Publicações de Turismo
Nova busca:        


O novo paradigma da intermediação turística
 
     O novo paradigma da intermediação turística
     The new paradigm of tourism intermediation
     El nuevo paradigma de la intermediación turística


Autor(es):
Aguilera Ávila, Laura


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 10 n. 3 (2012): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 10(3), 2012.; 433-435

Palavras-chave:
Intermediação Turística; Inovação


Resumo: Existe consenso quanto à consideração de que a inovação nas tecnologias da informação e a comunicação bem como a sua decidida incorporação no sistema turístico facilitaram a sua evolução (Buhalis e Law, 2008). Os autores Luis de Borja e Joan Miquel Gomis realizam em O novo paradigma da intermediação turística um percurso pelos modelos de gestão e marketing turístico que se vêm desenvolvendo na última década e hoje dominam o cenário das relações complexas entre empresas, instituições, população residente e Turis- tas. Desde a descrição e configuração da evolução nos canais de comunicação turística, os autores lle- gan ao esclarecimento do que denominam processos de re-intermediação nos serviços traçando um percurso de nove capítulos nos quais se desenvolvem itens como o papel da inovação, as novas oportunidades em Tér- Minos de visibilidade que têm experimentado as empresas do setor ou a revolução geral que sofre a comercialização do lazer e do turismo. Mas o valor deste livro não está unicamente na análise teórica destas mudanças, além disso é destacada a constante referência a casos reais e exemplos, bibliografia e questões que convidam à reflexão.