Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 9 n. 2 (2011): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 09(2), 2011; 237-248
Palavras-chave:
turismo; autenticidade; calor; capital simbolico; maasai
Resumo: A “autenticidade” é um dos conceitos chave em matéria turística e, recentemente, vie- ne sendo objeto de atenção na literatura especializada. O presente texto procura contornar um acer- camento demasiado metafísico ou essencialista à autenticidade e propõe uma análise em termos de práticas e produções sociais. Para isso, segue um modelo de agência interativa no campo social, segundo o qual os sujeitos tentam fazer valer seus capitais simbólicos. Para o efeito, é utilizado material etnográfico recolhido na Reserva Nacional de Maasai Mara (Quénia). O artigo não pretende dar uma solução definitiva a esta questão, mas abrir vias para a análise mais congruentes com as ciências sociais.