Publicações de Turismo
Nova busca:        


ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA
 
     ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA
     
     


Autor(es):
Claret Guerra, Antônio
Zille Pereira, Luciano
Iglesias Coelho, Giovanna


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 10 n. 1 (2016); 169 - 188

Palavras-chave:


Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira de prestação de serviços, na área de eventos, na contextualização da Torá na economia, visão judaica do dinheiro e negociação honesta no comércio. A pesquisa de natureza descritiva de abordagem qualitativa foi realizada por meio de estudo de caso, cujos dados foram obtidos por entrevista semiestruturada e analisada pela técnica de análise de conteúdo. O estudo possui a originalidade de ter sido realizado em uma organização que, desde 1992, tem know-how de uma das principais agências promotoras de evento do País. Foram analisados os valores culturais judaicos com base na realidade da organização, como os princípios da tolerância, cooperativismo, valorização do trabalho em grupo e respeito à individualidade. A principal questão investigada foi conhecer os heróis, ritos, rituais, mitos e tabus que contribuem para a cultura corporativa. A importância da pesquisa foi obter a compreensão de como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira.