Publicações de Turismo
Nova busca:        


Restaurante típico e familiar de uma região turística: Um estudo de caso sobre o impacto da marca na fidelidade do cliente
 
     Restaurante típico e familiar de uma região turística: Um estudo de caso sobre o impacto da marca na fidelidade do cliente
     Typical family restaurant and tourist area: A case study on the impact of the brand in customer loyalty
     Restaurante típico y familiar de una región turística: Un estudio de caso sobre el impacto de la marca en la fidelidad del cliente


Autor(es):
Pozo, Hamilton
Aparecida de Faria Teodoro, Roselaine
Tachizawa, Takeshy


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 9 n. 2 (2011): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 09(2), 2011; 423-436

Palavras-chave:
da personalidade da marca; Restaurante; Emoção; Satisfação por parte do cliente; Fidelidade


Resumo: O objetivo desta investigação é analisar o efeito da personalidade da marca de um restaurante nas emoções do cliente (positivas e negativas), a satisfação do cliente e a fidelidade à marca, utilizando modelos de equações estruturais. A pesquisa também ana- liza a aplicabilidade do modelo fivefator na escala de personalidade da marca para restaurante. Os dados empíricos foram coletados com a aplicação de questionários em seis restaurantes típicos de Campos de Jordão-SP. Esta pesquisa confirma cinco dimensões da personalidade típica de um restaurante com foco turístico. Também, os resultados sugerem que as emoções dos clientes impactam diretamente na satisfação e fidelidade à marca. Desta forma, os empren- dedores ganharão muito ante um acompanhamento constante das percepções de seus clientes em relação à marca e à personalidade do restaurante.