Publicações de Turismo
Nova busca:        


FESTIVAL DE GASTRONOMIA FRANGO CAIPIRA DE SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS, SERRO – MINAS GERAIS: PERFIL SOCIOECONÔMICO E PERCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES
 
     FESTIVAL DE GASTRONOMIA FRANGO CAIPIRA DE SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS, SERRO – MINAS GERAIS: PERFIL SOCIOECONÔMICO E PERCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES
     
     


Autor(es):
Rodrigues, Sílvia Dores
Araujo, Hugo Rodrigues
Dias, Carlos Alberto


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 1 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 01 – Fev/2017; 62 - 87

Palavras-chave:


Resumo: A gastronomia tem sido cada vez mais valorizada do ponto de vista turístico, por atrair inúmeros visitantes para destinos que dela se ocupam. Por contribuir para a preservação e recuperação de identidades locais, o Turismo Gastronômico foi a alternativa encontrada pela comunidade de São Gonçalo do Rio das Pedras-MG para diminuir períodos de sazonalidade do turismo local. O Festival de Gastronomia Frango Caipira tornou-se um evento de importância para a comunidade ao reunir um número maior de participantes a cada ano. Este estudo teve por objetivo descrever o perfil dos participantes do Festival, através de pesquisa de campo do tipo Levantamento (Survey), ocorrida na última edição do evento (de 31 de outubro a 02 de novembro de 2014). Na ocasião, foram coletados dados por meio de entrevistas realizadas junto a 76 visitantes, guiadas por um Roteiro Semiestruturado de Entrevista. Este instrumento era formado por um conjunto ordenado de perguntas abertas e fechadas referentes às variáveis e situações que se desejou medir ou descrever. Depois de concluída a coleta, os dados foram processados e analisados por meio do software Sphinx Survey. Os resultados demonstram que há públicos distintos participantes do Festival, a maior parte é oriunda da própria região e fica hospedada em pousadas e moradias de residentes. O gasto médio diário é bastante significativo e representa grande contribuição para a economia local. A maioria dos entrevistados tem a intenção de participar novamente do evento. As informações obtidas na pesquisa constituem-se em importantes subsídios para o planejamento das próximas edições do evento.