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Uma aplicação metodológica para o estudo da imagem de marca de um destino turístico
 
     Uma aplicação metodológica para o estudo da imagem de marca de um destino turístico
     A methodological application for the study of the brand image of a tourist destination
     Una aplicación metodológica para el estudio de la imagen de marca de un destino turístico


Autor(es):
Rial Boubeta, Antonio
García Carreira, Alberto


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 6 n. 1 (2008): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 06(1), 2008; 1-10

Palavras-chave:
marketing turístico; imagem de marca; comportamento do consumidor


Resumo: Embora sejam muitas as propostas existentes para o estudo da imagem de uma marca, talvez a abordagem que goza de maior aceitação consista em combinar uma fase qualitativa com outra quantitativa.  Mediante a realização de grupos de discussão se costumam selecionar os estímulos e atributos a considerar para que depois, mediante inquérito, os sujeitos possam escalar tais estímulos na lista de atributos considerados. No entanto, esta metodologia tem sido alvo de numerosas críticas, quer pelo peso excessivo dos atributos na obtenção das dimensões daí resultantes, quer pela dificuldade em abordar todas as dimensões a avaliar. O objectivo deste trabalho é, precisamente, utilizar esta abordagem mista para o estudo da imagem de um destino turístico. Os resultados obtidos com uma amostra de 916 turistas nacionais que visitaram a Galiza nos últimos dois anos, evidenciam a utilidade e potencial desta proposta metodológica nos estudos de marketing turístico.