Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 19 n. 1 (2021): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 19(1) 2021; 101-115
Palavras-chave:
imaginário; actores sociais; Magic Village; turismo; produção social.
Resumo: A produção simbólica de um lugar turístico implica que o espaço tenha sido apropriado e intervencionado por agentes políticos e económicos para projectar imagens e sinais que contribuem para a reprodução de grupos sociais, mas transformando as relações sociais e as experiências de lugar tanto de quem o consome como de quem o vive diariamente. Do acima exposto, a importância da análise e comparação dos imaginários espaciais dos diferentes actores sociais envolvidos no fenómeno do turismo através das subjectividades. A condição de Harvey (1990) de pós-modernidade, as categorias de análise de lugar e não-lugar de Augé (1992) e o lugar inter-turístico de Castrogiovanni (2007) permitiram a compreensão da fragmentação simbólica do lugar para os habitantes, bem como as mudanças nas experiências dos turistas.