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Experiência e satisfação do museu: papel moderador da frequência de visitas no museu nacional de gana
 
     Experiência e satisfação do museu: papel moderador da frequência de visitas no museu nacional de gana
     Museum experience and satisfaction: moderating role of visiting frequency in national museum of ghana
     Experiencia y satisfacción en el museo: papel moderador de la frecuencia de visita en el museo nacional de ghana


Autor(es):
Preko, alexander Kofi
Gyepi-Garbrah, Theophilus Francis


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 19 n. 2 (2021): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 19(2) 2021; 239-253

Palavras-chave:
museu; experiência; satisfação; lealdade; turismo; Gana


Resumo: Esta investigação visa investigar como a experiência turística suscita satisfação e contribui para a lealdade e vontade de pagar mais por um destino museológico. Mais especificamente, investiga também o papel moderador significativo da frequência de visitas na relação entre a satisfação e a vontade de pagar mais. Os museus oferecem colecções únicas para a educação e o lazer dos turistas, ao mesmo tempo que proporcionam uma melhor compreensão da diversidade transcultural das sociedades. A investigação foi realizada com 285 turistas que visitaram o Museu Nacional do Gana, com questões relacionadas com experiência, satisfação, lealdade e vontade de pagar mais. A modelação da equação estrutural foi utilizada para testar os efeitos da experiência museológica, satisfação e lealdade na vontade de pagar mais. As respostas do questionário do Museu Nacional do Gana foram analisadas e os resultados do estudo sugerem os efeitos significativos da experiência turística na satisfação, bem como os efeitos significativos da satisfação na lealdade e na vontade de pagar mais. Além disso, foi relatado o efeito moderador significativo da frequência das visitas na relação entre a satisfação e a vontade do turista de pagar mais. Neste sentido, os gestores devem desenvolver estratégias de marketing que promovam o turismo de museu na experiência de viagem e garantam uma maior satisfação no local.