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Empreendedores turísticos locais e sua intermediação na esfera das políticas públicas: o caso de Maiorca. Uma aproximação desde a sociologia histórica e política
 
     Empreendedores turísticos locais e sua intermediação na esfera das políticas públicas: o caso de Maiorca. Uma aproximação desde a sociologia histórica e política
     Local tourism entrepreneurs and their intermediation in the field of public policies: the case of Mallorca. An approach from historical and political sociology
     Emprendedores turísticos locales y su intermediación en la esfera de las políticas públicas: el caso de Mallorca. Una aproximación desde la sociología histórica y política


Autor(es):
Amer Fernández, Joan


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 7 n. 3 (9): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 07(3), 2009. Special Issue: Innovación y emprendeduría en el sector turístico; 371-380

Palavras-chave:
Empreendedorismo local; Empresário hoteleiro; Turismo de massas; Políticas públicas; Sociologia Histórica


Resumo: Os desenvolvimentos turísticos de massas na década de 1960 permitem o aparecimento de uma classe empreendedora turística local no Mediterrâneo espanhol e nas Ilhas Canárias. Esta nova classe em- prendedora, juntamente com os grossistas europeus e a administração pública franquista, constitu- yen os atores chave no processo econômico que tem comportado implicações econômicas, ambienta- les, sociais e políticas a estas regiões até nossos dias. Complementarmente aos habituais análi- sis econômicos sobre a classe empreendedora turística local, este artigo pretende constituir uma aproxi- mação histórica, política e comparada das condições que ajudaram a criar a empreitada local. Para isso se toma o exemplo, com corantes paradigmáticos, de Maiorca.