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A valorização ética do burro de Tijuana como recurso turístico e como elemento de identidade e património
 
     A valorização ética do burro de Tijuana como recurso turístico e como elemento de identidade e património
     The ethical valuation of the Tijuana donkey as a tourist resource and an element of identity and heritage
     La valoración ética del burro-cebra de Tijuana como recurso turístico y elemento de identidad y patrimonio


Autor(es):
Quintero Venegas, Gino Jafet


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 18 n. 2 (2020): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 18(2), 2020; 323-338

Palavras-chave:
Zooturismo; animais não humanos; patrimonio; zooética; identidade


Resumo: O burro-cebra, um burro pintado com listras para simular uma zebra africana, tem sido um ícone turístico em Tijuana - uma cidade na fronteira norte do México - por mais de 100 anos, e um item de herança desde 2014. Este animal não humano trabalha doze horas por dia em pé e amarrado a uma carroça para que os visitantes possam ser fotografados com o tradicional traje mexicano. Sua designação como patrimônio polarizou a população local: os que defendem sua presença e os que condenam seu uso como abuso de animais. Este artigo procura revelar como a identidade de Tijuana foi criada a partir do jumento e quais são as implicações éticas da sua comercialização como um recurso zooturístico.