Manual de Iniciação Científica
Com o objetivo de auxiliar os alunos e alunas interessados em produzir uma iniciativa científica, o setor Acadêmico do Diretório Acadêmico de curso de Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo (DASI-USP) desenvolveu um manual com diversas informações para este fim.
Para visualizar o manual de iniciação científica, clique aqui.
Programa Unificado de Bolsas – PUB
O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP) é uma ação da Universidade de São Paulo que integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil. O Programa visa o engajamento do corpo discente em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da USP, de forma a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados.
Para mais informações sobre o programa, acesse a página de oportunidades de bolsas da Pró-Reitoria de Graduação clicando aqui.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores. São objetivos específicos do Programa:
- despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
- contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
- contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
- estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
- contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
- contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
- estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
- proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
- ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.
Para mais informações clique aqui.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP
Destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado de São Paulo, para desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica, sob a direção de um orientador. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o projeto. A bolsa é concedida, em circunstâncias normais, por período de um ano, sendo renovável após análise do desempenho do bolsista e de seu histórico escolar. Não se concede bolsa por período inferior a seis meses.
Para mais informações, clique aqui.
Iniciação Científica no PET-SI
No Programa de Educação Tutorial, trabalhos de iniciação científica são incentivados. Os alunos que participam do grupo PET-SI desenvolvem iniciações científicas orientados por diferentes professores do Curso de Sistemas de Informação, juntamente com o desenvolvimento de outras atividades. Para entrar no PET-SI é preciso participar do processo seletivo, que é realizado entre outubro e dezembro. É regra do Programa de Educação Tutorial que o aluno ou aluna precisa ter coeficiente de rendimento maior ou igual a 6,0 para que possa participar do processo seletivo. A bolsa para o aluno deste programa é de R$ 400,00.