Sampa.

O anúncio dos vencedores será feito no dia 12 de dezembro durante a cerimônia de premiação, que será realizada no Theatro Municipal de São Paulo, a partir das 8h30.

Prêmio Mercosul concede menção honrosa para professora da EACH

Prêmio Mercosul concede menção honrosa para professora da EACH


A 13ª edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia agraciou a professora Ariane Machado Lima, do curso de Sistemas de Informação da EACH/USP, com a menção honrosa na modalidade pesquisador sênior. A professora conduziu uma investigação para a classificação multiclasse de transtornos psiquiátricos baseada em medidas antropométricas faciais. Os estudantes Tuany Dias Pinheiro (do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação) e Thiago Nobayashi (do Bacharelado em Sistemas de Informação) também participaram do trabalho.

Instituído em 1997 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), o prêmio tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos de estudantes, jovens e pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico, além de promover o incentivo para a realização de pesquisa científica, tecnológica e a inovação no Mercosul.

A disputa teve como tema “Tecnologias para a Economia do Conhecimento” e analisou os trabalhados submetidos em 2017, contando com cinco categorias de avaliação. O comitê avaliador do prêmio recebeu diversos projetos de representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Professor do curso de SI da EACH recebe prêmio de pesquisa do Facebook

Professor do curso de SI da EACH recebe prêmio de pesquisa do Facebook
O programa de financiamento de pesquisas em verificação e teste de software do Facebook convidou pesquisadores de universidades de todo o mundo a submeter propostas de pesquisas que  tenham impacto direto em ambientes de produção de software. Um dos objetivos desta chamada é resolver problemas de pesquisa identificados pelos cientistas e engenheiros do Facebook ao usar técnicas de teste e verificação de software em sistemas de software de larga escala como o próprio Facebook.
Nesta primeira chamada de propostas, apenas 10 dos 145 projetos de pesquisa submetidos foram premiados com o Facebook Testing and Verification Research Awards. Dentre os projetos premiados está a proposta de pesquisa submetida pelo Prof. Dr. Marcelo Medeiros Eler, professor do curso de SI da EACH-USP, em colaboração com o Prof. Dr. Gordon Fraser (Universidade de Passau – Alemanha) e com o Prof. Dr. José Miguel Rojas (Universidade de Leicester – Inglaterra). Clique aqui para ver a lista completa dos projetos que receberam o prêmio.
O projeto submetido para esta chamada tem o título de “Automated Accessibility Testing for Mobile Apps” e tem o objetivo de continuar a pesquisa iniciada pelo Prof. Marcelo Eler em seu pós-doutorado realizado na Universidade de Sheffield (Inglaterra) em parceria com o Prof. Gordon Fraser. Em seu pós-doutorado, o Prof. Marcelo Eler desenvolveu a ferramenta MATE (Mobile Accessibility Testing) com o objetivo de realizar o teste automático de aplicações móveis Android e encontrar problemas de acessibilidade que podem impor barreiras principalmente a usuários com alguma deficiência física, mental ou intelectual.
Em particular, as contribuições esperadas do projeto de pesquisa submetido para a chamada do Facebook são as seguintes: ampliar o número de diretrizes ou recomendações de acessibilidade avaliadas automaticamente pela ferramenta; otimizar a geração automática de testes de acessibilidade usando informações extraídas da aplicação sob teste; gerar testes legíveis e em diferentes frameworks de execução para apoiar o desenvolvedor na detecção e correção dos defeitos encontrados; e realizar estudos empíricos para avaliar a geração de testes para acessibilidade, bem como o estado atual das aplicações móveis no que se refere à implementação de recomendações de acessibilidade propostas por padrões internacionais.

Programa Aprender na Comunidade aprova 2 projetos de professores de SI

Programa Aprender na Comunidade aprova 2 projetos de professores de SI

No dia 4 de outubro, a Pró-Reitoria de Graduação divulgou o resultado do Edital “Aprender na Comunidade”. Ao todo, foram aprovados 104 projetos – sendo 32 projetos específicos, 55 projetos integrados e 17 projetos consolidados. O programa Aprender na Comunidade é uma ação da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) que visa a  apoiar  projetos  dirigidos  ao  ensino de  graduação  na  Comunidade  (atividades  extramuros) que promovam interação entre áreas do conhecimento e que permitam a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no processo de construção do conhecimento.

Dentre todos esses projetos, dois projetos de professores de SI foram selecionados :

“Circuitos de Aprendizagem Tecnológica”, do prof. Fábio Nakano :

O projeto pretende beneficiar alunos de graduação, professores e alunos do ensino fundamental através da promoção de oficinas de robótica nas escolas de ensino fundamental. Colaboram no projeto docentes dos cursos de Sistemas de Informação, Gestão de Políticas Públicas e Lazer e Turismo com docentes da Diretoria Regional de Itaquera. Pretende-se beneficiar 12 estudantes de graduação, 30 escolas e 42 professores do ensino fundamental e 600 estudantes do ensino fundamental.

A ideia é ter algumas oficinas com os alunos da EACH no lab 8 para que eles aprendam a usar Arduino e os kits que as escolas já têm (segundo a Diretoria Regional, cada escola tem 4 kits). Depois fazer oficinas com alunos de graduação e professores na DRE ou em alguma escola para que troquem conhecimento e formem grupos por afinidade. Aí cada estudante de graduação vai auxiliar os professores das escolas de ensino fundamental a fazer essas oficinas com os alunos de lá.

O benefício para os alunos é aprender robótica, trabalhar com professores e com crianças e ganhar experiência nisso. Para os professores e escolas, ajudar a implantar o currículo de tecnologia do ensino fundamental.

“Ensino de conceitos de computação para alunos de ensino médio e fundamental de escolas públicas da cidade de São Paulo”, do prof. Marcelo Eler:

O objetivo deste projeto é ensinar conceitos de computação a alunos do ensino fundamental e técnico (ETEC) de escolas públicas da Zona Leste da cidade de São Paulo. As atividades desenvolvidas com os alunos do ensino fundamental envolvem o uso de “computação desplugada” e tem como objetivo particular incentivar a participação feminina nos cursos de tecnologia. As atividades com os alunos do ensino médio técnico são realizadas por meio de dinâmicas de resolução de desafios de programação. Os alunos bolsistas terão a oportunidade de complementar sua formação no que se refere ao planejamento de atividades, trabalho em equipe, didática e engajamento social. A execução das atividades deste projeto será realizada no âmbito de dois projetos em andamento do grupo PET-SI: COMPETEC (COMputação, PET e ETEC)  e GRACE (GaRotAs em Computação e Empreendedorismo).

Clique aqui para ver os resultados na íntegra.