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Turismo e indústria criativa artesanal têxtil: expansão comercial e perda de identidade cultural no Brasil no final do século
 
     Turismo e indústria criativa artesanal têxtil: expansão comercial e perda de identidade cultural no Brasil no final do século
     Tourism and farming industry crafts têxtil: commercial expansão e perda de identidade cultural no Brasil no final do século
     Turismo e industria creativa artesanal textil: expansión comercial y pérdida de identidad cultural en Brasil a finales del siglo


Autor(es):
Melo Silva, Gustavo
Barbosa Neves, Jorge Alexandre


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 7 n. 3 (9): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 07(3), 2009. Special Issue: Innovación y emprendeduría en el sector turístico; 461-473

Palavras-chave:
Turismo; Indústrias triativas; Artesanato têxtil; Divisão do trabalho; Resende Costa


Resumo: Este trabalho partir de dados secundários e de observações participantes descreve e analisa o desenvolvimento socioeconômico da indústria criativa artesanal têxtil de um município do estado brasi- leiro de Minas Gerais. A formação histórica de sua cadeia de produção é marcada por organizações que lidaram com relações de trabalho escravo até unidades semi-autônomas de produção. A organização desta indústria criativa possui uma estrutura produtiva que é dividida e especializada. O comerciante coordena e inova os negócios integrados em uma rede de relacionamento de unidades comerciais e pro- dutivas. O processo de desenvolvimento organizacional, a partir da divisão do trabalho, e da expansão comercial tem gerado como conseqüência não intencional a perda de conhecimento local sobre as técni- cas artesanais bicentenárias.