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Orishas, turistas e os praticantes. A comercialização do patrimônio religioso em Cuba: Um exemplo de estratégia de revitalização identita- ria e econômica
 
     Orishas, turistas e os praticantes. A comercialização do patrimônio religioso em Cuba: Um exemplo de estratégia de revitalização identita- ria e econômica
     Orishas, tourists and practitioners. The Commercialization of Religious Heritage in Cuba: An Example of an Identity and Economic Revitalization Strategy
     Orishas, turistas y practicantes. La comercialización del patrimonio religioso en Cuba: Un ejemplo de estrategia de revitalización identita- ria y económica


Autor(es):
Pérez Amores, Grecy


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 8 n. 1 (2010): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 08(1), 2010; 167-184

Palavras-chave:
religião afrocubana; turismo; património cultural; identidade globalização


Resumo: Quando o mercado das religiões afro-cubanas se envolveu em forma de Patrimônio Cultural, o que antes era motivo de marginalização foi exaltado como parte da identidade nacional, convertendo-se em um aliado do poder. Nascem instituições especializadas em proteger, legitimar e perpetuar estas crenças como mercadoria, unificando três elementos que coexistiam neste ambiente social sem que antes tivessem tido conexão direta: religião-patrimônio-turismo, um triângulo onde a economia ocupa o centro. Património e turismo unidos sob o rosto da religião em comunhão com uma ideologia e uma identidade, onde a presença poderosa da fé e da tradição, mas também da mercadoria, o debate político e a globalização mostram diferentes facetas da construção do património cultural.