Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 10 n. 1 (2012): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 10(1), 2012.; 61-73
Palavras-chave:
Parques nacionais; Política turística; Turismo social; Identidade nacional; Hotelaria estatal
Resumo: Inicialmente considerado um assunto da esfera privada que envolvia apenas setores privilegiados, a partir da primeira guerra mundial o turismo foi cada vez mais pensado como um assunto público e, ainda mais, como um objecto de políticas públicas. A Direção de Parques Na- cionais, criada no final de 1934, foi o primeiro ensaio de política turística nacional sistemática na Argentina: envolveu o desenvolvimento de um olhar “técnica” e de uma política muito ativa de organização- ção e gestão do turismo que não se limitou à propaganda e à recolha de informações. Os primeiros anos do peronismo se apoiaram nessa experiência e a potenciaram, embora mudaram fundamentalmente sua orientação, marcada pelo imperativo da democratização do bem-estar.