Publicações de Turismo
Nova busca:        


A UTILIZAÇÃO DO MARKETING CULTURAL NO TRADICIONALISMO GAÚCHO
 
     A UTILIZAÇÃO DO MARKETING CULTURAL NO TRADICIONALISMO GAÚCHO
     
     


Autor(es):
Pacheco, Jessica
Antonello, Nádya Regina Bilibio
Reis, Helenice Rodrigues
Santos, Leandro Dorneles dos
Polacinski, Edio


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 1 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 01 – Fev/2017; 34 - 61

Palavras-chave:


Resumo: O Rio Grande do Sul é reconhecido mundialmente por sua riqueza e diversidade cultural. Porém, são necessárias ações de marketing para que se obtenha a perenidade desta característica. Assim, o objetivo desta pesquisa é ampliar os conhecimentos sociais dos leitores sobre a cultura gaúcha e sobre os meios de divulgação desta para o público em geral, e sugerir ações que corroborem para divulgação da cultura e do tradicionalismo gaúcho para a sociedade. A metodologia de pesquisa classificou-se, quanto aos fins, como exploratória, quando buscou um melhor entendimento a respeito das questões relativas ao marketing cultural existente sobre as tradições culturais gaúchas, bem como descritiva, pois apresentou as características do povo gaúcho e suas tradições. Quanto aos meios, a pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, por trabalhar junto a materiais publicados em diversas mídias, pesquisa de campo, uma vez que foram realizadas entrevistas não estruturadas junto a integrantes de um CTG, bem como estudo de caso, já que foram abordadas informações relativas à comunidade gaúcha. Entre os resultados alcançados, destacam-se o detalhamento do tradicionalismo gaúcho e, a partir deste, a sugestão de seis ações com objetivo de ampliar a divulgação desta cultura através do marketing cultural.