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Empreendedorismo e Inovação no Turismo
 
     Empreendedorismo e Inovação no Turismo
     Entrepreneurship and Innovation in Tourism
     Emprendimiento e innovación en el turismo


Autor(es):
Parra López, Eduardo
Buhalis, Dimitrios
Fyall, Alan


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 7 n. 3 (9): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 07(3), 2009. Special Issue: Innovación y emprendeduría en el sector turístico; 355-357

Palavras-chave:
empreeendedorismo; turismo; inovação


Resumo: O empreendedorismo e a inovação são factores críticos no turismo e são ambos fulcrais para o sucesso e o desenvolvimento contínuos da indústria, tanto a nível global como regional. Como evidenciado no texto por Hall e Williams (2008), o empreendedorismo e a inovação podem se referir a uma variedade de conceitos. Por exemplo, podem referir-se às mudanças na organização do trabalho, ao tempo de lazer e à dissociação do rendimento absoluto e relativo, que podem referir-se a fontes exógenas de inovação como a tecnologia. O turismo também pode impulsionar a inovação, quer através do comportamento das empresas, quer através de políticas deliberadas e intervenções do governo, ao mesmo tempo que pode também impulsionar a inovação através do seu envolvimento em sectores-chave como a venda a retalho. Curiosamente, porém, os artigos académicos sobre empreendedorismo e inovação no turismo são poucos e distantes. Embora os estudos de caso sobre ambos os temas apareçam de tempos em tempos, os estudos em pirical permanecem limitados enquanto nos artigos que alcançaram publicação, em muitos, permanece uma escassez de rigor empírico. Como tal, é do ponto de vista dos três editores que o empreendedorismo e a inovação no turismo continuam a ser uma área de investigação e, em primeiro lugar, novas perspectivas críticas de quadros teóricos, metodologias e sector- estudos específicos são necessários se o campo vai amadurecer e ‘recuperar’ outras áreas mais estabelecidas de investigação intelectual, tais como planejamento do turismo e marketing.