Publicações de Turismo
Nova busca:        


EMPREGO DE MÉTODOS MULTICRITÉRIO PARA APOIO À DECISÃO EM EMPREENDIMENTO TURÍSTICOS: O CASO DO “HOSTEL OCEAN INN RIO”
 
     EMPREGO DE MÉTODOS MULTICRITÉRIO PARA APOIO À DECISÃO EM EMPREENDIMENTO TURÍSTICOS: O CASO DO “HOSTEL OCEAN INN RIO”
     
     


Autor(es):
Santos, Marcos dos
Rodriguez, Thamiris de Oliveira
Quintal, Renato Santiago
Dias, Fabrício da Costa
Reis, Marcone Freitas dos


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 3 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 03 – Out/2017; 87-107

Palavras-chave:


Resumo: Resumo: Com o fim das hostilidades da 2ª Guerra Mundial e com a melhoria do poder aquisitivo das pessoas, o turismo tornou-se uma relevante atividade econômica em todo mundo, gerando milhões de empregos diretos e indiretos. Nesse contexto, os hotéis desempenham um papel central. Com o advento da internet e a evolução das suas inúmeras ferramentas de busca e pesquisa, pode-se rapidamente pesquisar a disponibilidade de vagas em hotéis em qualquer lugar do mundo, inclusive em ordem crescente dos valores das diárias, além de outras informações relevantes, tais como: localização; fotografia das instalações; acesso à internet sem fio; entre outras facilidades. A partir desse modelo de negócio, surgiu a necessidade de estabelecer as informações que os potenciais clientes desejam saber e a importância relativa entre elas, a fim de que as mesmas sejam disponibilizadas no site do hotel. Dentre os inúmeros métodos multicritério de apoio à decisão, foi utizado o método Analytic Hierarchy Process (AHP), o qual parece adequado à solução de problemas dessa natureza, especialmente por ser um método compensatório. O método AHP, concebido por Thomas Saaty, foi um dos primeiros métodos desenvolvidos pela Escola Americana, sendo um dos métodos mais utilizados do mundo. Para a aplicação do método, foi realizada uma série de entrevistas com os clientes e com o gerente de um hotel, aplicando-se a Escala Fundamental de Saaty na comparação das informações pré-selecionadas.Palavras-chave: Pesquisa Operacional; Apoio Mulcritério à Decisão; Empreendimento turístico.