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EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA
 
     EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA
     
     


Autor(es):
Cavalcante, Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 3 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 03 – Out/2017; 26-57

Palavras-chave:


Resumo: Nas empresas prestadoras de serviços, o investimento na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores configura-se como a mais importante ferramenta de manutenção de sua competitividade e capacidade de sobrevivência no mercado. O presente estudo tem como objetivo relacionar as políticas de educação corporativa do Serviço Social do Comércio – RJ aos profissionais de hotelaria do hotel SESC Copacabana. Foram aplicados questionários qualitativos aos Membros da gerência e aos supervisores dos setores de Reservas, Recepção e Governança, bem como questionários quantitativos aos colaboradores operacionais desses mesmos setores, objetivando investigar a importância da educação corporativa no setor hoteleiro. Verificou-se que, embora haja consenso de que as ações de treinamento influenciam positivamente na qualidade do trabalho, mais da metade dos colaboradores nunca utilizou a Universidade Corporativa. Verificou-se ainda uma grande disparidade entre os setores, onde 100% dos colaboradores dos setores de reservas e recepção já participaram de ações de treinamento, enquanto no setor de governança, esse número é de apenas 50%. Percebeu-se que a educação corporativa tem muito a contribuir com a atividade hoteleira, porém, existe a necessidade de que seus programas sejam voltados para as características e necessidades específicas do ramo.