Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 6 n. 3 (2008): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 06(3), 2008; 391-398
Palavras-chave:
marketing turístico; análise de conteúdo; estudo longitudinal; análise bibliométrica
Resumo: Com os objetivos de (1) determinar os temas mais recorrentes na literatura de marketing turístico e seu âmbito de aplicação, tentando identificar futuras linhas de pesquisa, e (2) analisar a orientação metodológica dos mesmos, foi realizada uma investigação centrada na análise de conteni- do de 269 artigos de marketing turístico publicados nas principais revistas internacionais especia- lizadas no período 2004-2006. Os resultados obtidos por três juízes independentes destacam o papel central do comportamento do turista, sendo as estratégias de marketing o segundo tema mais estudado. Quanto ao subsetor, quase metade dos trabalhos de marketing turístico se aplicam a nos, sendo também relevante a análise dos tipos de turismo.