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ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA
 
     ANÁLISE DO PERFIL PSICOGRÁFICO DE TURISTAS DA CLASSE MÉDIA EMERGENTE NA COMUNIDADE DA ROCINHA
     
     


Autor(es):
Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 1 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 01 – Fev/2017; 113 - 142

Palavras-chave:


Resumo: Este estudo identifica o perfil psicográfico de moradores da comunidade da Rocinha, clientes de agências de viagem. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor de turismo no Brasil e pela importância da classe média emergente, havendo necessidade de conhecer melhor este público. A Academia no Brasil tem enfatizado aspectos do consumo de baixa renda relacionados ao varejo e às características destes consumidores, assim como seu processo de compra. Percebe-se, no entanto, lacunas quanto à aplicação do conceito de perfis psicográficos e estudos sobre consumo da classe média emergente em turismo. O arcabouço teórico deste trabalho baseia-se na tipologia de Plog e seus perfis, os quais o autor denomina de “alocêntrico”, “mesocêntrico” e “psicocêntrico”, conforme suas características. Foi adotada uma análise de conteúdo de Bardin, das 12 entrevistas em profundidade realizadas com clientes da agência, escolhidos segundo critérios de tipicidade e acessibilidade. Comparou-se os relatos das entrevistas com os perfis psicográficos, embasados no referencial teórico. Os dados revelaram uniformidade no perfil dos clientes da agência, predominando o tipo “psicocêntrico”, com algumas características do perfil “mesocêntrico”. Os clientes da agência eram de origem nordestina, e compravam, em geral, passagens aéreas ou rodoviárias para visitar seus parentes nas cidades de origem.