Publicações de Turismo
Nova busca:        


How to bring heritage assets closer to citizens? Heritage Education, an emerging field in the management of cultural heritage
 
     How to bring heritage assets closer to citizens? Heritage Education, an emerging field in the management of cultural heritage
     How to bring heritage assets closer to citizens? Heritage Education, an emerging field in the management of cultural heritage
     ¿Cómo acercar los bienes patrimoniales a los ciudadanos? Educación Patrimonial, un campo emergente en la gestión del patrimonio cultural


Autor(es):
García Valecillo, Zaida


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 7 n. 2 (9): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 07(2), 2009; 271-280

Palavras-chave:
Educação patrimonial; Gestão patrimonial; Dimensões pedagógicas


Resumo: O patrimônio cultural é um espaço para a ‘cumplicidade social’ e a construção de signifi- cados. Infelizmente, nas sociedades contemporâneas, este afasta-se da memória dos cidadãos. Por isso, a gestão patrimonial busca a participação dos atores sociais, onde a Educação Patrimonial pode ser uma ferramenta importante neste processo. Isto implica desenvolver bases teóricas e metodológicas específicas que envolvam os cidadãos na sustentabilidade das comunida- des e seus bens patrimoniais. Neste sentido, propomos analisar a educação patrimonial como um campo emergente, através de quatro dimensões pedagógicas que permitam sistematizar seus alcances e estratégias. Para depois articular essas dimensões em três áreas de atuação educativa.