Publicações de Turismo
Nova busca:        


Uma análise das competências do professor de Turismo a partir da perspectiva dos estudantes
 
     Uma análise das competências do professor de Turismo a partir da perspectiva dos estudantes
     An analysis of the skills of the Tourism teacher from the perspective of students
     Un análisis de las competencias del profesor de Turismo desde la perspectiva de los estudiantes


Autor(es):
da Costa, Francisco José
Plutarco, Francisca Flávia
Furtado Gradvohl, Renata


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 8 n. 4 (2010): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 08(4), 2010; 493-505

Palavras-chave:
Educação em Turismo; Perfil de professor; Competências docentes; Estudantes; Didática


Resumo: Este trabalho analisa o perfil dos professores de Turismo a partir da importância atribuída pelos estudantes a um conjunto de cinco competências (didática; conhecimento teórico; experiên- cia de mercado; relacionamento; exigência). Além de uma revisão de literatura, foi realizado um estudo de campo junto a 140 estudantes de instituições de ensino da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por análise descritiva e análise conjunta e verificou-se que: em geral, a didática foi a competência docente com maior importância percebida, seguida pela experiência de mercado; verificações adicionais indicaram que, apesar de se manter a ordem de importância, os pesos rela- tivos das competências variam de acordo com a metade do curso, com o gênero, e com a condição de trabalho dos estudantes.