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Atitude para a gastronomia local dos turistas: dimensões e segmentação de mercado
 
     Atitude para a gastronomia local dos turistas: dimensões e segmentação de mercado
     Attitude towards the local gastronomy of tourists: market size and segmentation
     Actitud hacia la gastronomía local de los turistas: dimensiones y segmentación de mercado


Autor(es):
Clemente Ricolfe, José Serafín
Roig Merino, Bernat
Valencia Marzo, Sara
Rabadán Ferrandis, Mª Teresa
Martínez Rodríguez, Cristina


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 6 n. 2 (2008): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 06(2), 2008. Special Issue: Turismo gastronómico y enoturismo; 189-198

Palavras-chave:
comportamento turístico; imagem da gastronomia; segmentação de mercados; alimentos locais valencianos


Resumo: Este trabalho descreve a atitude para a gastronomia local por parte dos turistas que vão a Valência. Para um em cada quatro turistas, a gastronomia tem muito ou muito mais importância do que outros motivos (por exemplo, o clima). Os aspectos mais valorizados na imagem desta são a confiança dos alimentos usados, seu caráter saudável, bom sabor e que seja típica de Valência. Os diferentes aspectos considerados podem englobar-se em três dimensões denominadas: segurança, comercial e tradicional/autêntica. Com elas, foram obtidos três segmentos. Os resultados indicam o elevado consumo de produtos locais por parte dos turistas, bem como a sua elevada intenção de continuar a consumi-los no seu local de origem, se disponíveis.