Publicações de Turismo
Nova busca:        


Paisagem e identidade cultural na promoção da imagem de Ilha Margarida como destino turístico
 
     Paisagem e identidade cultural na promoção da imagem de Ilha Margarida como destino turístico
     Landscape and cultural identity in the promotion of the image of Isla Margarita as a tourist destination
     Paisaje e identidad cultural en la promoción de la imagen de Isla Margarita como destino turístico


Autor(es):
Anato Martínez, Mercedes
Rivas Alfonzo, Bertha
González Agra, María A.


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 8 n. 1 (2010): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 08(1), 2010; 113-124

Palavras-chave:
Paisagem; Identidade; Promoção de um destino turístico; Imagem turística; Ilha Margarida


Resumo: A identidade da paisagem natural está subordinada aos elementos naturais; enquanto a identidade cultural é construída a partir da ação humana sobre o meio originário. O trabalho tem como objetivo analisar o papel que desempenha a paisagem e a identidade cultural na promoção da imagem turística de Isla Margarita (Venezuela). Os resultados indicam que os esforços se concentraram no aproveitamento do produto Sol e Praia; todavia os visitantes destacam os atributos físicos naturais, as atividades associadas a esses atributos e o componente social. No entanto, os recursos patrimoniais não são valorizados, porque não são reconhecidos como parte da paisagem, o que evidencia uma deficiente política de promoção destes atributos.