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Eventos Culturais Sustentáveis Baseados na Segmentação de Marketing: O Caso da Capital da Cultura de Faro
 
     Eventos Culturais Sustentáveis Baseados na Segmentação de Marketing: O Caso da Capital da Cultura de Faro
     Sustainable Cultural Events Based on Marketing Segmentation: The Case of Faro Capital of Culture
     Eventos culturales sostenibles basados en la segmentación de marketing: el caso de Faro Capital de la Cultura


Autor(es):
Oom do Valle, Patricia
Mendes, Júlio
Guerreiroi, Manuela


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 8 n. 3 (2010): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 08(3), 2010. Special Issue: Ciudades como espacios creativos para el turismo cultural; 91-104

Palavras-chave:
Eventos culturais; Promoção; Gestão; Segmentação; Análise cluster


Resumo: A cidade de Faro foi designada pelo Governo português como a Capital Nacional da Cultura de 2005. A Capital Nacional da Cultura de Faro 2005 teve lugar entre Maio e Dezembro em várias cidades da região do Algarve, com a maior parte dos eventos a ocorrer em Faro. O programa consistiu em 185 diferentes performances representadas através de música, cinema, teatro, ballet e artes plásticas. O artigo analisa os segmentos da população que participou no evento Faro 2005 e discute a relação entre o sucesso do evento e o grau de satisfação dos participantes. A contribuição do artigo consiste em salientar a importância de uma abordagem de marketing adequada de eventos de grande escala, como eventos culturais, a fim de obter um maior apelo/impacto do público, a fim de garantir a sustentabilidade.