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Marketing de serviços de lazer: estudo de caso do museu de artes e ofícios de Belo Horizonte
 
     Marketing de serviços de lazer: estudo de caso do museu de artes e ofícios de Belo Horizonte
     Marketing of leisure services: case study of the art and crafts museum of Belo Horizonte
     Marketing de servicios de ocio: estudio de caso del museo de artes y artesanías de Belo Horizonte


Autor(es):
Leite de Lacerda, Leonardo Lincoln
Ferreira Isayama, Hélder


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 8 n. 4 (2010): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 08(4), 2010; 463-478

Palavras-chave:
lazer; marketing; qualidade; Serviços; Museu


Resumo: O presente trabalho se baseou em uma adaptação do modelo SERVQUAL, complemen- tado por questões de acessibilidade e pela missão e objetivos do espaço pesquisado. Estudo de caso foi realizado no Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, onde foram desenvolvidas entrevistas com funcionários de gerência, profissionais de contato direto e visitantes. Análise de conteúdo foi utilizada para organizar, analisar e categorizar os dados coletados de acordo com os elementos le- vantados para medir a qualidade de serviços. Foi observado que a qualidade dos serviços de lazer alcançou índice superior a 90%, entretanto o museu precisa se preocupar com o contato entre fun- cionários e usuários na parte interna do espaço, com a infraestrutura do entorno e com a divulgação do espaço (aspecto que também se relaciona com barreiras culturais