PET-SI


O PET-SI é um grupo formado por 12 alunos e alunas do curso de Sistemas de Informação, e um professor tutor.
Implantado em 2010, o PET-SI faz parte de um programa nacional chamado Programa de Educação Tutorial, do Ministério da Educação (MEC). O objetivo do programa é o de realizar atividades acadêmicas extracurriculares, que integrem ensino, pesquisa e extensão, propiciando aos alunos participantes a complementação de sua formação acadêmica, procurando atender plenamente as necessidades do próprio curso de graduação.

Algumas das atividades pretendidas pelo PET-SI são:

BXCOMP: o Campeonato de Programação para Calouros

O BXCOMP é um campeonato de programação para os calouros de Sistemas de Informação, baseado nas maratonas de programação da SBC. Realizado em equipes de 3 a 4 participantes, ocorre durante o segundo semestre do ano e conta com 7 etapas.

COMPETEC:

O COMPETEC é um curso ministrado pelo PET-SI, com o objetivo de ensinar programação para alunos de ETECs da Zona Leste de São Paulo. Utilizando a linguagem de programação Java, o curso atualmente tem a duração de dois semestres, e conta com a presença de cerca de 80 alunos. Além dos PETianos, o COMPETEC conta também com a participação de bolsistas e voluntários do projeto.

GRACE:

O GRACE é um projeto do PET-SI que visa estimular a participação feminina na computação e no empreendedorismo
Criado em 2017, tem o objetivo de contribuir com a aproximação de meninas adolescentes à carreira da computação, por meio da realização de dinâmicas de computação desplugada (ensino de conceitos relacionados à computação sem o uso de computadores) nas próprias escolas.

Fala, Coruja!

Criado em 2019, o Fala, Coruja! é o podcast do PET-SI. Os PETianos atuam como os co-hosts, e convidam alunos e professores de Sistemas de Informação para conversar sobre os mais diversos temas sobre tecnologia.

Coruja Informa:

Criado em 2013, o projeto tem como objetivo promover a divulgação dos tópicos mais recentes na área da Computação, por meio do formato de um jornal eletrônico.

Para saber mais sobre os projetos apresentados, bem como sobre outros projetos do PET-SI:

Site do PET-SI: www.each.usp.br/petsi/
Facebook do PET-SI: https://pt-br.facebook.com/petsieach/
Instagram do PET-SI: @petsieach