Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 6 n. 2 (2008): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 06(2), 2008. Special Issue: Turismo gastronómico y enoturismo; 159-171
Palavras-chave:
enoturismo; rotas turísticas; produto turístico; desenvolvimento rural; Montilla-Moriles
Resumo: As mudanças que estão ocorrendo na atividade turística nos últimos anos estão levando à criação de novos produtos turísticos, destacando os relacionados com as raízes locais e regionais. Neste trabalho apresentamos uma análise sobre a criação e desenvolvimento de rotas enológicas como produto turístico em determinadas áreas rurais. E esta análise é feita de uma tripla perspectiva: primeiro, um estudo aprofundado sobre o que são as rotas turísticas enológicas e sua criação e desenvolvimento em outros países; em segundo lugar, uma análise do modo como as rotas do vinho são certificadas em Espanha; e em terceiro lugar, uma referência a uma rota do vinho certificada em Espanha, a de Montilla-Moriles na província de Córdova.